TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Metodologia

Por:   •  26/5/2015  •  Resenha  •  1.687 Palavras (7 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTIONARIO PARA PROVA DE METÓDOLOGIA 1. O que é conhecimento? E como acontece?

R- É um conjunto de informações que inclui crenças e valores que se modificam de acordo com o meio. Se dá pela vivência circunstancial e estrutural das propriedades necessárias á adaptação, interpretando a assimilação do meio interior e exterior ao ser.

2. Cite 4 tipos de conhecimento.

R- De acordo com o contexto metodológico temos 4 tipos de conhecimento: Filosófico; Religioso. Popular; Cientifico.

3. Diferencie conhecimento popular de conhecimento cientifico.

R- Conhecimento popular não se distingue do cinético nem pela veracidade nem pela natureza do objeto conhecido , mais sim pela forma, modo ou métodos e pelos instrumentos do "conhecer".

4. Quais as características do conhecimento popular e do cientifico?

R- Popular - valorativo, reflexivo, assistematico, verificavél, falivél, inexato. Cientifico-real,contigente,sistemático,verificavél,falivél,aproximadamente exato.

5.O que é ciência?

R- É todo conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao conhecimento sistemático com o objetivo limitado, capaz de ser submetido á verificação.

6. As ciências possuem o que? Comente

R- Objetivo: preocupação em distinguir a característica comum ou as leis que regem determinado evento; Função - aperfeiçoamento através do crescente acervo de conhecimentos; Objeto- material- aquilo que se pretende estudar; Objeto- formal- o enfoque que se imprime ao estudo.

7. O que é pesquisa cientifica?

R- É toda atividade realizada para se descobrir a resposta a alguma indagação que temos a respeito de um assunto. é um procedimento formal, com método de pensamento reflexivo, que requer um tratamento cientifico e se constitui no caminho para conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais.

8 .Qual o motivo de se fazer uma pesquisa?

R- Pelo desejo e pela própria satisfação de conhecer (razões intelectuais);com desejo de conhecer com vistas a fazer algo de maneira mais eficiente e eficaz ( razões práticas);para atender a uma necessidade social.

9. Como é feito o desenvolvimento da pesquisa?

R- a) Seleção do tópico ou problema para a investigação; b)Definição e diferenciação do problema; c)Levantamento de hipóteses de trabalho; d)Coleta, sistematização e classificação dos dados; e)Análise e interpretação dos dados; f)Relatório dos resultados da pesquisa.

10. Quais os tipos de pesquisa?

R- De acordo com seus objetivos e características a pesquisa pode ser: a natureza; a abordagem; aos objetivos; aos procedimentos.

11. Quanto a sua natureza como pode ser?

R- Pesquisa : Básica - gerar conhecimentos novos , uteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Aplicada - gerar conhecimentos para aplicação pratica dirigidos á solução de problemas específicos.

12. Diferencie pesquisa quantitativa de pesquisa qualitativa.

R- Pesquisa Quantitativa - como o próprio nome já diz refere-se a quantificar os fenômenos sociais, o que significa traduzir em números, opiniões e informações para classifica-los e analisá-los. Também busca indicadores e tendências observáveis. Pesquisa Qualitativa - ao invés de estatísticas, regras e outras generalizações, ela trabalha com descrições ,comparações, interpretações e atribuições de significados. destaca os valores, crenças e atitudes.

13. Quanto aos objetivos da pesquisa exploratória relate-os.

R- A pesquisa exploratória tem como objetivo promover maior familiaridade com o problema, visando torna-los explicito ou construir hipóteses. Ela é recomendada quando a pouco conhecimento sobre o problema a ser estudado.

14. Comente sobre a pesquisa descritiva.

A pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos e fenômenos sem manipula –los . tem como objetivo a descrição das características de uma determinada população , ou busca classificar, explicar e interpretar a frequência de um fenômeno.

15. Quanto aos procedimentos temos dois : Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental . Comente-as.

R - Pesquisa Bibliográfica - tem como finalidade a busca de explicações para os problemas ,partindo das referências teóricas já publicadas. Pesquisa documental - diferencia da bibliográfica pela natureza da fonte.

16. Como se faz um estudo de caso?

R - É um estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetivos, possibilita conhecimento amplo e detalhado do fenômeno escolhido.

17, E pesquisa de campo?

R - É desenvolvida no local onde os fenômenos ocorrem.

18. O que é método cientifico? R - É um conjunto de etapas distribuídas ordenadamente de forma racional que, com maior segurança e economia permite alcançar o objetivo, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões.

19.Quais são os objetivos na formação acadêmica em relação a elaboração dos trabalhos científicos?

R - Trabalhar com os conhecimentos adquiridos; Capacitar para a resolução e problemas; Desenvolver as habilidades de síntese e organização de ideias ; Fazer ciência.

20. Quais os aspectos devem ser considerados na laboração de trabalhos científicos?

R - Redação: a linguagem empregada deve ser formal, clara e objetiva; Organização: a apresentação deve obedecer a uma sequência lógica que favoreça a compreensão. Estrutura: o conteúdo de um trabalho desta natureza deve atender á norma pré-estabelecidas.

21. De quem adotamos as normas adotadas para a estruturação de trabalhos acadêmicos?

R - de forma geral adotamos as normas da ASSOCIAÇAÕ DE NORMAS TECNICAS (ABNT), para Redação de projetos de pesquisa - NBR 15287; Redação de trabalhos acadêmicos - NBR 14724; Citações em documentos - NBR 10520; Elaboração das referências - NBR 6023.

22, Referente ao elementos de um trabalho cientifico e acadêmicos . qual o mais comum e exige-se?

R - Os mais comuns são os projetos de pesquisa, e independente de que material se deseja produzir exige-se basicamente os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

23. Quais os elementos pré -textuais que deve conter em projetos?

R - capa ( obrigatório); folha de rosto( obrigatório); Sumário (obrigatório),

24. Quais devem ser os de relatórios de trabalhos?

R - 1.capa ( obrigatório); 2. folha de rosto obrigatório); 3.dedicatória( opcional) 4. Agradecimentos (opcional); 5. epígrafe(opcional); 6. resumo (obrigatório);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com