TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Processos De Fabricação De Jorge Dantas

Pesquisas Acadêmicas: Resumo De Processos De Fabricação De Jorge Dantas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 2

Forjamento

Princípios mecânicos básicos da conformação: Se diferencia dos demais processos pelo fato de acontecer por impacto. A rápida deformação plástica do material beneficia as propriedades mecânicas da peça, gerando encruamento superficial.

Sua conformação mecânica gera um esforço de compressão sobre um material dúctil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho.

Principio físicos ou químicos do processo: Fisicamente usa um ferramental constituído por um ferramentas de superfície plana ou côncava, denominadas matrizes ou estampas.Quimicamente altera o direcionamento atômico da estrutura cristalina sem alterar suas propriedades de resistência mecânica e demais.

Formas comerciais do produto: Facas, tubos, ferramentas manuais

Aplicação industrial – vantagens e limitações: Na construção civil, indústria naval, automobilística, aeronáutica etc. Vantagens: Boa resistência mecânica bem como acabamento superficial. Limitações: Peças maiores exigem maquinários de grandes volumes requerendo grandes espaços para alocação.

Defeitos nos produtos e meio de controle: Os defeitos normalmente encontrados são empenamentos, trincas e o meio de controle e o ajuste da temperatura e velocidade de compressão.

Descrição com esboço das máquinas de conformação: Equipamentos para forja são as prensas e os martelos e cada um deles se subdividem de forma genérica em alguns tipos peculiares; Prensas de fuso constituídas de um par porca/parafuso, com a rotação do fuso, a massa superior se desloca, dando origem a prensa que acumula energia que é dissipada na descida; Prensas excêntricas ou mecânicas é o equipamento mais comumente utilizado. Pode ser constituído de um par biela/manivela, para transformar um movimento de rotação, em um movimento linear recíproco da massa superior da prensa; O curso do martelo neste tipo de prensa é menor que nos martelos de forjamento e nas prensas hidráulicas. O máximo de carga é obtido quando a massa superior está a aproximadamente 3mm acima da posição neutra central. São encontradas prensas mecânicas de 300 a 12.000 toneladas. A pancada de uma prensa é mais uma aplicação de carga crescente do que realmente um impacto. Por isto as matrizes sofrem menos e podem ser menos maciças. Porem o custo inicial de uma prensa mecânica é maior que de um martelo; Prensas hidráulicas são máquinas limitadas na carga, na qual a prensa hidráulica move um pistão num cilindro. A principal característica é que a carga total de pressão é transmitida em qualquer ponto do curso do pistão. São disponíveis numa faixa de 500 a 18.000 toneladas e 50.000 toneladas; Martelo de forja. O forjamento com um martelo é normalmente feito com pancadas repetidas.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »