TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade sobre a Produtividade Empresarial

Por:   •  27/10/2015  •  Dissertação  •  405 Palavras (2 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão Operacional e da Produção

  1. Quais aspectos de responsabilidades diretas de produção estão faltando na fábrica?

Resposta: Sob a ótica da nova tendência do mercado, em que os consumidores passam a substituir a aquisição de Travessas e Bandejas de Inox por produtos plásticos, há o que se falar em Reengenharia do processo de produção, deixando de lado o cético “em time que vence não se mexe”, haja vista que os produto supra mencionados, que são fabricados e comercializados pela Indústria de Metais S/A, correspondem a 20% do faturamento mensal da empresa, perfazendo o valor de R$ 1.000.000,00. Portanto, é de suma importância da Responsabilidade Direta entender e desenvolver estratégias que concretizem os objetivos estratégicos da produção, a fim de melhorar seu desempenho, ou seja, oferecer um produto de qualidade ao menor custo possível, e que procure satisfazer da melhor forma as necessidades e desejos do consumidor. Em outras palavras, o gerente de produção deveria se preocupar com a atual flexibilidade do mercado, a fim de suprimir a queda de 30% de faturamento do último ano, estipulando a substituição dos produtos de inox pelos de plástico, uma vez que esta foi a tendência dinâmica de mercado.

  1. Quais aspectos de responsabilidades indiretas poderiam ser melhorados?

Resposta: É importante frisar que esta responsabilidade está atrelada à supervisão interna que as demais funções da empresa, tanto principais, como as de apoio, devem fornecer ao Setor de Produção. O gerente de vendas, por exemplo, que representa naturalmente a Função Principal de Marketing, deveria ser flexível ao ponto de informar sobre a alteração do mercado, em relação aos produtos de Inox, haja vista dos mesmos terem sido substituído, no quesito consumo, pelos de plástico, entretanto, manteve uma posição mais conservadora, sendo que o certo seria debater com o gerente de produção sobre a queda das vendas dos produtos de Inox, e incentivá-lo a reformular o processo de produção, a fim de produzir os produtos almejados pelo mercado.

  1. Se você fosse contratado para realizar uma consultoria, faria proposta em relação à alteração no portfólio de produtos? Explique.

Resposta: Faria exatamente como mencionei nas questões 1 e 2, alterando a produção das Travessas e Bandejas de Inox pelas de Plástico, para atender a nova demanda de mercado, permitindo manter a lucratividade dos 20% da produção destes produtos, que mensalmente, correspondem a R$ 1.000.000,00, evitando assim a contínua queda no faturamento. E manteria a produção das Panelas, já que estas correspondem pela lucratividade maior da empresa (80%).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com