TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha A arte de argumentar

Por:   •  18/5/2017  •  Resenha  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  2.780 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADES DOCTUM

CAMPUS MANHUAÇU

CURSO DE DIREITO

JUSSARA SOUZA SOARES

RESENHA CRÍTICA SOBRE O LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR: GERENCIANDO RAZÃO E EMOÇÃO”

MANHUAÇU

2017

JUSSARA SOUZA SOARES

RESENHA CRÍTICA SOBRE O LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR: GERENCIANDO RAZÃO E EMOÇÃO”

Atividade Prática Supervisionada desenvolvida por Jussara Souza Soares, aluna do 1º período B do curso de Direito na Faculdade Doctum – Campus Manhuaçu, proposta pela Professora Tânia Danielle Vieira Neto apresentada a disciplina Formação Geral

MANHUAÇU

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO........................................................................................................................03

TÉCNICAS PARA UMA BOA ARGUMENTAÇÃO.............................................................04

CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................................07

REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA..........................................................................................08

‘.

 



INTRODUÇÃO

        Sendo a argumentação a forma de persuadir o interlocutor, faz-se necessário que a argumentação seja bem feita para que o argumentador consiga alcançar o seu objetivo. Visando tal fato, o autor Antônio Suárez Abreu escreveu o livro A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção, com o intuito de ajudar, desmistificar, esclarecer e apresentar algumas técnicas para que todos que queiram ser detentor de uma boa argumentação possam ser detentor de tal habilidade. Esse trabalho visa apresentar algumas dessas técnicas de argumentação de formas concisa e prática. Demonstrando, segundo Abreu, como argumentar e persuadir o público com uma boa tese, fazendo isso com ética, sem discriminar o seu público e adequando a sua linguagem de acordo com quem irá se falar. Utilizando como base a obra já mencionada.

        

TÉCNICAS PARA UMA BOA ARGUMENTAÇÃO

ABREU, Antônio Suárez. A arte de argumentar: Gerenciando Razão e emoção. 11. ed. Cotia/São Paulo: Ateliê Editorial, 2008. 139 p.

Antônio Suérez Abreu, possui graduação em Letras Neolatinas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1967), mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo (1974). Fez concurso de Livre-Docência na Universidade de São Paulo (1988) e Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente, trabalha como professor na Faculdade de Medicina e na Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic, em Campinas, SP. É professor associado (inativo) da Universidade de São Paulo e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística cognitiva, gramática e argumentação. Publicou também os livros Curso de Redação (Editora Ática), Gramática Mínima para o Domínio da Língua Padrão e o Design da Escrita: Redigindo com Qualidade e Beleza, Inclusive Ficção, os dois últimos pelo Ateliê Editorial.

Em seu livro A arte de argumentar, Abreu nos diz que saber argumentar é se unir ao mundo do outro, ao mundo do nosso interlocutor, com a finalidade de cooperar, agregar e construir algo novo. O autor explicita a indispensabilidade de sabermos administrar as informações, visto que passamos mais da metade do nosso tempo defendendo, argumentando e passando as nossas informações, expondo os nossos pontos de vista.

Precisamos, também, saber selecionar as fontes que buscamos para nos informar, pois para que consigamos transformar essas informações em conhecimentos verdadeiros, é necessário que seja feita uma seleção nas fontes que usamos, em razão de que nem todas as informações são verdadeiras. Como sabemos a mídia é uma grande manipuladora de informações, escondendo partes ou exagerando em suas colocações. Sendo assim, se torna indispensável analisar a veracidade das informações para que se possa construir um conhecimento verídico a respeito das informações obtidas.

Abreu explana sobre um conceito funcional acerca da argumentação. Tal conceito consiste em saber convencer e persuadir. Convencer é basicamente mudar a ideia principal de uma pessoa, enquanto persuadir se localiza na parte da emoção.

Nas palavras de Abreu (2008, p.10) convencer e persuadir é:

Argumentar é, pois, em última análise, a arte de, gerenciando informação, convencer o outro de alguma coisa no plano das ideias e de, gerenciando a relação, persuadi-lo, no plano das emoções, a fazer alguma coisa que nós desejamos que ele faça.

        

Em sua obra, Abreu apresenta a origem histórica da argumentação. Faz menção à valorização da retórica no discurso, na Grécia antiga. A argumentação, ou retórica ou  arte de persuadir, surgiu em Atenas, fora criada pelos sofistas. Para eles, o mais valoroso era a competência de persuadir o outro, fazendo com que ele acreditasse de qualquer forma no ponto de vista do qual falava.

O autor expõe sobre o senso comum, o paradoxo e o maravilhamento. Sendo o senso comum o discurso mais significativo. Tem uma grande influência para dar sentido para a vida cotidiana. O paradoxo são as opiniões contrárias ao senso comum. Sendo o maravilhamento o responsável pela capacidade de se surpreender mais uma vez com um hábito determinado como comum, corriqueiro.

Em seguida é exposto as condições da argumentação. Constituindo-se em ter uma tese definida para que se saiba qual a problemática que tal tese responde; saber se comunicar e adequar a linguagem ao público em questão; buscar um contato positivo com esse público, argumentando com o outro de forma ética; persuadir de forma honesta. E é indiscutível que o locutor manifeste um ponto de vista particular a um público, transmitindo esse ponto de vista de uma forma a parecer universal. Saber qual é o público alvo, facilita ao locutor apresentar a sua tese e ter força para argumentar e continuar o seu discurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (15.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com