TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Comunicação Integrada de MKT

Por:   •  14/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.758 Palavras (12 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 12

O objetivo do Marketing? É obter e manter clientes. É CONHECER E ENTENDER O CLIENTE TÃO BEM que o produto ou serviço adequado a ele se venda sozinho. Comunicação de Marketing? É o meio pelo qual as empresas buscam informar, persuadir e lembrar, direta ou indiretamente, sobre produtos e marcas que comercializam. É uma construção de dialogo e relacionamento com o consumidor. O marketing e a CIM: A comunicação integrada de marketing está inserida no P de promoção do Composto de Marketing. Fluxograma de Gerenciamento de Marketing: Missao e Visao Organizacional > Analise Situacional > Analise das oportunidades de mercado (definição de mercado alvo linkado a estratégia de marketing) > Objetivos de Marketing > Estratégia de marketing  ( a partir da analise do comportamento do comprador e da analise da segmentação do mercado) > Táticas de Marketing > que podem ser: Produto, Preço, Canais de distribuição ou Comunicação Integrada de Marketing > Qualquer uma delas levará ao Programa de Marketing  > E por fim a resposta do Mercado Alvo. Representação Gráfica do conceito da CIM: Posicionamento da empresa ao meio e ao redor: Stakeholders em geral, Clientes Potenciais, Distribuidores, Fornecedores, Clientes Atuais, Sociedade, Governo. Programa de comunicação de Marketing envolve:  Propaganda, Promoção de vendas, Eventos e experiências, Relacões publicas e assessoria de impressa, vendas pessoais, marketing diretor. Isso leva ao Brand equity: Coscientização da marca, imagem da marca, respostas a marca e relações com a marca.

MIX da CIM: Propaganda: Lembrança – informação – persuasão. Criar a imagem, ajudando no posicionamento do produto. Investimento no valor da marca. Benefício chave: capacidade de comunicar uma mensagem para um grande número de pessoas ao mesmo tempo. Promoção de vendas: Estimular a compra. Envolve técnicas de incentivo, impactante, de prazo determinado, estimulando os diversos públicos à compra. Benefício chave: pode desenvolver um pacote de valor agregado para o profissional de marketing. Patrocínio: Prática de promover os interesses de uma empresa e suas marcas a um evento específico ou a uma causa. Implica em investimentos em eventos, atividades ou pessoas, de caráter cultural, esportivo ou social. Benefício chave: ajudar na construção do posicionamento do produto. Venda pessoal: Benefício chave : é utilizada para gerar os benefícios da comunicação individualizada (telefone, pessoal) entre um comprador e um vendedor. Relações Públicas e Publicidade: Desempenham a mesma função. Utiliza espaço não pago e o conteúdo é determinado pelo meio de comunicação utilizado. Visa a gerar notícias – Gerenciamento da imagem da marca = RP. Benefício chave: gerar empatia. Marketing Direto: Sistema interativo de marketing que usa um ou mais meios de   propaganda para obter uma resposta e/ou transação mensurável em qualquer localidade. Benefício chave: Estimula uma resposta imediata. Marketing Digital: Sua função básica é usar o poder das redes online, da comunicação por computador e dos meios interativos digitais para atingir o target. Benefício chave: fornece uma alternativa barata, rápida, flexível e personalizada em relação aos meios tradicionais. Merchandising: Atividade de exposição dos produtos no ponto-de-venda, que inclui amplo conjunto de peças de comunicação (cartazes, banners, displays etc). Benefício chave: fundamental para produtos de consumo de compras por impulso. Advertainment: Significa inserir uma mensagem mercadológica em uma atividade de entretenimento. Benefício chave: melhora a eficácia da mensagem, a recepção da mesma e aumenta o impacto, associando-a a uma marca ou produto. Marketing viral: Boca-a-boca por meio da internet. Benefício chave: ampla cobertura e disseminação da mensagem. Buzzmarketing: A diferença com o marketing viral é que esta ação é proposital. Benefício chave: criar burburinho, colocar um tema em evidência. Brandcontent: Torna tênue as linhas que dividem informação, conteúdo, publicidade e entretenimento. Ferramentas tecnológicas, aplicativos, programas de televisão e eventos se unem em multiplataformas para levar mensagens como questões sócio-ambientais, entretenimento, cultura e serviços em nome das marcas. Benefício chave: proporcionar conteúdo que conquiste a atenção de forma que o consumidor deseje a ideia antes do produto, em uma época onde o tempo é ativo mais escasso.

O Plano de CIM: Missão da CIM : Qual o objetivo geral da empresa e por que está no negócio? Visão da CIM : O que queremos desenvolver ou criar no futuro? Análise Situacional A) Análise da empresa: Dados de vendas e lucros ( Missão e visão da empresa,  Orientação da empresa (arrojada/conservadora),  Recursos corporativos (financeiros, humanos e tecnológicos), Agressividade Participação de mercado,  Tendências de vendas) B) Análise do mercado (Análise dos diversos ambientes (social, político, tecnológico, cultural, econômico, natural etc.), Análise das tendências gerais nas vendas dentro do setor, Análise das tendências gerais nas participações de mercado dentro do setor. Análise das práticas de marketing do setor, Grandes eventos por vir que terão efeito no produto ou serviço C) Análise do produto ou serviço: Histórico do produto ou serviço, Problemas atuais que o produto, marca ou serviço enfrenta, CIM ou temas publicitários anteriores,  Orçamentos de CIM anteriores, Gasto em mídia acumulado, Slogan atual, expressões, posição da mensagem. Análise Competitiva: A) Principais Aspectos dos concorrentes: Concorrência  Direta, Concorrência Indireta – Produtos Substitutos, Pontos fortes e fracos da CIM, Histórico da CIM dos concorrentes, Eficácia da Cim dos concorrentes, Hsitórico de Gastos dos concorrentes B) Fontes de informação: Sites, Portais, Jornais e Revistas, Orgãos Governamentais, Órgãos nao-governamentais, Serviços de Dados padronizados de informação de Marketing C) Dados Geográficos : Ex: índices CDI e BDI. Indicam o desempenho de uma marca em dado mercado. D) Avaliação dos consumidores/usuários atuais: perfil do consumidor atual típico,  dados demográficos, dados psicográficos, dados geo-demográficos,  dados comportamentais, E) Definição do mercado alvo desejado:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (108.5 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com