TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Vídeo "José Pastore sobre o livro 'Antônio Ermírio de Moraes - Memórias de um diário confidencial'"

Por:   •  20/11/2020  •  Resenha  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

Palestra José Pastore sobre o livro "Antônio Ermírio de Moraes - Memórias de um diário confidencial"

 

O vídeo da palestra possui uma hora e dois minutos de duração e se encontra presente no canal da FACENS Play no Youtube. Nele, o sociólogo José Pastore que escreveu, em 2013, a biografia “Antônio Ermírio de Moraes - Memórias de um diário confidencial” faz uma palestra na faculdade FACENS onde procurou refletir sobre a vida e obra do biografado. O vídeo começa com uma breve apresentação do professor, que em seguida tem sua vez de falar e ao final pede para o sobrinho-neto de Antônio Ermírio de Moraes falasse e se lembrasse do seu tio avô.

 

José Pastore começa sua palestra tentando resumir um pouco a vida de Moraes. O empresário se formou em uma faculdade norte-americana no curso de engenharia durante o período conturbado da segunda guerra mundial. Entretanto, seu desempenho na faculdade foi fantástico ao ponto de parecer que não se passava por um momento de incerteza, por conta de sua organização e capricho. E ao retornar para o Brasil, recebeu uma proposta do pai, para trabalhar por um ano sem remuneração, como uma forma de desafio. Que por sua vez, foi aceito e o resultado foi o sucesso.

 

Em seguida pastore ressalta aspectos pessoais da figura de Moraes, fugindo um pouco da trajetória por ordem cronológica. Enfatizando a sua vocação para liderança, tendo em vista seus valores que lhe colocava numa posição de respeito com os outros, sem estar acima de ninguém. Sempre um homem muito simples, com otimismo em momentos de crise e solidário com os pobres, chegando a se disponibilizava para trabalhar de graça para os pobres, além de suas ajudas financeiras que dava no anonimato. Moraes tinha uma contradição, como descreve Pastore, quando decidia estar em dia com o moderno no âmbito profissional ao mesmo tempo em que levava uma vida pessoal sem muita sofisticação. Mas que por sua vez, não pode ser visto como algo ruim.

 

Antes de finalizar a palestra, pastore relembra o entusiasmo de Moraes com o teatro. Para o empresário, as peças teriam um público maior que os leitores de jornal. Para isso, ele escreveu três peças que tiveram relativos sucessos, sendo elas "Brasil S.A.", "S.O.S. Brasil" e "Acorda Brasil". A primeira abordava a importância da geração de emprego para o avanço do país, criticando a ciranda financeira e o lucro por meio de juros. Já o segundo, tentava discutir a relevância de se pensar a eficiência do Sistema Único de Saúde. Enquanto a terceira enfatizava a importância do engajamento de empresários em setores distantes do produtivo, mais especificamente saúde e educação.

 

Depois desse apanhado de ideias, José Pastore finaliza sua fala chamando a atenção para os valores que Antônio Ermírio de Moraes carregava consigo. Em seguida seu sobrinho-neto chama atenção para o papel da juventude em um país como o Brasil, lembrando que apenas com os valores que Moraes tanto defendia, esse país pode pensar em um futuro.

 

É interessante refletir sobre alguns aspectos da vida e do legado deixado por Moraes. O primeiro que chamo atenção é sua constante preocupação com a educação como uma maneira com potencial de transformação da realidade nacional. Suas doações para instituições de ensino, como a própria faculdade onde ocorreu a palestra, é prova de seu entusiasmo. Mas sua peça "Acorda Brasil" mostra que ele não guardou essa concepção para si.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (292.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com