TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Sócio Empresarial no Meio Ambiente

Artigo: Responsabilidade Sócio Empresarial no Meio Ambiente. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Artigo  •  457 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

Contexto Atual

Responsabilidade Sócio Empresarial no Meio Ambiente.

I- Introdução

As empresas estão sendo chamadas a assumir sua parcela de responsabilidade no contexto sócio ambiental do planeta. Consumidores mais exigentes passam a observar essa responsabilidade como fator de decisão de compra de produtos diversos, bancos e outras instituições financeiras condicionam o crédito à atuação sócio ambiental de seus clientes, licenças para operar passam pelo crivo de comunidades e órgãos ambientais. O lucro econômico não pode mais ser o único objetivo. A responsabilidade da empresa é mais ampla. O mundo corporativo está mais complexo. A busca pela sustentabilidade já não é mais exótica no cenário brasileiro, fazendo parte da realidade corporativa. Surge, neste contexto, a Responsabilidade Social Empresarial.

II- Desenvolvimento

No entanto, novas ferramentas com modelos mentais antigos não geram transformação. Ao contrário, geram grande distância entre discurso e prática. Na ânsia de parecerem sustentáveis, muitas empresas já adequaram seus discursos, já recriaram seus códigos de conduta, missões e princípios, publicaram relatórios de sustentabilidade, e mudaram o estilo da comunicação. Na prática, entretanto, ainda operam seus negócios como sempre operaram e mais cedo ou mais tarde frustram-se por não entenderem bem como ser realmente sustentáveis. Têm projetos de investimentos sociais por um lado, programas ambientais de outro, mas não sabem bem como fazer para que esta tal sustentabilidade permeie a organização e faça parte da estratégia. Todo o contexto empresarial, é influenciado por várias forças (competição, tendências de consumo, comportamento do consumidor, entre outras), o que torna o processo de tomada de decisão bastante complexo.

3-Conclusão:

De acordo com os estudos realizados ao longo deste trabalho, é possível afirmar que para uma boa estruturação de uma empresa, organização, é necessário que a mesma deva fazer uma análise completa de sua estrutura. As empresas são os principais agentes desta transformação na sociedade, Assumindo novos papeis em nosso dia-dia. vemos que a sociedade não tem bons resultados na diminuição das desigualdades sociais e soluções para o crescimento econômico, E existe um processo crescente de exclusão. Mas ha possibilidades de acesso a novas formas de trabalho, a novas formas de conhecimento, a criação de uma sociedade mais justa a todos. Um dos desafios maiores para as Empresas “talvez até o maior”; Seja vencer a aparente contradição entre a sobrevivência e o crescimento, sem descuidar de sua reestruturação organizacional.

4-CONCLUSÃO

De acordo com os estudos realizados ao longo deste trabalho, é possível afirmar que para uma boa estruturação de uma empresa/organização, é necessário que a mesma deva fazer uma análise completa de sua estrutura, pois é através disso que ela saberá o que tem e o que vai precisar para alcançar a sua meta. Essa análise deve levar em conta a estrutura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com