TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Stakeholders na Atividade Hospitalar: Uma Investigação Setorial no Estado de São Paulo

Por:   •  1/10/2022  •  Artigo  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo Artigo

Stakeholders na Atividade Hospitalar: Uma Investigação Setorial no Estado de São Paulo

Nesse artigo o objetivo é explicar como os stakeholders interagem no setor hospitalar, e foi diante de uma coleta de dados realizados por meio de entrevistas com especialistas pertencentes a grupos de stakeholders, fizeram uma analise para saber quem teria a maior influência do setor.

Para o desenvolvimento deste estudo, a metodologia de pesquisa adotada foi do tipo exploratória, e sua abordagem, do tipo qualitativa. A obtenção dos dados necessários para execução deste estudo foi realizada por intermédio de uma pesquisa que empregou dados secundários, essa pesquisa foi realizada ao longo do ano de 2006, em duas fases. A primeira teve o propósito de identificar os stakeholders, suas características principais e as variáveis que influenciavam o setor em estudo e segunda que visou ordenar as variáveis por importância, além de categorizá-las em tendências e incertezas.

A escolha do setor hospitalar para o desenvolvimento deste estudo é justificada pela importância que o mesmo representa em termos de atendimento à população e em termos econômicos. A idéia central da abordagem de stakeholders é que o sucesso das organizações depende da forma como gerenciam as relações com os grupos (clientes, fornecedores, comunidades, investidores e outros) que podem afetar a realização de seus objetivos, diante disso, pode se dizer que às organizações deve manter um relacionamento adequado com os diferentes grupos de stakeholders, sendo eles Primários e Secundários, onde os primários são os empregados, fornecedores, clientes, concorrentes, investidores e proprietários, e o Secundários são aqueles que não estão ligados diretamente com  às atividades econômicas da empresa mais que pode influenciar sobre ela.

Diversos autores referem-se à definição de stakeholders, como indivíduos ou grupos que podem influenciar ou serem influenciados pelas ações, decisões, políticas, práticas ou objetivos da organização. Dessa forma, na medida em que as organizações sofrem influência e influenciam diverso o ambiente em que estão inseridos, faz com que cada vez mais os gestores sintam a necessidade de entender quais são essas forças de influência e como podem interagir com os diferentes agentes, para que assim possam se unir para seguir ou pelo menos tentar seguir com uma boa organização.

A inabilidade da empresa em atender satisfatoriamente as expectativas de um dos grupos envolvidos pode comprometer não só o sucesso e sobrevivência da organização, como também todo o sistema formado em torno dessa organização. Podendo os stakeholders secundários ter a capacidade de mobilizar a opinião pública, tanto contra como a favor dessa organização.

A significância dos stakeholders depende, sobretudo da situação e dos questionamentos, e os gestores devem ter métodos propriados para negociar com diferentes stakeholders.

Além da influência que as organizações sofrem o ambiente organizacional também pode ser bastante condicionado por fatores ambientais, a abrangência da análise ambiental pode ser ilimitada, pois inúmeros fatores ambientais podem exercer influência nas atividades das empresas. As variáveis são o fator ambiental, como mudança da estrutura do governo, mudança do preço da matéria prima, novos produtos ou serviços introduzidos na indústria, etc.Toda essas variáveis pode influenciar no desenvolvimento de uma boa organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (850.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com