TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Social e Empreendedorismo

Por:   •  5/11/2015  •  Ensaio  •  1.610 Palavras (7 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 7

Matriz de atividade individual*

Módulo: 4 Atividade: Fórum

Título: Responsabilidade Social e Empreendedorismo

Aluno: Daniele Nazareth Domingues

Disciplina: Administração Empreendedora Turma: T0047_0715

Introdução

No mundo em que vivemos hoje, as empresas e as sociedades vem se importando cada vez mais com seu bem estar e em um todo, com geral. Com isso surge uma cobrança por atitudes e ações que promovam esses “bem estares”, para a empresa visando o lucro, ela minimizam seus impactos perante a sociedade, governo e ao meio ambiente, para a sociedade uma sensação de algo estar sendo feito. Veremos isso com as práticas de Responsabilidade Social Empresarial e o empreendedorismo. Com o tempo as empresas deixaram de visar só o lucro e partiram para o domínio social, alinhando o lucro ao desempenho de todos inseridos.

A Responsabilidade Social das Empresas, também conhecida como RSE é

um jeito de dar direções aos negócios da empresa com tal jeito que a torne parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. Consiste em ser um modo de contribuir para a sociedade positivamente e de administrar os impactos sociais e ambientais da organização, assegurando e aumentando a competitividade.

Podemos dizer que empreender é conseguir ou tentar fazer, tentar agregar valor, saber identificar oportunidades, colocar em desenvolvimento e transforma-las em um negócio lucrativo, lembrando que o conceito significa promover ações capazes de mudar uma realidade, o meio em que se está inserido. O empreendedorismo é a criação de riqueza através de novos produtos, novos mercados, métodos de produção, novas formas de organização. O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos.

Nesse trabalho irei demonstrar como o empreendedorismo e a responsabilidade social empresarial, se mostra na prática, como é a posição do empreendedorismo social e analisar como esse aspecto pode favorecer nas mudanças da sociedade, satisfazendo seu íntimo e pessoal aos empreendedores.

Responsabilidade Social Empresarial

A Responsabilidade Social é quando a organização de um modo voluntário cria posturas, comportamentos e ações que visam promover o bem estar social interno e externo na organização. Visando o melhor benefício de todos na coletividade, sendo para os funcionários e a sociedade no geral.

Na Responsabilidade Social Empresarial, podemos dizer que são as ações que as organizações praticam para o bem estar em benefício da comunidade, sociedade inserida. As empresas visam com essas ações uma forma de gestão que busca a relação ética e transparente da empresa, com todos os envolvidos, sendo na busca de interação, mitigação dos impactos ambientais, o desenvolvimento sustentável e cultural da sociedade, desigualdades sociais. São causas sociais que contribuem para a política social da empresa. Essas buscam uma interação para promover a saúde, educação, esportes, atividades em grupos para a comunidade ligada ao meio ambiente. Um meio de se promover, preservar e interagir.

Podemos dizer que esses compromissos com a RSE, são notados na política social com as práticas dessas interações, internamente (propícia um ambiente saudável e realização profissional, atrai e mantém talentos, contribuindo para o sucesso) e externamente (propícia uma boa imagem para a empresa, aumenta os vínculos com clientes, devido a essa adoção de comportamento de melhorias para um todo, meio ambiente, agrega um valor simbólico).

Para a solução dos problemas que afetam aos inseridos, existe sempre uma cobrança pela transparência e participação pela sociedade. Com isso as empresas se valem das vantagens estratégicas em usar a RSE, muitas empresas utilizam apenas de fachadas, mas outras se empregam mesmo a RSE como empresa cidadã.

Para Robert Dunn, como citam, FILHO, Joaquim Rubens Fontes e COSTA, Isabel de Sá Affonso. Apostila de Administração Empreendedora, pág 62. Rio de Janeiro: FGV, 2015, as empresas cidadãs têm, pelo menos, três vantagens competitivas:

• Acesso a capital;

• Desempenho;

• Motivação.

Apesar de criticas, a RSE vem ganhando cada vez mais espaço e se mostra como um modelo de gestão que veio para ficar, mesmo que a “real intenção” seja promover a vantagem competitiva.

No Brasil, a RSE, com a adoção das normas ISO, fim dos anos 80 deram-se os primeiros passos, depois ganhou força na década de 90, os grandes tutores por essa implantação foram ONGs e instituto de pesquisas, e algumas empresas que já se interessavam pelo tema.

Para o desenvolvimento da RSE, a grande ferramenta é o “Balanço Social”, que é um demonstrativo que a empresa publica, anual, com as informações reunidas sobre: projetos; os benefícios e ações sociais para os empregados; e investidores, analistas de mercado, acionistas e comunidade. São vários os modelos. Cuja, sua função principal e é fazer-se tornar a RSE pública, fortificando os vínculos empresa e sociedade.

Empreendedorismo Social

O conceito de empreendedorismo foi utilizado inicialmente pelo economista

Joseph Schumpeter, em 1949.

Para Joseph Schumpeter, (1949), “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos materiais.”

O empreendedorismo social é a utilização de técnicas de gestão, a inovação, sustentabilidade, criatividade e a busca de atingir o capital social de uma comunidade, bairro, cidade. Sendo assim, os empreendedores sociais buscam converter o mundo e melhorar a vida das pessoas utilizando métodos geralmente presentes no cotidiano de empresas, com o apoio das comunidades acreditando que será o melhor para todos, ali inseridos. O empreendedor social tem o objetivo de colocar sua ideia em prática.

No Brasil, temos muitos exemplos de casos de empreendedorismo social, que vem ajudando na promoção de transformações positivas. Podemos citar: Asid (compromisso central: auxiliar na gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com