TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas sobre "Introdução ao Gerenciamento de Recursos Humanos"

Ensaio: Respostas sobre "Introdução ao Gerenciamento de Recursos Humanos". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Ensaio  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 3

O componente de Introdução à Administração de Recursos Humanos busca a compreensão da estrutura organizacional, diferenciando as funções da administração de pessoal e recursos humanos, assegurando uma visão sistêmica da administração.

Na atividade avaliativa desta semana iremos reconhecer a importância de uma das funções de recursos humanos. A proposta é identificar os métodos de recrutamento, classificar os tipos de anúncios utilizados quanto a sua forma de apresentação e também reconhecer os aspectos que afetam o recrutamento do ponto de vista da organização.

Por que é importante realizar um planejamento de RH antes de iniciar o processo de Recrutamento?

R: O processo de recrutamento e de pessoal começa com planejamento. Antes de iniciar o recrutamento e contratação de funcionários, uma empresa deve identificar as necessidades de seus funcionários, incluindo o tipo e o número de funcionários que quer e pode pagar. O planejamento inicial requer uma avaliação de que a empresa precisa e do tipo de funcionários que podem atrair. O processo de habilitação e seleção de pessoal compreende a fase final do processo de recrutamento e recursos humanos. Esta fase consiste em revisar currículos, realização de entrevistas, reuniões com candidatos a emprego e comparar as qualidades e habilidades do pessoal contratado com aqueles identificados como desejáveis durante as fases iniciais do processo.

Recrutamento interno ou externo: qual deles você escolheria como método de recrutamento em sua empresa? Justifique.

R: Recrutamento interno é um processo de aproveitamento do capital humano interno e serve também como fonte de retenção e motivação dos profissionais dentro da empresa. Vantagens do recrutamento interno:

-Mais econômico, pois dispensa o trabalho de empresas de recrutamento.

-Melhor aceitação da Política de pessoal – constitui um incentivo importante para os funcionários.

-O funcionário está mais integrado na empresa e é desenvolvido um espírito sadio de competição e crescimento entre o pessoal.

Recrutamento Externo

Esse tipo de recrutamento só é feito quando se esgotam os recursos humanos internos da Empresa. É o preenchimento de uma vaga através da contratação de uma pessoa de fora da empresa.

Vantagens do recrutamento externo:

-Maior facilidade de aprendizagem.

-Possibilidade de seleção mais exigente.

-Experiências novas para a organização - Renova e enriquece os recursos da organização, agrega capacidades ainda inexistentes na equipe.

Para minha empresa sem dúvidas eu iria optar pelo recrutamento interno, pois o funcionário já esta adaptado a empresa e aos outros funcionários, seria mais fácil treinar e recrutar ele para o cargo desejado.

O que é um anúncio Semi-Aberto?

R: Visando evitar os eventuais inconvenientes, o anúncio semi-aberto desenvolve uma pré-triagem, apesar de ter o nome da empresa divulgado. Trata-se da opção por exigir que os candidatos enviem seus currículos para um endereço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com