TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Monge e o Executivo Uma História Sobre a Essência da Liderança

Por:   •  22/6/2022  •  Resenha  •  2.503 Palavras (11 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 11

Livro de pelo menos 100 páginas – pode ser literário ou científico

LITERÁRIO

1. Bibliografia e dados do livro:

a) Nome do livro; autor; editora; ano de publicação.

HUNTER, J. C. O Monge e o Executivo uma história sobre a essência da liderança. Tradução: Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004,143 p.

b) Dados biográficos do autor.

Nasceu em Detroit, nos Estados Unidos. É casado e mora em Michigan - Estados Unidos - com a esposa (Denise) e a filha (Rachael). É consultor-chefe da J.D. Associados – empresa de consultoria da área de RH e treinamento.

Já esteve no Brasil cerca de 22 vezes desde a publicação do livro em português, desde 2004 até 2020. A primeira vez que veio ao Brasil, não tinha Visto de turista, e foi barrado no aeroporto de Guarulhos, precisando ir até Argentina, para regularizar sua situação e poder entrar no Brasil. Fez palestras em 28 cidades brasileiras, e mais de 80 eventos. Participou do carnaval no Rio de Janeiro e visitou as Cataratas do Iguaçu e Búzios. Seus clientes incluem muitas das organizações mais admiradas do mundo, incluindo o FBI, American Express, Johnson & Johnson, Marriott, Nestlé, Procter & Gamble, Agência de Inteligência de Defesa e todas as quatro (4) filiais das Forças Armadas dos Estados Unidos.

2. Análise do enredo:

a) Quais os temas abordados no livro?

Os temas abordados no livro são: liderança, cultura, ética, empatia, amor, fé e construção de equipes de alto desempenho. Diferença entre poder e autoridade, e entre ser um chefe e ser um líder. O tema central é como ser um bom e eficiente líder, e como todos tem alguma influência, e podem ser líder em algum momento. Diferencia a área técnica da área comportamental, entretanto, deixa claro o quanto estas se relacionam.

b) Apresente a organização da narrativa – o início, meio e fim. Caso tenha outra ordem, explique a sequência utilizada pelo autor.

Resposta: Meio, início e fim. Logo no prólogo, John Daily (personagem principal) conta sua decisão de ter escolhido passar uma semana num mosteiro ao norte de Michigan. Logo depois, ele conta um pouco da sua história desde a adolescência até a vida adulta, e como o nome “Simeão”, fazia parte da sua história, até mesmo em seus sonhos. Posteriormente, narra a sua ascensão profissional, a construção de sua família, e como o relacionamento com a família não estava indo bem. A partir daqui são iniciadas as narrativas da sua semana no mosteiro, até sua saída de lá, após o fim desta semana, quando a história termina.

Trecho copiado: A decisão foi minha. Ninguém é responsável por minha partida.

Página: 10

Comentário: Neste trecho, John Daily (a personagem principal) apoia sua decisão em sua responsabilidade sobre suas escolhas, e inicia a narração da história. John cita brevemente alguns conflitos com outras personagens, e depois narra os acontecimentos durante sua estada no mosteiro.

É interessante porque mesmo motivado por todos os acontecimentos que estava vivendo, inclusive começando a perder o controle, ele deixa claro que foi uma escolha.

c) Quais são os principais conflitos da narrativa? Elabore sua resposta narrando os trechos de conflitos.

Resposta: Os conflitos são entre as personagens.

Trecho copiado: Um dia Rachel veio me dizer que vinha se sentindo infeliz no casamento havia algum tempo e que suas “necessidades” não estavam sendo satisfeitas. Eu mal pude acreditar! Pensava que lhe dava tudo o que uma mulher podia desejar. Que outras necessidades ela podia ter?

Página: 12

Comentário: Conflitos familiares – Esposa (Rachel).

Trecho copiado: O relacionamento com os filhos também não ia bem. John Jr. estava ficando cada vez mais malcriado e agressivo. Certa vez me deixou tão transtornado que quase bati nele. ...Sara também estava diferente.... Mas agora ela parecia distante e eu não compreendia a razão.

Páginas:12-13

Comentário: Conflitos familiares – filhos (John Jr e Sara).

Trecho copiado: Fiquei animado com o resultado, mas meu chefe não gostou do que acontecera e deu a entender que se tratava de um problema de gerenciamento da minha responsabilidade. Não aceitei a insinuação, pois estava convencido de que o problema não era meu, mas daqueles sindicalistas que nunca se davam por satisfeitos.

Página: 13

Comentário: Conflitos no trabalho.

Trecho copiado: Até o time da Pequena Liga de Beisebol, que eu treinava havia anos parecia estar contra mim.... Eu não conseguia compreender o que estava acontecendo, mas tudo isso mexeu muito com meu ego.

Página: 13

Comentário: Conflitos na pequena liga de beisebol.

3. Análise do foco narrativo:

a) Quem conta a história? Justifique com pelo menos três trechos da narrativa.

Resposta: O narrador- personagem conta a história.

Trecho copiado: Ouvi aquilo sem dar maior importância e certo que jamais seguiria a sugestão...Eu sempre quis saber o que tinha acontecido com o lendário Leonard Hoffman... Por favor, compreenda, não foi uma decisão fácil. Eu resisti o quanto pude, esperneando de todas as maneiras. Mas afinal, decidi ir.

Página: 14

Comentário: Leonard Hoffman, havia sido um grande executivo, com grandes resultados de recuperação financeira de empresas praticamente falidas. O fato de Leonard viver no mosteiro, impulsionou sua decisão de ir. Embora como ele mesmo descreve, não foi uma decisão fácil.

Trecho copiado: Eu me sentei na sala de aula olhando o bonito lago azul lá longe. O fogo estava na lareira queimando um pedaço de madeira perfumada. Aonde tinha ido a semana?

Página: 118

Comentário: Acredito que neste trecho John estava reflexivo a respeito de suas escolhas, de suas responsabilidades, não somente dos resultados a serem entregues.

Trecho copiado: Devagar subi os 243 degraus e me sentei

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com