TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Capítulo Ética Do Livro "Qual é A Tua Obra?"

Artigos Científicos: Resenha Do Capítulo Ética Do Livro "Qual é A Tua Obra?". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  5.202 Visualizações

Página 1 de 4

1 OBJETIVO

Este trabalho se propõe em expor e analisar as idéias do livro “Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética” do filósofo Mario Sergio Cortella. Em seguida aplicar as discussões e questionamentos em nosso dia a dia e principalmente na nossa futura profissão. Podemos concluir que o objetivo fundamental é estudar e demonstrar como as atividades de um engenheiro de produção e as experiências do grupo condizem com as temáticas presentes no livro.

2.1 Introdução

Segundo uma pesquisa realizada pela CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA – CNI os principais problemas enfrentados pela sociedade brasileira é em relação à saúde, segurança, educação e corrupção. Esses problemas são nítidos e pouco é feito para sua solução, vive-se cada vez mais individualmente e a percepção de coletividade é pouco valorizada e percebida pela população que é afetada sem precedente por essa realidade. (Pesquisa CNI-IBOPE, 2014, p. 10).

Cortella faz-se questionar sobre os atuais valores da sociedade e nos lembra que quando um modo de vida encaminha a um esgotamento, é fundamental questionar se vale à pena manter no mesmo caminho.

O livro apresenta à relevância de se responder após sua lida a pergunta proposta no título do livro “qual é a tua obra?”. A busca de um sentido é algo natural e intrínseco do homem, entretanto com a vida agitada, estressante e as mudanças ocorrendo velozmente deixa-se de se indagar a esse respeito. Cortella coloca a importância de enxergar um significado maior na vida.

O livro é dividido em três grandes partes: gestão, liderança e ética.

A metodologia usada para realizar este trabalho foi a leitura analítica do livro, a elaboração de um resumo e discussão dos temas em grupo e após a conclusão da resenha.

Ética

Segundo Cortella “ética é aquela perspectiva para olharmos os nossos princípios e os nossos valores para existirmos juntos”. Sempre valorizando a fronteira da convivência com o outro mantendo uma vida junta. Deve-se entender que agimos por reflexão, ou seja, ética implica na habilidade de julgar, decidir e avaliar com autonomia. Deste modo, vivenciar a cada dia a liberdade de escolha. (CORTELLA, 2009, p.105)

Situações em que tem que se decidir “sim” ou “não” ou quando existe um conflito de idéias, atitudes e valores estão-se lidando com um dilema ético, pois parte do princípio que devemos utilizar da reflexão e do comportamento crítico para que as questões sejam resolvidas. Para isso, precisa-se responder a três importantes perguntas, para verdadeiramente usufruir da ética na vida humana: Quero? Devo? Posso?

Deste modo, essas perguntas serão mais facilmente solucionadas quando os valores e a preservação da integridade que desejamos se tornarem mais sólidas, ou seja, os dilemas serão mais tranqüilos de serem superados. O princípio ético para não apequenar a vida é chamado integridade, ou melhor, dizendo é sinceridade é honestidade. Uma pessoa integra mantém atitudes corretas e justas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com