TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social Empresarial

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.516 Palavras (7 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 7

                         

                          CENTRO UNIVERSITÁRIO CURITIBA

                  RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS

                                   

                                          Neiva de Souza

                                   

         

                                   INTRODUÇÃO

     A Responsabilidade Social Empresarial vem crescendo muito no Brasil. Já é significativo o número de grandes e médias empresas que selecionam fornecedores (micro e pequenos) utilizando critérios da RSE nos negócios.

     A pequena empresa que adota a filosofia e práticas da RSE tende a ter uma gestão mais consciente e maior clareza quanto à própria missão. Consegue um melhor ambiente de trabalho, com maior comprometimento de seus funcionários, relações mais consistentes com seus fornecedores e clientes e melhor imagem na comunidade. Tudo isso contribui para sua permanência e seu crescimento, diminuindo o risco de mortalidade, que costuma ser alto entre os novos negócios.

     Ao assumirem uma postura comprometida com a Responsabilidade Social Empresarial, micro e pequenos empreendedores tornam-se agentes de uma profunda mudança cultural, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e solidária.

Case 01:

Unimed incentiva cooperados a adotar gestão responsável com selo de RSE.

    Podemos considerar que a responsabilidade social de uma empresa é uma forma de gestão estratégica, que envolve a obrigação legal e o marketing social, tendo como fundamento o comportamento ético e a contribuição para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

   A UNIMED incentiva a capacitação dos cooperados e colaboradores, buscando metas para a preservação do meio ambiente e desenvolvendo ações e projetos com responsabilidade social, através do selo de responsabilidade social que estimulam as cooperativas a continuarem fazendo sua parte e incentivando outras a adotarem o mesmo princípio.

   Estas ações são realizadas através de projetos sociais como o Programa Ação Crianças Especiais que oferece consultas médicas á estas crianças e o Programa Quero Ler - Biblioteca para todos que inaugurou bibliotecas por diversos estados brasileiros com o objetivo de ajudar a comunidade.

   A UNIMED está criando um vínculo com os moradores da região e, além disso, mostrando uma imagem positiva que será reconhecida diante da população e de outras empresas.

   Trata-se de uma forma inteligente de fazer o bem e ao mesmo tempo ser reconhecido por isso, contribuindo para bem estar da sociedade.

Empresas veem os investimentos em projetos sociais e de responsabilidade social como uma vantagem competitiva em relação a outras que não adotam a mesma estratégia. Quem sai ganhando é a sociedade. O investimento em ações de desenvolvimento sustentável é a saída que as empresas encontraram para continuar tendo um mercado que consuma seus produtos, com redução de impactos negativos, mas com o consumo constante e consciente. A responsabilidade para essas organizações é ainda maior.

     

Case 02:

Basf atua com base nos princípios do desenvolvimento sustentável

   A BASF tem como principal objetivo o desenvolvimento sustentável.

   Através de seu programa Atuação Responsável atendem aos requisitos segurança, meio ambiente, transporte e atendimento a emergências e desta forma conseguiram diminuir o número de acidentes de trabalho e com transportes de seus produtos inflamáveis.

    Por se tratar de uma Indústria Química, é muito difícil cumprir com as leis ambientais e diminuir o receio que as pessoas têm de uma empresa considerada alto poluente.

   Além deste projeto outros foram criados com o objetivo de atender as questões econômicas, ambientais e sociais.

   Quem trabalha na BASF pode ser um voluntário, responsável pelo meio ambiente, pois a empresa segue na “risca” seu desempenho lucrativo sustentável.

   Desta forma a Basf atende as normas de segurança, saúde e responsabilidade social, o que faz dela uma empresa sustentável e transparente diante de todos.

     A responsabilidade social traz ganhos consideráveis para a empresa, pois traz uma imagem positiva diante de clientes, funcionários e concorrentes e seus produtos e serviços ganham maior aceitação.

       

Como o micro, pequeno e médio empresário pode investir em RSE?

    O micro, pequeno e médio empresário precisa desenvolver e organizar políticas de responsabilidade social. É importante criar programas que tenham administração consciente da matéria-prima e com a reciclagem de produtos, além de manter uma política de proteção ao meio ambiente. A sociedade brasileira segue a tendência mundial de consumo consciente e o empresário que não tiver esta preocupação com o meio ambiente corre sério risco de perder mercado.

    Criar projetos que ajude a comunidade, as pessoas na questão segurança, saúde e bem estar e que mostrem a transparência da empresa, seus valores e a ética em seu trabalho.

 

Quais os principais obstáculos para o micro, pequenos e médios empresário apoiar esse tipo de projeto?

    Uma das dificuldades que fazem parte do cotidiano da maioria das

Micro, pequenas e médias empresas é a freqüente situação de aperto financeiro, por falta de capital de giro e inexistência de canais de acesso ao crédito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com