TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Socioeconomia

Por:   •  17/10/2019  •  Resenha  •  738 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

Capitulo 1 Cidadania e Direitos Humanos:

Eras do Direito (pagina 15):
1ª geração- direitos civis (liberdade)
2ª geração- direitos sociais (igualdade)
3ª geração- direitos que tem como destinatário o gênero humano, direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos
4ª geração- direito à diferença e à democracia , direitos da bioética e direito da informática

Exercício: Os casos de intolerância religiosa aumentaram e se agravaram no Rio de Janeiro no último ano. Os dados são da Secretaria de Estado de Direitos Humanos que registrou um crescimento de 56% no número de denúncias de 2017 para 2018. No ano passado, foram 16 casos. Enquanto neste ano, já foram registradas 25 denúncias. Segundo o presidente do Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa, Márcio de Jagun, mais de 70% das agressões envolvem religiões de matrizes africanas como o Candomblé e a Umbanda. Resposta: primeira geração

A 2ª geração de direitos humanos caracteriza-se pela existência de um conjunto de direitos fundamentais que conferem aos seus titulares o poder de exigir do Estado prestações positivas relativas ao bem-estar do indivíduo e da sociedade. Direitos a ações positivas, pois obrigam o Estado a promover um conjunto de medidas administrativas e legislativas que assegurem as condições básicas para uma vida digna.
Resposta: direitos sociais dos cidadãos (direitos à educação básica)

Capitulo 2 Identidade e culturas:

Cultura: os valores culturais além de poderem variar dentro de um mesmo agrupamento humano também são dinâmicos em relação ao tempo.
Diferentemente da abordagem evolucionista do termo cultura, Franz Boas afirmava que cada povo possui uma singularidade cultural, no sentido de que existem culturas (no plural), e não meramente cultura (no singular).

Endoculturação: processo permanente de aprendizagem de uma cultura que se inicia com assimilação de valores e experiências a partir do nascimento de um indivíduo e que se completa com a morte. (Na sociedade é observado nas comunidades rurais indígenas, onde as crianças aprendem a conviver com a natureza. Desde os primeiros anos de vida eles são iniciados através de rituais, eles são ensinados a pescar, caçar e sobreviver na selva).

Etnocentrismo: visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais

Estranhamento: “Estranhar” o Outro. Reconhecer em outro indivíduo (ou em um conjunto deles) suas peculiaridades e diferenças. Não somente, mas também suas equivalências. É na prática do ESTRANHAMENTO que eu me identifico, que eu me vejo como ser único e que eu me afirmo como sendo, da mesma maneira, o Outro.

Diversidade: constitutivo do universo, biodiversidade e do humano.

Principais áreas da Antropologia (áreas mantêm relações estreitas entre si): Biologia, pré-histórica, linguística, psicológica, social e cultural.

Visão de Lévi-Strauss em relação as etapas do método antropológico-cultural (página 36): etnologia consiste no primeiro nível de abstração onde através da análise das matérias colhidas vamos fazer aparecer á logica especifica da sociedade que se estuda. Etnografia é a coleta direta, e o mais minucioso possível, dos fenômenos que observamos, por uma impregnação duradoura e contínua e um processo que se realiza por aproximações sucessivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com