TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE DE TECNOLOGIA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

 CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

RESPONSABILIDADE SOCIAL 

           

São Paulo

2012

FACULDADE DE TECNOLOGIA CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

 GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Fernanda Cristina Santos Franco

Irene Roberta Caracho da Costa

Márcia Cristina Gomes dos Santos

Marcos Diogo Silva

Maytê Tachdjian Alexandre

Patricia da Silva

Tamires de Almeida Peixoto

RESPONSABILIDADE SOCIAL

[pic 1]

           

São Paulo

  1.                                              2012


INTRODUÇÃO

             A responsabilidade social é quando as empresas decidem implantar voluntariamente um programa dentro ou fora da empresa, para contribuir com atos e atitudes que afetam positivamente a sociedade e o meio ambiente. Independente da empresa ser de grande, médio ou pequeno porte ela tem uma importância na economia e no desenvolvimento do país, com isso é gerado empregos. Por isso é essencial que as empresas sigam os procedimentos corretos de obrigações e deveres dentro e fora da empresa, e não fujam da ética profissional e da sustentabilidade. É necessário que as empresas tenham consciência que não há responsabilidade social sem ética, um exemplo bom é a transparência nas ações, e com a sociedade, preservando os recursos ambientais para as novas gerações.

      Segundo Patrícia Almeida Ashley: Responsabilidade social pode ser definida como o compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente, [...] agindo proativamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade e a sua prestação de contas para com ela. A organização [...] assume obrigações de caráter moral, além das estabelecidas em lei, mesmo que não diretamente vinculadas a suas atividades, mas que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável dos povos. (AsHLeY, 2002, p.98)

DEFINIÇÃO DA SUSTENTABILIDADE E SUA RELAÇÃO COM AS ORGANIZAÇÕES

           Pode-se dizer que sustentabilidade são ações e atividades humanas que tem o objetivo de suprir as necessidades atuais dos seres humanos, mas sem comprometer o futuro das próximas gerações, ou seja, a sustentabilidade está relacionada ao desenvolvimento do país sendo ele econômico ou até mesmo material, mas tudo isso sem agredir o meio ambiente sempre usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro, deste modo a humanidade pode garantir um desenvolvimento sustentável.

            Mas para que possamos desfrutar de um desenvolvimento sustentável é preciso que as empresas façam sua parte também, usando materiais naturais, pensando em produzir sem que a natureza pague com as consequências, pensando também em maneiras que possam reduzir seus custos com matérias mais baratos e recicláveis, adotando medidas de reciclagem, plantio de árvores e venda de resíduos sólidos.

           Uma medida que pode trazer bastante resultado para a empresa, é a redução de gastos com matérias-primas por meio de reciclagem, este processo reaproveita os resíduos que seriam descartados no lixo. Outra maneira seria o plantio de árvores em lugares desmatados, isso pode trazer muitos benefícios para a população agregando assim uma boa imagem da empresa conquistando mais clientes. A venda de resíduos sólidos que não da para ser reaproveitado numa mesma empresa, pode ser vendido para que outra produtora possa reaproveitar este resíduo para a fabricação de seu produto.

              Podemos perceber que esta consciência sustentável esta em grandes empresas, mas é preciso que seus funcionários e toda população estejam cientes desta mesma importância para que possamos fazer um planeta mais sustentável sem prejudicar as próximas gerações que poderá ser nossos filhos, netos e afins.

OS SETE VETORES DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

              Os sete vetores da responsabilidade social são os principais pontos de atuação da mesma, eles são as diretrizes para que ocorra o gerenciamento nas organizações. Falaremos brevemente de cada um deles:

V1 – Apoio ao desenvolvimento da continuidade no qual atua:

            O principal foco desse vetor, é o de incentivar a organização à apoiar ao máximo a comunidade no meio em que se vive, procurando desenvolvê-la e fazendo-a crescer.

V2 – Preservação do Meio Ambiente

       Este é o único vetor que  pode ser ligado diretamente a dimensão ambiental da sustentabilidade. Um exemplo é a  preocupação especial no caso da cidade de Três Coroas, onde destina os resíduos da indústrias calçadistas que é sua principal atividade para um aterro sanitário. A logística reserva e realiza o recebimento, a triagem e a venda dos resíduos e com isso promovem a preservação do meio ambiente.

       Hoje é realizado varias pesquisas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) a fim de achar mais desses resíduos perigosos para ser reciclado.

V3 – Investimentos no bem-estar dos funcionários e dependentes e em um ambiente de trabalho agradável.

          Refere-se a empresas que investe no bem estar de seus funcionários e em um ambiente agradável, pensando nos colaboradores e nas condições físicas, a empresa oferece  alguns minutos depois do almoço para fazer uma ginástica laboral ou uma massagem, cria programas de saúde, para otimizar a saúde dos empregados.

V4 – Comunicações transparentes.

            A comunicação entre a organização e as partes com que ela interage só será saudável quando houver transparência, objetividade e nas informações transmitidas,  tanto na comunicação interna quanto na externa.

V5 – Retorno aos acionistas;

                É de suma importância os acionistas terem um retorno, tanto na parte financeira quanto na imagem de responsabilidade e de sobrevivência de longo prazo, uma vez que eles também fazem parte da organização.

V6- Sinergia com os Parceiros;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (192.3 Kb)   docx (221.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com