TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social

Por:   •  1/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.100 Palavras (13 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 13

22/02/2016

TEORIAS DA ÉTICA

1º - Teoria Fundamentalista:

Os preceitos éticos eles são externos ao ser humano e não permite que o indivíduo encontre o certo ou errado de si mesmo.

2º - Teoria Utilitarista:

        O Conceito da ética é elaborado com base no critério maior bem para a sociedade como um todo.

3º - Teoria de Dever Ético:

        O Conceito ético é extraído do fato de que cada um deva se comportar de acordo com os princípios universais (Declaração Universal dos Direitos Humanos).

4º - Teoria Contratualista:

        Parte do pressuposto que o ser humano assume com os seus semelhantes a obrigação de se comportar de acordo com as regras morais estabelecidas para o convívio social.

5º - Teoria Relativista:

        Cada pessoa deveria decidir sobre o que é ou não é ético com nas suas próprias convicções e na sua concepção sobre o bem e o mal.

[pic 1]

ÉTICA E MORAL

        Segundo Barbieri (2009), a ética pode ser considerada específica na responsabilidade social, ressalta se que responsabilidade tem haver com obrigação ou compromisso com os outros.

        É comum confundir ética com moral. No grego, Ética significa hábitos ou costumes (ethos), por outro lado Moral no latim (moralis) possui como adjetivação costumes, hábitos e modo de vida.

Alerta o autor que a Moral assim como a Ética possui subdivisões:

ÉTICA NORMATIVA – Oferece respostas para questões morais, questões de ordem prática. Fornece diretrizes ou princípios para as ações. No direito a moral é tratada como normas de conduta humana, regulando a vida social.

O Código de Ética dos administradores (assim como as profissões reguladas) se enquadra na interseção entre as esferas de Moral e de Justiça. A partir deste princípio os órgãos criados por Lei Federal (CFA – Conselho Federal Adm), para exercer regulamentação e fiscalização da profissão.

07/03/2016

[pic 2]

Barbieri (2009) define que a Ética Empresarial serve de guarda chuva para Ética Profissional. Estabelece o autor que esta ética pode ser nominada com Ética Normativa, considerando que ela é sintetizada pelas normas de conduta no ambiente de trabalho. “ A Ética Empresarial ou dos Negócios é especificamente voltada para dar respostas aos problemas de natureza moral no âmbito das empresas.

        Ressalta o autor que os assuntos sistêmicos que ocorrem no ambiente corporativo decorrem dos sistemas econômicos, políticos, jurídicos e outros nos quais os negócios atuam. “Enquanto os assuntos sistêmicos valem para todas as empresas de um modo geral ou de um dado País ou região, os assuntos empresariais envolvem questões éticas a respeito de empresas específicas”.

As Quatro dimensões da Responsabilidade Social Empresarial:

RESPONSABILIDADE ECONÔMICA: Esta dimensão parte do princípio de que a empresa, dada a sua função social deve necessariamente obter lucro em seu resultado, como também deverá fazer o que é possível para sobreviver no mercado;

RESPONSABILIDADE LEGAL: No âmbito Empresarial esta dimensão está relacionada não somente com cumprimento legal das Leis, mas, com a declaração como dos encargos fiscais decorrentes da área de atuação, assim como das políticas contingenciais que exigem postura ética nos tratamentos dos impactos sociais  no ramo de mercado;

RESPONSABILIDADE ÉTICA: Esta dimensão envolve o aspecto da prática ética no ambiente de trabalho e sua relação direta com a Moral, traduz-se pelas normas de conduta que orientam e regulam o comportamento no ambiente empresarial;

RESPONSABILIDADE DISCRISSIONÁRIA OU VOLITIVA: Esta dimensão refere-se ao domínio exclusivamente legal que ampara as práticas de responsabilidade social discriminando a função social da empresa e as decorrências de sua pratica no mercado.

Modelo dos três domínios (RSE)

1 - DOMÍNIO LEGAL: Envolve a conformidade legal que se subdivide em:

  1. PASSIVA OU ACIDENTAL: A Empresa faz o que deseja e acidentalmente atende a Lei (está fora do campo legal);

  1. RESTRITA: A Empresa é legalmente compelida a fazer alguma coisa em função de lei que de outro modo não a faria;

  1. OPORTUNISTA: A Empresa procura operar em locais onde as exigências legais são frouxas. A Empresa tira vantagens das lacunas da lei para certas atividades.

2 – EVITAÇÃO DE LITÍGIOS: Ações voltadas para evitar litígios e comportamentos negligentes, como encerrar a produção de produtos perigosos onde atividades prejudiciais ao meio ambiente. Ex.: Caso Mariana.

3 – ANTECIPAÇÃO: Ações que antecipam as mudanças nas leis.

[pic 3]

Barbieri (2009) “ O movimento de Desenvolvimento Sustentável baseia-se na percepção de que a capacidade carga da Terra não poderá ser ultrapassada sem que ocorram grandes catástrofes sociais e ambientais. Já há sinais evidentes de que em muitos casos os limites aceitáveis foram ultrapassados.”

Define o autor que:

  1. A SUSTENTABILIDADE SOCIAL: Trata da consolidação de processos que promovem a equidade na distribuição dos bens e da renda;
  2. A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA: Possibilita a alocação e gestão eficiente dos recursos produtivos;
  3. A SUSTENTABILIDADE ECOLÓGICA: Refere-se as ações para aumentar a capacidade de carga do planeta e evitar danos ao meio ambiente;
  4. A SUSTENTABILIDADE ESPACIAL: Refere-se a uma configuração rural urbana equilibrada sobre os assentamentos humanos;
  5. A SUSTENTABILIDADE CULTURAL: Refere-se ao respeito pela pluralidade de soluções particulares apropriadas a cada ecossistema, cada cultura e cada local.

14/03/2016

RESPONSABILIDADE SOCIAL

 Modelo Cartroll (1991)

Dimensão

Comportamento Empresarial

R.S.

Filantrópica

Empresa Social

R.S.

Ética

Fazer certo e evitar danos

R.S.

Legal

Obdecer as leis

R.S.

Econômico

Lucrativa

Empresa Sustentável

[pic 4]

Empresa Sustentável – Barbieri (2009) “ Empresa sustentável é a que procura encorpar os conceitos e objetivos relacionados com o desenvolvimento sustentável ( preocupação com as gerações futuras ) em suas políticas e em práticas de modo consciente.

[pic 5]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)   pdf (259.4 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com