TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerenciamento de recursos humanos

Resenha: Gerenciamento de recursos humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  Resenha  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

Está localizada na cidade de Petrópolis/RJ, com mais de 996 funcionários, e tem como atividade o reparo e revisão de turbinas aeronáuticas. Tem um faturamento anual de 870 milhões.

Possui unidades de negócios em infraestrutura, soluções financeiras para empresas e consumidores, saúde, indústria que oferecem produtos e serviços que vão desde motores de avião até a geração de energia.

Acredita que é necessário proteger o meio ambiente, com isso criou um grupo de voluntários, seguindo a filosofia da GE Volnteers, onde há um estatuto e uma diretoria com mandato de doze meses. Esse grupo desenvolve atividades educacionais, culturais, esportivas, dentre varias outras para atender diversas entidades e instituições carentes.

No seu plano de gestão, o RH atua em parceria com a liderança da companhia, que após definir a estratégia para o crescimento do negócio dividirá com os demais níveis da empresa (ex. opercional ).

A empresa “tenta” trabalha com o conceito de meritocracia, portanto os profissionais com melhor avaliação são priorizados quando surgem oportunidades. Para tanto, a promoção dos cargos é devido a essa avaliação, onde temos uma concepção de “plano de carreira”.

Profissão e Carreira

Iniciou-se a palestra com o professor Jorge Bezerra fazendo um questionamento a todos os presentes: Aonde você quer ir? O que você está fazendo para chegar lá?

Nos dias atuais está existindo um grande conflito onde o ser e o ter não estão casando mais um com o outro, e estão sendo substituído pelo parecer.

Porém existe uma geração que vem tomando conta do mercado, a chamada geração Y, uma geração que não tem medo de assumir riscos, até sabem que uma empresa pode quebrar, mas também sabem que tem muito potencial para fazê-la crescer. Geração essa que tem a palavra chave “mudança”.

Uma empresa citada na palestra que não soube acompanhar a mudança foi a empresa Esso sobre o seu produto Bomba flit, no inicio ela dominava o mercado no combate a insetos entrou então a Rodear que lhe sugeriu a troca de sua bomba por spray, na total confiança que sua empresa fazia anos de mercado a Esso não aceito a adaptação, resultado perdeu 100% de espaço para a Rodear, que sucessivamente perdeu para a SBP, conclusão o mercado varia muito. Heráclito de Efeso ( 470 a.c) já dizia:

Hoje a única coisa constante é a mudança.

Nosso desafio maior e transformar idéias em negócios. Para ser um bom gestor eu preciso saber:

Diagnosticar a situação

Construir um plano de ação (isso vem através de idéias)

Elaborar projetos

Mapear processos

Mensurar resultado

Às vezes devemos parar e refletir: Como estou fazendo esta faculdade?Se realmente minhas preocupações estão em aprender? Pois o mercado de trabalho anda muito competitivo e para estar preparado devo: escrever e falar bem o português, escrever e falar bem o inglês, falar bem o Windows, alimentar o currículo, alimentar o network

Observa-se que até obtermos um crescimento profissional passamos por varias etapas que vai desde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com