TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade social empresarial: dois momentos.

Por:   •  25/3/2016  •  Resenha  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 5

Cap. I – Responsabilidade social empresarial: dois momentos.

A atuação social teve início no século XX, juntamente com a filantropia. A evolução do mesmo veio com o esgotamento do modelo industrial e o desenvolvimento da sociedade pós-industrial. Logo o conceito evoluiu, passando a fazer parte do plano de negócio das empresas.

Para melhor entendimento, o autor dividi a análise em dois períodos. Sendo que o primeiro ocorre do século XX até a década de 1950; e o segundo, de 1950 até os dias atuais.

Primeiro período

No primeiro período, a sociedade experimentava a transição da economia agrícola para a industrial, juntamente com a crescente evolução tecnológica e a aplicação da ciência na organização do trabalho, sendo assim mudando o processo produtivo. O liberalismo era a economia predominante, baseado no princípio da propriedade e da iniciativa privada.

O liberalismo acreditava que a interferência do estado seria um obstáculo à concorrência, ou seja o elemento essencial ao desenvolvimento econômico e cujos benefícios seriam repartidos pela sociedade. Logo o estado seria responsável pelas ações sociais, pela promoção da concorrência e pela proteção da propriedade. E o papel das empresas seria buscar a maximização do lucro, geração de empregos e pagamentos dos impostos.

O mercado era formado por pequenas empresas, em regime de concorrência perfeita, com base tecnológica estável e acessível e com quase nenhum poder de influenciar o mercado. A maximização do lucro era o objetivo da empresa, e desta forma a principal contribuição social.

Com a alteração do processo produtivo, o trabalho artesanal saiu de cena, e o que entrou foi a especialização da tarefa. Com esse processo, surgiu a administração cientifica, com o objetivo de aumentar a produtividade e diminuir o desperdício na produção. Desta forma, a administração cientifica representou a aplicação da ideologia liberal no chão da fábrica. A maximização do lucro estava diretamente ligada a otimização da produção.

O liberalismo não estimulava e até condenava a prática de ações sociais pelas empresas, pois acreditava que a caridade não contribuía para o desenvolvimento da sociedade e nem era responsabilidades das organizações. A industrialização ocasionou a degradação da qualidade de vida, a intensificação de problemas ambientais e a precariedade das relações de trabalho. A partir deste período a sociedade começou a pressionar o governo e as empresas para que os problemas ocasionados pela industrialização fossem resolvidos. Logo as questões trabalhistas e ambientais ficaram mais evidentes por conta das reclamações da sociedade.

Ford foi um dos primeiros a entender as modificações que eram necessárias, tanto que instituiu salário mínimo e jornada de trabalho máxima de oito horas diárias.

Logo até a década de 1950, a responsabilidade social empresarial está diretamente ligada a geração de lucros, de empregos e a pagamento de impostos e cumprimento das obrigações gerais.

Segundo período

Em 1933, Roosevelt implementou o New Deal, como forma de superar a depressão econômica dos Estados Unidos, limitando as práticas liberais, a economia americana passou por um processo de crescimento e de acumulação de capital. Nesse período, o pensamento que predominava era o keynesiano. Com o Keynesianismo e a política de intervenção do estado, houve a redução gradual das incertezas no mercado, o que gerou condições para as empresas investirem em tecnologia, acumularem capital e consolidarem o modelo de produção em massa.

A sociedade industrial buscava o sucesso econômico e a sociedade pós- industrial buscava o aumento da qualidade de vida, a valorização do ser humano, o respeito ao meio ambiente, a organização empresarial de múltiplos objetivos, e a valorização das ações, tanto das empresas quanto dos indivíduos.

A base conceitual contemporânea da responsabilidade social empresarial está associada aos valores requeridos pela sociedade pós-industrial. As empresas estão inseridas em ambiente complexo, onde suas atividades influenciam ou têm impacto sobre diversos agentes sociais, comunidade e sociedade.

Segundo Galbraith o avanço tecnológico levou a mudanças significativas na economia e na forma de organização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com