TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade fiscal nas empresas

Por:   •  17/9/2015  •  Artigo  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 6

EVOLUÇÃO SOCIAL DO SER HUMANO

No tempo das cavernas os homens se organizavam de maneira simples. Na verdade era rude. As instalações eram provisórias, pois eram nômades. Viviam agrupados para se protegem e sempre em busca de alimento. Conforme os recursos necessários (suprimentos) daqueles arredores ficavam escassos ou as condições climáticas tornavam-se desfavoráveis rumavam para outro lugar.

Com o passar dos tempos e a necessidade desenvolveram técnicas como utilizar utensílios e ferramentas que auxiliavam em suas atividades de caça e pesca e dominaram o fogo.  Tempos depois, aperfeiçoam outras habilidades como evoluir seus instrumentos de caça, pesca e desenvolvimento ferramentas de ossos e consequentemente de ferro. Outras necessidades surgiram e sues trabalhos se tornaram atividades de subsistência.

Pouco a pouco as atividades foram se especializando. Grupos humanos passaram a domesticar animais. Surgiram o pastoreio e o artesanato. Formaram-se as primeiras povoações. Ao lado da agricultura e do pastoreio, a caça, a pesca e a coleta continuaram a desempenhar importante papel na vida das comunidades que surgiam. Para armazenar cereais, as pessoas começaram a fazer potes de barro dando origem à cerâmica. Passaram também a fabricar os primeiros tecidos de lã e linho em substituição as peles de animais com que antes cobriam os corpos. (ARRUDA, PILETTI, 2010, p. 11)

O aperfeiçoamento das técnicas utilizadas para sua sobrevivência e a descobertas do fogo são as tecnologias que permitiram a evolução social dos povos. Esta evolução gradativa trouxe grandes mudanças, o que permitiu que o homem ocupasse cada vez mais o espaço geográfico que habitavam, ou seja, de maneira cada vez mais proveitosa permitindo extrair dele o máximo de recursos possíveis. Também possibilitou que os homens primitivos se adaptassem aos lugares tendo antes a possibilidade de pensar quais atividades poderiam desenvolver ao mesmo tempo.

Hoje esse mesmo espaço geográfico, passou por muitas transformações e está organizado, as construções mais estruturadas, as novas fontes de energia, as tecnologias aperfeiçoadas e empregadas dentro de seus devidos lugares, meios de transportes cada vez mais rápido, o acesso a informação cada vez mais disponíveis, a produção industrial se supera a cada dia e o consumo humano cada vez mais em alta. Tal consumo refere-se a bens duráveis e não duráveis. As tecnologias trouxeram uma contribuição gigantesca para o avanço e desenvolvimento social.

Mas toda essa comparação evolutiva desde a antiguidade até hoje trouxe consequências significativas para os sobreviventes do planeta.

De acordo com Santos (2004, p. 29)

Estamos numa fase de transição de uma sociedade para outra, e a sociedade nova tem características muito singulares. Quanto mais sua tecnologia se concretiza, quanto mais o processo se amplia, mais essa sociedade nova desestrutura a anterior, desestruturando também os valores dessa sociedade antiga.

Tratando-se ainda de um mundo que continua em constante e importante transformação que influenciam diretamente no meio ambiente (ecossistema) é importante que a evolução social busque a incorporação de novos valores e princípios aos já existentes, tirando proveito do mesmo sem agredi-lo e nem transgredi-lo. É preciso ter responsabilidade. É preciso sustentabilidade.

RESPONSABILIDADE SOCIAL

Seguindo a linha da evolução social desde os tempos antigos, o homem passou por uma grande evolução que suas descobertas. Houve então uma grande transformação em todos os sentidos de sua vida. Surgiu então a necessidade de adaptação e organização no meio onde vivem. Antes eram nômades e viviam apenas pela sobrevivência. Sem objetivos definidos. Nos dias atuais, a sociedade vive de forma organizada seguindo determinadas regras e padrões.

Não poderia ser diferente, pois tais regras e padrões, caminhando paralelamente se encaixam e faz com que um sistema funcione perfeitamente.

A responsabilidade social antes de ser considerada como um compromisso sustentável que se deve ter com o ambiente que habita, deve ser vista pelo homem como uma preocupação consequente de suas atitudes e das transformações impensadas que ele causou ao seu ambiente.

Quando o termo responsabilidade social é abordado, facilmente pode ser relacionado com sustentabilidade. Apesar de ser um conceito um tanto abrangente e com várias definições, resume-se em uma sociedade mais justa e atuante e um meio-ambiente (ecossistema) mais limpo e menos agredido.

O termo responsabilidade social “diz respeito ao cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos e empresas para com a sociedade em geral”. (WIKIPÉDIA, 2014)

Grosso modo, responsabilidade social é a retribuição benéfica às pessoas ou ao meio ambiente quando estes sofrem algum tipo de prejuízo diante de atitudes ou ações invasivas. Aliados a esta ação, estão os princípios éticos e devem ser colocados em prática em nosso cotidiano em qualquer ambiente onde possa ser realizado qualquer tipo de atividade.

RESPONSABILIDADE SOCIAL NAS EMPRESAS

A gestão das empresas não deve ter foco voltado apenas para o crescimento, resultado e lucros das mesmas. Nem tampouco ter seu funcionamento voltado para o interesse de seus proprietários, mas também para outras partes direta e indiretamente envolvidas como funcionários, sociedade em geral, clientes e fornecedores.

As últimas décadas do século XX e o início do século XXI foram, sem dúvida, marcadas por grandes transformações na história da humanidade. Os processos sociais, econômicos, políticos e culturais desencadeados em torno do fenômeno da globalização e da crise estrutural do capitalismo, proporcionaram, a diferentes áreas do conhecimento, a elaboração de profundas reflexões acerca da história, das conquistas, dos avanços e retrocessos e das perspectivas que se delineiam no horizonte das sociedades de diferentes continentes. (PFEIFER, 2006, p. 16)

A responsabilidade social nas empresas é um fator que surgiu em consequência da globalização e do desenvolvimento acelerado da sociedade principalmente em face da tecnologia.  A expansão territorial feita pelo homem de maneira desordenada e a exploração de recursos de forma não controlada e exagerada trouxeram como consequência ao meio ambiente a sua degradação.

No que diz respeito a empresa (organização) é necessário que todos os setores e não só a alta cúpula tenha interesse em um retorno social mas também seus funcionário pois a empresa necessita dos seus trabalhos e da consciência social de todos. Todos devem ter a mesma noção, seguir o mesmo rumo e estar inseridos dentro de um só contexto. De modo geral, a organização deve ter consciência de sua atuação e tanto internamente como externamente e mantendo comprometimento com esse papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (100.8 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com