TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Conceito de Processos

Por:   •  23/10/2023  •  Abstract  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2

Conceito de processos:

Toda organização é composta por processos, e esse processos são a composição lógica e sequenciais das atividades. O processo dá objetivo e sentido a essas atividades, sem eles as atividades não seriam complementares umas às outras, ficando assim sem sentido e objetivo.

“Um processo é simplesmente um conjunto de atividades estruturadas e medidas, destinadas a resultar num produto especificado para um determinado cliente ou mercado. É, portanto, uma ordenação específica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim e inputs e outputs claramente identificados: uma estrutura para a ação. Enquanto a estrutura hierárquica é, tipicamente uma visão fragmentada e estanque das responsabilidades e das relações de subordinação, a estrutura de processo é uma visão dinâmica da forma como a organização produz valor (DAVENPORT, 1994, p.13).”         

O gerenciamento de processos por negócios (BMP) é uma nova visão sobre as operações do negócio ultrapassando as estruturas funcionais e tradicionais. Melhorando os processos há uma melhora na entrega do serviço ou produto aos clientes, tanto internos quanto externos. O compromisso com o valor do processo e do cliente é um alicerce da prática de BMP.

O processo de negócio se dá por uma agregação de atividades e comportamentos executados por humanos e/ou máquinas para alcançar resultados. Ele pode ser de ponta a ponta, interfuncional, inter organizacional, além de poder ser uma composição desses. Os processos de negócio podem ser classificados em três tipos: processo primário, processo de suporte e processo de gerenciamento.  Os processos primários são também chamados de processos essenciais ou finalísticos, visto que representam as atividades essenciais da organização, que agregam valor diretamente para o cliente final; eles são frequentemente interfuncionais de ponta a ponta. Os processos de suporte dão suporte tanto para os processos primários quanto para outros processos de suporte (processos de suporte de segundo, terceiro, quarto nível, etc.), eles agregam valor a outros processos; eles são geralmente interfuncionais. Os processos de gerenciamento são necessários para garantir o funcionamento da organização de acordo com suas metas e objetivos, eles gerenciam e controlam os outros processos. Se colocássemos como exemplo uma fábrica de camisetas, um processo primário seria a produção das camisas, um processo de suporte seria a gestão de estoques e um processo de gerenciamento seria a gestão estratégica da empresa.

REFERÊNCIAS

ABPMP. BPM CBOK: Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio. Corpo Comum o Conhecimento – ABPMP BPM CBOK V3.0, Association of Business Process Management Professionals, 2013.

DAVENPORT, T.H. Reengenharia de processos. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

TARGET Consulting. A importância da gestão por processos. Youtube, 4 jun. 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=gpCrjLlv3g4> Acesso em: 1 mar. 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com