TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo - O Monge e o Executivo

Por:   •  24/3/2022  •  Resenha  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA

GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS II – LARISSA ATAÍDE

HENRIQUE GOMES DA SILVA

RESUMO: O MONGE E O EXECUTIVO

Parte 1

Campina Grande – PB

2019

RESUMO

O presente resumo foi feito com base no livro “O monge e o executivo” De James C. Hunter.

De início, o autor conta sobre a carreira de John, um gerente geral de uma grande empresa, bem-sucedido, com uma boa família. O primeiro impasse aparece quando John achava que tudo estava indo perfeitamente bem na sua vida, com o passar do tempo seus funcionários aderiram a um sindicato por causa das condições de trabalho, refletindo ao John sobre sua postura como líder, fazendo-o perceber que ele não era tão bom quanto pesava. Além disso, os alunos do time de baseball que ele treinava não estavam satisfeitos com sua gestão também, como isso não fosse o suficiente para fazê-lo se questionar sobre sua postura, seus filhos começaram a se rebelar na adolescência e ele viu a sua família ameaçada também com a possibilidade de um divórcio.

Orgulhoso e conservador, John reluta ao pedido de sua esposa para que ele vá pedir conselhos ao padre de sua igreja, no entanto ele acaba cedendo e recebendo os conselhos do padre que o indica para passar uma semana em um retiro espiritual em um mosteiro.

Em sua chegada no mosteiro, são apresentados a John e ao leitor o local e os outros personagens, sendo que um deles, Len Hoffman, um grande executivo reconhecido pela sua trajetória de sucesso como um grande líder se destaca. Len, deixou sua vida bem-sucedida para atrás para viver como Frade no mosteiro, passando seus conhecimentos sobre liderança aos hospedes através de aulas na programação do retiro.

A partir disso, a rotina do mosteiro é apresentada com um foco nas aulas de liderança de Len Hoffman fazendo com que o leitor se insira nas aulas e participe ativamente de suas reflexões sobre liderança. Len começa destacando a diferença entre poder e autoridade, definindo respectivamente o primeiro termo como a obediência dos liderados imposta a força, citando até mesmo Max Weber, Já o segundo termo se refere a obediência exercida sem imposição, por livre espontânea vontade dos liderados.

Hoffman destaca o relacionamento e a influência como medidores importantíssimos para alcançar o nível de autoridade. Durante seus ensinamentos, cada personagem exerce um papel nos questionamentos, sendo o sargento Greg o mais notável por representar um líder conservador e cético às novas ideias. Os outros personagens, Kim, a enfermeira, Teresa, a diretora, Chris, a treinadora do time de basquete e Lee, o pastor e colega de quarto de John, todos trazem experiências e contribuições de acordo com suas vivências para complementarem as aulas.

Outro ensinamento importantíssimo colocado por Hoffman é referente as características de um líder, ele por meio de um exercício, feito com os alunos, consegue destacar as melhores competências de um líder e provar que elas são habilidades que todos nós temos e podemos desenvolvê-las. Além disso, elas são cruciais para que possa haver uma liderança por autoridade. Essas características são:

  • Honestidade
  • Bom exemplo
  • Compreensão
  • Bom ouvinte
  • Conquistar a confiança
  • Tratar com respeito
  • Encorajar as pessoas
  • Ter atitude positiva e entusiástica
  • Gostar das pessoas

Hoffman destaca duas dinâmicas que precisam estar em equilíbrio ao lidar com pessoas, a tarefa e o relacionamento. Executar apenas tarefas gera insatisfação no colaborador, se concentrar somente nos relacionamentos gera uma liderança frágil. O correto é executar tarefas enquanto se constroem relacionamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com