TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Restaurante Smak

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Administração de Empresas 1° Semestre-2015

Alessandro da Silva        RA: 2848228954

Alice Cláudia Marin        RA: 1709971430

Ivane Marisa M. de Campos        RA: 2812762991

Luiz Henrique Dos Santos        RA: 2845260340

Michele Dos Santos Pereira        RA: 2808876109

Desafio Profissional:

Restaurante Smak

Atibaia, SP

2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

Administração de Empresas 1° Semestre-2015

Alessandro da Silva        RA: 2848228954

Alice Cláudia Marin        RA: 1709971430

Ivane Marisa M. de Campos        RA: 2812762991

Luiz Henrique Dos Santos        RA: 2845260340

Michele Dos Santos Pereira        RA: 2808876109

Desafio Profissional:

Restaurante Smak

Trabalho apresentado como requisito parcial ao Curso Administração de Empresas, para a obtenção de nota nas disciplinas de “Comportamento Organizacional e Empreendedorismo”, área de concentração: Administração, da Universidade Anhanguera - UNIDERP, sob orientação do Tutor Presencial Junior.

Atibaia, SP

2015


Sumário

Introdução3

Pesquisa de Principais Motivos do Insucesso4

Plano de Negócios5

Layout do Restaurante Smak8

Análise SWOT9

Forças9.1

Fraquezas9.2

Oportunidades10.1

Ameaças10.2

Diagnóstico11

Problemas Identificados11.1

    Propostas de Solução11.2

Referências Bibliográficas12



Introdução

No estudo a seguir foram discutidos vários pontos de melhoria com o intuito de reposicionar a empresa, Restaurante Smak, no competitivo mercado da gastronomia. Com base no aproveitamento das aulas de Comportamento Organizacional e Empreendedorismo chegamos a conclusões que servirão de ferramentas para o bom andamento do negócio.

Uma das ferramentas mais utilizadas no crescimento da empresa é a Análise SWOT, que se trata da observação dos pontos fortes e fracos da empresa onde o gestor poderá conhecer melhor os problemas da organização e assim tomar melhores decisões para caminhar com mais certeza em direção ao sucesso.

Pesquisa de principais motivos de insucesso

Para ajudar a Sr. Irena foi feita uma pesquisa para que ela pudesse entender os motivos, que levam um proprietário a ter dificuldade financeira e insucesso.

Temos aqui alguns pontos:

Falta de planejamento;

Não ter controle financeiro;

Confundir CPF com CNPJ;

Carga tributária;

Ausência de capital de giro;

Falta de mão de obra qualificada;

Querer assumir todas as funções;

Não atualizar sua empresa e seu profissional perante o mercado;

Estagnação e falta de criatividade;

Falta de comprometimentos dos funcionários;

Planos de negócios

Conforme ZUINI, 2012 “apud” KOJIMA, professor de estratégia do Insper.

“Planejamento é essencial para uma empresa. Saber administrar os movimentos naturais do negócio ajuda a manter a operação saudável. Para Kojima, os empreendedores costumam ter problemas para lidar com os projetos de curto e longo prazo.”

Antes de tudo devemos prestar bem atenção nessa palavra: planejamento. Ou seja, a casa, a festa e o restaurante Smak, não vão se realizar somente porque assim deseja, mesmo que seja um desejo ardoroso.

Para que o restaurante Smak volte a ter lucro, mais clientes, mais funcionários, tranquilidade de gerenciamento. Um plano de negócios é um documento que descreve (por escrito) quais os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Só um plano de negócios poderá ajudar Irena a identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.

Primeiro Irena deve se perguntar?

O que é o negócio;

E como manter atualizado frente à concorrência;

Quais os produtos e/ou serviços estão no gosto do cliente;

Está aberto a novas tendências do mercado;

O visual da empresa é atual;

O montante de capital a ser investido;

Qual será seu faturamento mensal;

Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Primeiramente observar na norma jurídica em qual se enquadra a empresa de Irena, MEI – microempreendedor individual, empresário individual, eireli, sociedade limitada ou outra natureza jurídica. Depois de escolhido em qual melhor se enquadra o restaurante Smak.

Segundo o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais, 2004(on line)

“Para orientar o empresário no processo de gestão e obtenção de melhores resultados empresariais, o Sebrae Minas dispõe de consultores terceirizados em diversas áreas, entre as quais finanças, custos, produção, marketing, pesquisa de mercado, franquias, recursos humanos, qualidade e jurídico-tributária.”

Deve-se atendar ao enquadramento tributário, se é o simples, lucro presumido, ou lucro real. Já dentro da lei, sabendo quanto será seus gastos com os impostos.

Irena pode já passar para o próximo passo que é seu plano marketing, que será feito com base nos produtos de qualidades, que vão chamar mais atenção, produtos com descontos estarão no folder, panfleto, propaganda em rádios, jornais, revistas, mala direta, brindes e sorteios, descontos, participação de feira gastronômica, renovação da sua gastronomia que será bem divulgado na mídia e redes sociais, e degustação de alguns produtos para aguçar os paladares dos clientes e quanto pretenderem gastar com propaganda para que não afete o orçamento do restaurante.                 Também terá um acompanhamento bem agressivo em busca de novos clientes, através de como os concorrentes estão conseguindo atrair mais clientes como comida a quilo, abrindo o leque de pratos e não somente de comida polonesa, a comida polonesa terá todos os dias, mais cada dia da semana o restaurante vai se adentrar em novos pratos como dia da feijoada, café matinal, música ambiente, karaokê, self-service, comidas típicas de outros países para atender todos os tipos de públicos e comida light. Tudo isso já bem selecionado os fornecedores e os prazos que devem ser cumpridos para a entrega de materiais  com juros caso não ocorra, mais  em foram de contrato para dar veracidade e também um sistema que possa receber o pedido do cliente e transferir para o seu chefe de cozinha e para Irena para que possa saber quanto está sendo gasto em  materiais e quanto precisa repor, para que cada fornecedor possa ter tempo hábil de entregar todos os produtos que serão usados na cozinha ou outro departamento do restaurante, sem que ela necessite ir pessoalmente contar o estoque, por cada tipo de prato ou serviço vendido saberá, automaticamente o que precisa ser pedido com envio automático para cotação e envio de resposta a Irena diretamente a seu sistema  a qual melhor atende a suas necessidades de custos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (339 Kb)   docx (123.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com