TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social

Por:   •  10/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.248 Palavras (17 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 17

Responsabilidade Social e a Comunidade: Um estudo de caso daVallourec e Sumitomo Tubos do Brasil S.A

Davidson Pinto, Guilherme Xavier, Iago Quirino, KassiaCosta,  Paula Reis, Roberta Silva

Orientador: Cristian Carlo

Resumo:

Este trabalho tem como tema, a Responsabilidade Sócio Empresarial de uma grande empresa instalada em uma pequena cidade.Tem comoobjetivoidentificar os principais impactos com a chegada dessa empresa.Fez-se um estudo de caso e utilizou-se pesquisas bibliográficas e em sites.Concluiu-se que essa chegada gerou muitos impactos, como o crescimento econômico e social. Mas os investimentos na área de saúde e educação continuaram insuficientes.

Palavras-Chave:

Responsabilidade sócio empresarial, impactos, comunidade, iniciativas, Vallourec Sumitomo.

1 - Introdução

São muitas as necessidades encontradas no Brasil, resultado de políticas ineficientes, que não são feitas e nem aplicadas para atender toda a população. Recursos e investimentos ficam muitas vezes localizados nos grandes centros, e deixando as pequenas cidades cada vez menos competitivas e mais carentes.

Com os centros cada vez mais populosos e conturbados, grandes empresas veem a necessidade de deslocarem-se para as pequenas cidades. Mas se deparam com falta de mão de obra qualificada, dentre outros problemas sociais.

Além da responsabilidade legal (prevista em lei), essas empresas precisam ter um ‘’compromisso’’ com as ações de responsabilidade social aplicadas nessas comunidades.

Esse compromisso é fundamental para o crescimento e a melhora na qualidade de vidada comunidade. Mas Também é reconhecido como chave para o sucesso de muitas empresas, que criam um vínculo social, e tem a comunidade engajada na missão e no crescimento da empresa.

Problemática

No Brasil, a gravidade dos problemas sociais e a emergência de alternativas para o enfrentamento dessa realidade trazem à tona a discussão sobre a responsabilidade social das empresas. (Rosemeri Alessio, 2004)

No setor privado, o movimento da responsabilidade social é composto por ambiguidades e controvérsias que, somadas às discussões sobre a situação de boa parte da população, cujas necessidades básicas ainda não estão sequer sendo supridas, tornam a responsabilidade social das empresas um desafio ainda maior. (Rosemeri Alessio, 2004)

Com ou sem participação do estado, as organizações devem ser responsáveis por melhorar a qualidade de vida da população e diminuir a desigualdade social, devido à importância para comunidade ecomo forma de amenizar as consequências derivadas do processo produtivo causado pelas organizações.(Rosemeri Alessio, 2004)

Objetivos

Identificar o cumprimento do papel social da empresa VSB e a parcela de atuação dos órgãos públicos na cidade de Jeceaba.

Analisar os índices de educação, saúde, emprego e renda, com o propósito de retratar a situação atual da cidade.

Apresentar o PIB dos últimos anos, para análise de um possível crescimento econômico.

Justificativa

Este trabalho justifica-se pela necessidade de apresentar a real situação da cidade de Jeceaba a partir da nova realidade vivida.

Identificar os “erros” e “acertos” da empresa VSBe da administração pública para com a comunidade de Jeceaba..

Servir como material para outras cidades que passarão por um processo parecido.

2 - Referencial Teórico

2.1–A história da Responsabilidade Social

A Responsabilidade Social Corporativa é um assunto de grande destaque e importância tanto nacional quanto internacional. Mas para entender o que levou esta prática pelas empresas, é preciso relembrar como o estado atuava na economia no passado e a autonomia econômica que o setor privado tem nos dias de hoje. No mundo pós Segunda Guerra Mundial com o surgimento do Estado de Bem Estar intitulado (WelfareState), o Estado intervia fortemente na área econômica, regulamentava praticamente todas as atividades produtivas a fim de assegurar a geração de riquezas materiais junto com a diminuição das desigualdades sociais através dos cumprimentos dos direitos sociais dos cidadãos. (CANCIAN, 2007)

Ainda segundo (Cancian, 2007), a crise fiscal provocada pela dificuldade cada vez maior de harmonizar os gastos públicos com o crescimento da economia capitalista, desencadeou nas grandes organizações, empresas capitalistas e as massas trabalhadoras um conflito de interesses, dando fim ao Estado de Bem Estar. Os impactos dessas mudanças ocorreram no Brasil na década de 90 com abertura da economia e as privatizações das estatais. Com a globalização e os avanços tecnológicos o mundo foi muito afetado devido às transformações que as grandes instituições financeiras causaram no meio ambiente, tendo como principais afetadas as comunidades mais carentes.

No Terceiro Setor a responsabilidade social se torna uma busca por justiça social, com iniciativa espontânea das empresas contribuírem para a construção de uma sociedade melhor e um meio ambiente mais limpo. (ETHOS, 2003).

Para Araújo (2007), as chamadas empresas cidadãs substituindo a postura passiva, de repassar ao governo toda a responsabilidade pelos problemas sociais, começa a ter atitude proativa, de integração dos valores éticos e do compromisso social a sua estratégia de negócio.

A ação social nas comunidades, por exemplo, é uma forma de amenizar os impactos do processo produtivo, onde as grandes organizações destinam parte do lucro em projetos sociais que visam ajudar a pessoas mais carentes. Responsabilidade Social não pode ser confundida com a filantropia, com o simples ato de ajudar alguém, mas deve estar inserida dentro de uma gestão estratégica de qualidade, gerenciando os riscos decorrentes da evolução econômica, ambiental e social como um todo, com o propósito de criar relações de longo prazo com o ambiente interno e externo da organização e com os interessados no processo. (DOW JONES SUSTAINABILITY INDEX WORLD, 1999).

2.2 – Responsabilidade Sócio Empresarial na relação com os Stakeholders

Um processo empresarial abrange interferências de caráter temporárias ou duradouras. O bom desempenho de um projeto depende da opinião e do trabalho de todos os interessados, desde que compreendidas pelos seus gestores. Numa definição simples, o termo stakeholders, em inglês, significa “stake”, interesse; e “holder”, aquele que possui. Na prática são todos aqueles que influenciam uma empresa ou negócio. São estes os interessados pelos projetos, gerenciamento, mercado e produtos de uma empresa. Qualquer indivíduo ou entidade que afete as atividades de uma empresa pode ganhar este título. O termo foi inaugurado pelo filósofo Robert Edward Freeman, que defendia a ideia da interferência dos stakeholders como fundamental no planejamento estratégico. (MARTINS, 2007)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.1 Kb)   pdf (411.9 Kb)   docx (193.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com