TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório ou Resumo de Atividade Complementar

Por:   •  18/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  1.460 Visualizações

Página 1 de 2

AC-F3 – Relatório ou Resumo de Atividade Complementar [pic 1][pic 2]

Nome Completo:     

RA:     

E-mail:     

Data:0/06/20    

Curso:Engenharia de Produção

Série:

Relatório ou Resumo Referente à Atividade Desenvolvida

Desenvolvi a atividade de doação de um kit de higiene bucal, das quais seguem em anexos declarações ou certificados de minha presença.

O principal objetivo dessa ação social é promover e ampliar o acesso das pessoas a saúde, nesse caso a saúde bucal; contribuindo assim para o bem estar e satisfação de individuos que encontram-se muitas vezes impossibilitados de adquirir utensílios de extrema importância para a higiene e saúde bucal, como esses.

É de conhecimento de todos que devido a desigualdade social do país, muitas pessoas se encontram privadas de direitos básicos, como o acesso à educação, moradia e saúde. Apesar de existirem políticas públicas como o Bolsa Família, o Brasil Carinhoso, Farmácia Popular e o Programa Minha Casa, Minha Vida que procuram sanar as dificuldades de acesso a esses direitos básicos, as ações do estado ainda são insuficientes para erradicar a pobreza e desigualdade social.

Por isso,  diversas entidades não governamentais ou filantrópicas e ações  sociais  procuram minimizar o sofrimento dessas pessoas que se encontram tão distantes do bem estar básico, que lhes é de direito. Como exemplo disso, podemos citar as campanhas do agasalho, de arrecadação de alimentos para doação,entre outras que procuram, através de parcerias que podem ser feitas com empresas privadas, com o próprio governo ou de doações, ampliar o acesso das pessoas à, sobretudo, educação e saúde.

Se a garantia do acesso a saúde é frágil no Brasil, o caso especifico da saúde bucal também é grave. O presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Dr. Newton Miranda de Carvalho afirmou em entrevista ao portal de notícias R7, no ano de 2012 que 27 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista. Além disso, um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde indicou que, em 2008, 58% da população brasileira não tinha acesso adequado a escovas de dente, esse acesso refere-se á quando o uso de uma mesma escova é feito durante um tempo muito longo e/ou a pessoas que se quer possuem uma escova de dente.

Com base nessas informações sobre a situação da saúde bucal no Brasil e também sobre a iniciativa de ações sociais preocupadas com o bem estar de seus semelhantes, a ação social de distribuição de kits de higiene bucal, ainda que não possa resolver de maneira ampla e eficaz os problemas relacionados a saúde bucal no país, ajuda minimizar o problema à medida do que está em nosso alcance contribuir.

Contudo, isso contribuí cada vez mais pra minha formação, pois começo a enxergar o mundo em que vivemos hoje com outros olhos, vendo que posso fazer muito mais por pessoas que necessitam de ajuda ao meu redor, tanto profissionalmente como socialmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (194.1 Kb)   docx (354 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com