TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo capitulo 9 livro administração teoria e pratica

Por:   •  14/11/2015  •  Resenha  •  2.715 Palavras (11 Páginas)  •  2.211 Visualizações

Página 1 de 11

9.3 - Planejamento e controle das operações

Após concluído o projeto do sistema de operações, as próximas decisões a serem tomadas pelo administrador incluem o planejamento e o controle da produção e a administração dos estoques, da logística e da distribuição.

9.3.1 - Planejamento da produção

O planejamento da produção preocupa-se com o sistema utilizado no dia-a-dia, visando a máxima eficiência produtiva dos produtos e serviços na qualidade e quantidade desejados.

O planejamento operacional da produção é responsável por tomar as decisões dos objetivos estratégicos de médio e curto prazo, incluindo o planejamento agregado de produção, os planos e programas de produção detalhados e o planejamento de necessidades de materiais.

A função do planejamento agregado de produção é de planejar as atividades produtivas da organização buscando a máxima eficiência operacional, baseando-se na demanda estimada para definir a capacidade operacional do sistema a ser utilizada para satisfazer a demanda prevista.

Os planos e os programas de produção detalhados derivam do planejamento agregado, mas são mais específicos, definindo quantidades, qualidades, tempos, locais de produção, necessitando de uma visão mais detalhada dos recursos a serem utilizados no processo produtivo.

Após serem definidas as quantidades e qualidades dos produtos a serem produzidos, o planejamento de necessidades materiais determina com precisão os recursos e materiais necessários para executar o plano de produção.

9.3.2 - Controle da produção

O processo de controle das operações é utilizado para garantir a maximização da satisfação dos clientes e a otimização da eficiência operacional do sistema. Esse controle envolve o controle dos custos de produção, o controle das compras, o controle da manutenção e o controle da qualidade.

O controle dos custos de produção se da pelo monitoramento dos custos dos produtos e serviços utilizados ao longo do processo, para controlar a eficiência e a produtividade do sistema operacional. Algumas empresas trabalham com centros de custos para facilitar esse controle. O centro de custos fica responsável pela analise e gestão dos tipos de custos gerados pela produção, os quais podem ser classificados como diretos ou indiretos. Os custos diretos aumentam proporcionalmente ao aumento da produção ou serviço. Enquanto os custos indiretos não dependem dos níveis da produção. Os gerentes de centro de custo são responsáveis pelas ocorrências dos custos diretos de produção, mas não podem assumir responsabilidade sobre o controle dos custos indiretos de produção.

O controle de compras é responsável pela qualidade, custo e confiabilidade dos recursos adquiridos dos fornecedores serem utilizados na produção. É impossível produzir um produto ou serviço de qualidade utilizando matérias-primas inadequadas. Os gerentes de operações devem então, monitorar o tempo e a continuidade de entrega, a quantidade, a qualidade, o preço e outras dimensões importantes dos insumos comprados dos fornecedores.

O controle de manutenção é usado para evitar interrupções no processo de produção, a manutenção feita de forma eficiente e eficaz, maximiza a produção e minimiza as interrupções no processo. Existem três tipos de manutenções: a manutenção preventiva, a manutenção corretiva e a manutenção condicional. A manutenção preventiva consiste em um controle preliminar para evitar as interrupções no processo. A manutenção corretiva é a que busca corrigir um defeito substituindo ou reparando o equipamento quando este apresenta problemas. A manutenção condicional é o controle posterior a detecção do problema após a inspeção do estado dos equipamentos.

O controle da qualidade monitora a qualidade dos produtos no decorrer do processo produtivo, para que os produtos satisfaçam os padrões estabelecidos pelo controle de qualidade. A decisão de controlar todo o processo produtivo ou apenas uma amostra do para determinar a qualidade cabe ao gerente de operações. O controle de qualidade feito pela amostra gera menores custos, porem tem maior possibilidade de erros de mensuração de qualidade.

9.3.3 - Administração de estoque

A administração de estoques esta entre as principais funções do gerente de operações. Os estoques são utilizados para atender as necessidades operacionais da empresa, mas para maximizar sua eficiência operacional os custos com estoques devem ser minimizados.

Classificação dos estoques:

• Estoques de matérias-primas: Insumos necessários para a produção do produto ou serviço.

• Estoques de produtos em processo: Produtos que estão em estágios de transformação, mas ainda não transformados em produtos acabados

• Estoques de produtos acabados: Produtos que já foram produzidos, mas ainda não foram vendidos

Quase todas as empresas mantem estoques para estarem preparadas para situações inesperadas. O estoque representa um custo significativo e deve ser devidamente planejado e controlado, visando minimizar os custos mantendo estoques reduzidos. É função do gerente de operações administrar os estoques com eficiência para otimizar os investimentos da empresa. Para isso devem ser analisados os custos associados ao estoque. Os gerentes de operações utilizam um conjunto de técnicas para otimizar a administração tais como o lote econômico de compra, a curva ABC, o planejamento de necessidades materiais e os sistemas just-in-time.

O lote econômico de compra é uma técnica que consiste em identificar a quantidade de materiais a serem comprados de forma a minimizar os custos para pedir e manter os estoques.

A curva ABC é um instrumento de avaliação dos estoques que classifica os itens de acordo com a sua importância para a organização. Essa técnica calcula o consumo de cada tipo de material em valor monetário para que eles possam ser classificados em ordem decrescente de importância em:

Itens de classe A: 20% do total dos estoques, mas responsáveis por 65% do valor do estoque para a empresa.

Itens de classe B: 30% do total dos estoques, mas responsáveis por 25% do valor do estoque para a empresa.

Itens de classe C: 50% do total dos estoques, mas responsáveis por 10% do valor do estoque para a empresa.

Planejamento de necessidades materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com