TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO METODOLOGIA ACADÊMICA

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo capitulo 1

Metodologia da pesquisa

A metodologia da pesquisa ira ensinar você como desenvolver e apresentar seus trabalhos durante o curso de teologia livre.

1.1CIÊNCIA E CONHECIMENTO

Ciência é um termo latim, “scientia”, que significa conhecimento, saber.O dicionário Michaelis (2009) define ciência como sendo um ramo de conhecimento sistematizado como campo de estudo ou observação e classificação dos fatos relativos a um determinado grupo de fenômenos e formulação das leis gerais que os regem.

E o que é conhecimento ? De acordo com  Houaiss (2001), define-se por conhecimento “estado ou condição de compreender, entendimento, domínio, competência, sabedoria “.Deste modo, é preciso compreender e, principalmente, ter o domínio sobre o que vai se falar ou escrever. Não se pode dissertar sobre o que não se conhece.

  1. CONHECIMENTO POPULAR

É o que chamamos também de conhecimento empírico. São opiniões das pessoas, o que pensam e suas vivencias e experiências.

  1. CONHECIMENTO CIENTIFICO

É o conhecimento que resulta de uma investigação metódica e sistemática dos fatos, fomentando uma analise das causas pelas quais aquele determinado fato acontece, através da pratica de demonstração ou experimentação.

  1. CONHECIMENTO FILOSOFICO

Este tipo de conhecimento esta embasado sobre tudo no idealismo, originado, respctivamente no pensamento de Platão e de Aristoteles. A racionalidade é o método utilizado na construção deste tipo de conhecimento, predominando o processo dedutivo que precede a experiência – não se requer compravação experimental, mas coerencia logica.

  1. CONHECIMENTO RELIGIOSO

É também conhecido como conhecimento teológico, partindo do principio de que as verdades compreendidas são infalíveis, pois se tratam de revelações divinas.

  1. CONHECIMENTO ARTISTICO

Enfatiza a intuição, que produz emoções. Privilegia o “sentir” e não o “pensar”. A preocupação se dá não com o tema, mas com a forma como trata-lo.

  1. CONHECIMENTO TÉCNICO

Não é proveniente nem do instinto, nem das sensações e nem da observação pura e simples. Este tipo de conhecimento provem da razão, principalmente na construção do conhecimento de como realizar algo, e os meios para que isso ocorra.

A definição de pesquisa e pesquisador, a importância dessa relação, e a necessidade do espirito cientifico e da ética para o desenvolvimento das pesquisas.

O conceito de metodologia e os tipos de metodos [induitivo, dedutivo, éticoetico-dedutivo, dialético e fenomenológico], os quais constituem-se a linha de raciocínio a ser utilizados na condução da pesquisa.

Resumo Capitulo 2

A Pesquisa

O capitulo 1 ao discorrer a respeito de metodologia da pesquisa apresentou, com base em Gil, a premissa de que os métodos científicos, são um conjunto de procedimentos tanto intelectuais quanto técnicos e elencou os procedimentos intelectuais [ métodos ou linhas de raciocínios] a serem adotados na pesquisa.

2.1CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA CIENTIFICA

Há diversas formas de classificar a pesquisa cientifica. Cervo e Bervian destacam que em relação a sua natureza uma pesquisa pode ser considerada básica ou aplicada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com