TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Metodologia

Por:   •  23/4/2015  •  Resenha  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 8

Capitulo 1

Para que o conhecimento possa ser gerado, eh necessaria a articulacao de tres elementos:

- o sujeito – aquele que pensa, reflete, sistematiza o que aprendeu

- o fenômeno – alvo do interesse

- a imagem – representação dada pelo sujeito ao ser e alvo de interesse

Eh a nossa inquietação que possibilita a produção de conhecimentos.

Já a observação eh a utilização de nossos canais sensoriais a fim de filtrarmos da realidade informações de nosso interesse. Ela nos ajuda a compreender melhor os seres, os eventos que os cercam. A observação eh o ponto de partida de um estudo, o meio para validarmos novos conhecimentos.

O conhecimento eh produzido no momento de nossa confrontação com a realidade. O conhecimento eh singular e próprio de cada um de nos.

O saber eh o conjunto de conhecimentos que são transmitidos por meio de processos de ensino. O saber manifesta-se nos grupos sociais por meio de habilidades, de atitudes e valores.

Como seres pensantes – o conhecimento (individual), somos instigados pela nossa curiosidade, buscamos melhor compreender a realidade.

Como seres sociais – o saber (coletivo), utilizamos o saber para modelar a realidade, selecionamos os conhecimentos que devem ser transformados em saber.

Tipos de conhecimento:

- Teologico: gerado por respostas a questoes aparentemente inexplicaveis que sempre nos colocaram diante de duvidas. Diante deste conhecimento, não questionamos a existência de entidades divinas, aceitamos como verdades, as revelações postas em nome dessas entidades, pois aceita sem restrições os dogmas da fe. Éh dogmático e sistemático.

- Filosofico: questionamentos sobre nossa condição no universo, busca de respostas. eh abrangente pois busca uma compreensão da realidade, eh especulativo.

- Empirico: compreensão dos seres e fenômenos que constituem nossa realidade. Eh particular, eh assistemático pois não exige comprovações, eh subjetivo pois eh gerado a partir das experiencias de cada sujeito, eh transitório (efêmero) pois ao ser transmitido de geração em geração vai sendo modificado.

- Cientifico: desejos de conhecer e desvendar o universo e de dominar a natureza, eh a transformação das duvidas em certezas. Eh metódico pois por meio da experimentação dos fatos produz seus postulados, rigoroso pois propõe conclusões seguras.

Nem sempre o conhecimento produzido sobre a realidade beneficia a todos, pois a ciência tem se prestado muitas vezes somente as elites, e embora as contribuições vindas da produção de conhecimentos sejam ilimitadas, a grande maioria delas continua sendo vistas como propriedade de quem a produz e hoje o conhecimento está centrado nas nações de primeiro mundo.

Relacao ética e ciência: sera que as metas do cientista eh somente investigar, estudar e experimentar?, sera que ele esta preocupado com o próximo e com o que sua descoberta ira afetar?

O que eh verdade: eh um momento em que conseguimos descrever e expressar uma faceta da realidade, onde há uma juncao entre aquilo que expressamos e aquilo que a realidade manifesta,  e por mais que a ciência se dedique a desvendar os mistérios desse universo, o conhecimento desse processo eh transitório.

A ciência pode ser um conjunto de conhecimentos, métodos e valores. Para a ciência, verdade eh aquilo sobre o que ela pode dispor naquele momento.

Erro: julgamentos errados e precipitados e que não correspondem a realidade e que muitas vezes são levados por falsas evidencias.

Valor do método: Metodo cientifico eh um conjunto de acoes que nos permite atingir um determinado objetivo, alcançar um determinado resultado. Ele eh um instrumento básico para a produção do conhecimento e eh ele que ira permitir alcançar os objetivos com segurança.

Capitulo 2

A revolução industrial (1830 a 1914 ) marcou o inicio de uma nova fase na historia da humanidade em que a aplicação dos conhecimentos científicos lancou os alicerces da revolução de forma que o homem começou a conhecer seus deveres e direitos. Nesta época, propagaram-se as universidades, que pregavam que somente apartir de uma melhor compreensão do homem e natureza, a sociedade poderia ser mais justa. Nesta busca por justiça e novos direitos, fez com que houvesse novas transformações sociais.

O Cristianismo foi um dos processos mais relevantes de toda a Idade media, pois a igreja e outras instituições politico-sociais integraram-se em uma estrutura complexa, transformando-se gradativamente na base de toda a sociedade. Ai foi instaurada a Inquisicao, que tinha por missão zelar pela integridade da fe, havia uma ameaça a todos aqueles que aspirassem por qualquer tipo de liberdade, inclusive a de conhecimento.

Iluminismo: fez com que o homem tivesse suas preocupações amenizadas com a vida pos morte e isso interferiu de alguma forma nas concepções do homem sobre culpa, arrependimentos e pecados. Isto fez com que ele dedicasse a criação de uma sociedade mais harmônica e constituem-se assim a abertura para o desenvolvimento da ciência.

Novas Transformacoes: a cada novo passo da ciência, possibilitava a criação de novos produtos, instrumentos, maquinas.....invenção da maquina a vapor, substituição do vapor pela energia elétrica, inovação nos transportes (estradas), revolução nos meios de comunicação (telegrafo), automação das maquinas, crescimento demográfico.

A tecnologia eh o fruto da ciência e a ciência eh alavancada pela tecnologia.

A ciência eh um conjunto de atividades que tem como meta a compreensão de tudo o que constitui o universo. E já a tecnologia eh a aplicação desta ciência a criação de artefatos que possibilitem o controle desse mesmo universo.

O conhecimento soh se transforma em saber quando formalmente transmitido.

Muitas vezes, a ciência enfrenta vários tipos de dificuldades para manter o ritmo de suas atividades devido a relação custo/beneficio dos produtos produzidos, a tecnologia. Essas dificuldades resultam ainda tanto da velocidades com que a ciência tem se desenvolvido nas ultimas décadas, quanto da transferência do foco da atividade intelectual para a produtiva. Ex. escassez de recursos, falta de pessoal especializado, competição entre os pesquisadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com