TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS E A GESTÃO DO CONHECIMENTO

Trabalho Escolar: O GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS E A GESTÃO DO CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

A história da Administração de Recursos Humanos inicia-se com o movimento da Administração Científica, com origem nas experiências de Frederick W. Taylor (1856-1915), nos Estados Unidos da América, e Henri Fayol (1841-1925), na França. Tal movimento focou primordialmente em proporcionar fundamentação científica às atividades administrativas, substituindo a improvisação e o empirismo, além de contribuir para fundamentar a Administração Científica, sendo este o método empregado por Henry Ford (1863-1947), o pioneiro da indústria automobilística americana.

Ford afirmava que o trabalho deveria ser altamente especializado, realizando cada operário uma única tarefa, além de manterem-se uma remuneração justa e uma jornada de trabalho menor para aumentar a produtividade dos operários. O movimento da Administração Científica difundiu-se amplamente e tornou-se uma das principais bases da organização industrial nas primeiras décadas do século XX.

Somente na década de 60 começa-se a falar de Administração de Recursos Humanos, mas sem perder de vista o fato de que as pessoas que trabalham nas organizações são muito mais que simples recursos, pois é através delas que serão efetivamente elaborados e conseguidos os resultados das empresas.

Avançando mais algumas décadas, até nosso período contemporâneo onde a organização moderna consiste de especialistas de conhecimento, vemos que ela precisa ser uma organização de iguais, de colegas e associados. Nenhum conhecimento vale mais que o outro; cada um é julgado por sua contribuição para a tarefa comum, ao invés de por qualquer superioridade ou inferioridade inerente. Portanto, a organização moderna não pode ser uma organização de chefe e subordinado. Ela deve ser organizada como uma equipe.

Nunca foi tão grande a expectativa em torno do papel e da atuação da área de recursos humanos como em nossos dias, já que o mundo empresarial “descobriu” que é no conhecimento que as pessoas têm que residem as chances e as oportunidades de sobreviver no futuro.

Finalmente foi percebido que as vantagens competitivas duráveis dependem do conhecimento que criado e mobilizado pelo corpo funcional. Agora, o funcionário contribui não só com sua força muscular, mas principalmente com sua capacidade de criar, inovar, conhecer, aprender, mudar, adaptar, ensinar e compartilhar.

E considerando-se a atual conjuntura da disciplina, podemos dizer que muito pouco foi feito até agora em relação à gestão do conhecimento corporativo e que há muito trabalho pela frente. A gestão de pessoas e a gestão do conhecimento, portanto, devem caminhar juntas.

É importante ressaltarmos a importância entre o conhecimento novo e os conhecimentos que cada pessoa carrega consigo. Através destas relações de aprendizagem, os seres humanos aprendem coisas novas, incorporam novos conhecimentos, novas habilidades, competências, aprendem e ensinam, criam modelos e etc. Estes eventos garantem que o indivíduo de hoje seja uma pessoa diferente amanhã, renovando-se durante toda a sua vida.

Estamos vivendo a "era do conhecimento", ou "era da informação", onde os paradigmas até então determinados pela industrialização cedem espaço para a produção intelectual e todas as suas possibilidades. Enquanto na antiga sociedade de mentalidade tipicamente industrial a prioridade estava na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com