TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha sobre Henri Ford

Por:   •  14/11/2015  •  Resenha  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  1.180 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

 Gestão de Recursos Humanos

Análise Crítica sobre Henry Ford
Baseado no vídeo disponível em:
https://drive.google.com/file/d/0B-eADmeSZxn2UmNYZnN3VGp1Q0k/view

Alexandre Coelho Soares

RA: 1299102388

Pelotas, 23/03/2015

Henry Ford foi um norte americano, que viveu no século XX e revolucionou a era industrial, trazendo aos EUA o processo de produção em massa. Criado no interior, Ford era inconformado com o que a vida lhe oferecera no campo, além de muito curioso, o que lhe impulsionou a aprender sobre máquinas.

Fascinado pelo que aprendera, Ford construiu os carros modelos T e o V8 e ambos foram sucessos de vendas. Mas como não conseguia dar conta de das entregas, precisou investir na produção em massa.

Ford tinha era um empreendedor nato que gerou muitos empregos e prosperou de maneira incrível para aquela época. Porém, ele tinha a visão do capital humano como máquinas. Seus funcionários tinham uma jornada de trabalho entediante e exaustiva para dar conta do crescimento da Ford Motors Company.

Influente, e com visão política, Ford mediou pedido de paz durante a 1ª Guerra Mundial. Trabalhou para o governo produzindo carros, submarinos e aviões.

Ford geria sua empresa de maneira rígida, e era conhecido por ser truculento e até respondeu processos. Tanto que quando teve a oportunidade, comprou todas as ações da Ford, para ter o poder absoluto sobre a empresa.

Já seu filho Edsel, que trabalhou muitos anos com ele na empresa, demonstrava ser mais humano, o que incomodava seu pai Henry.

Ele administrou com sucesso sua empresa, que cresceu com a venda do Ford T, e com determinação manteve a empresa de pé mesmo com a 1ª Guerra Mundial, a queda da bolsa de Nova York, em 1929 e a 2ª Guerra Mundial, mesmo nas fases mais difíceis da crise e quando o Ford T ficou para trás com as vendas do novo carro fabricado pela Chevrolet.

Embora empreendedor e capaz de lidar com as dificuldades, Ford era incapaz de ter uma boa relação com os funcionários. Seus funcionários trabalhavam, com medo, coagidos, aterrorizados. Não bastasse o mundo explodindo em guerras, ainda tinham que se submeter ao regime autoritário de Henry Ford, para segurar seus empregos nessa fase de instabilidade econômica.

Assim foi enquanto seus funcionários agüentaram, mas um dia após declararem greve, Henry Ford se viu pressionado a se sindicalizar, o que ele relutou enquanto pode.

Esse foi Henry Ford, que trabalhou até sua velhice: De um jovem visionário e excelente Gestor de Negócios a um velho monocrático e arrogante, o que o fez um péssimo Gestor de Pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com