TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Governança Coorporativa - Compliance

Por:   •  12/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal do Pará

Faculdade de Ciências Contábeis

Disciplina de Auditoria Contábil

Discentes: Ayanna Karoline da Fonseca

              Deylane Mendes Sirqueira

              Jéssica Andrade Dias

              Juliane Viana Campos

Resumo: Governança Coorporativa - Compliance

A evolução da propriedade e das relações de mercado ocasionaram a necessidade de mudança na estrutura das organizações. Antes o proprietário que se confundia com a figura do administrador, passou a não estar mais diretamente envolvido nas decisões administrativas da entidade, fazendo com que houvesse a separação entre a figura do proprietário e do administrador, para isso é dado o nome de relação de agência.

Contudo, em virtude de diversos fatores como a assimetria educacional, ocasionada quando a pessoa que trabalha diretamente na empresa (agentes internos) possuem mais informações que os próprios proprietários e, sobretudo, na maximização de utilidade, ou seja, quando tanto o proprietário quando o administrador tomam as decisões relativas a empresa querendo atender somente a sua necessidade, surgiu o que o Instituto Brasileiro de Governança Coorporativa (IBGC) chama de problemas de agência.

Segundo Fiorini et. Al (2014) o problema de agência é quando pela própria natureza do ser humano, ele tende a maximizar as suas necessidades em detrimento de outrem, ou seja, a figura do administrador ou do proprietário podem tomar certas decisões que vão de contra ao que seria as melhores alternativas para aumentar o lucro da empresa e garantir a sua continuidade a longo prazo.

Neste cenário, objetivando solucionar os problemas de agência, surgiu o sistema de governança corporativa, o qual, segundo Fiorini et. Al (2014, p.02):

“A governança coorporativa nasceu com o grande objetivo de tornar uma organização mais racional, ética e pluralista da economia e da sociedade. (...) a sociedade buscou por um sistema mais equilibrado de decisões, visando minimizar o conflito de agência e também para trazer maior transparência aos negócios.”

De acordo com o IBGC a governança corporativa é um sistema que tem como objetivo dirigir, monitorar e incentivar as organizações, a partir das melhorias dos relacionamentos entre os sócios, o conselho administrativo, a diretoria, os órgãos de fiscalização e controle e outras partes interessadas, para assim propiciar a otimização do valor econômico da organização a longo prazo.

Para que tudo isso ocorra o IBGC desenvolveu, de modo geral, alguns mecanismos de governança, divididos em mecanismos internos e mecanismos externos. Como mecanismo interno é ideal que a empresa desenvolva um conselho de administração responsável por representar todos os acionistas e monitorar a diretoria executiva, um sistema de remuneração vinculado ao desempenho do gestor e ponto chave para alinhamento entre os interesses entre os acionistas e a diretoria executiva e, a concentração acionária, uma vez que o agente concentrador de prioridade pode gerar maior monitoramento e cobrança de desempenho dos executivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com