TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Capitulo Um do Livro: Contabilidade Teoria e Prática

Por:   •  30/8/2021  •  Dissertação  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo capitulo 1 do Livro: Contabilidade Teoria e Prática.

-Objetivos da Contabilidade;

  Primeiramente antes de começar um trabalho ou empreendimento e necessário mostrar quais são os objetivos a serem atingidos com tal trabalho, como por exemplo na medicina ou engenharia basta pensar porque tal atividade e desenvolvida. Assim como outras áreas de conhecimento a contabilidade responde aos anseios da sociedade tendo o objetivo de gerar informação para a tomada de decisões.

  Pode se imaginar que gerar informações com os dados obtidos dentro de certa empresa pode ser fácil. Contudo, para entender as características dos usuários aos quais as diferentes informações são direcionadas primeiramente e necessário entender o porquê atingir certos objetivos e como a contabilidade compila os dados e transforma em informações.  A geração de informações propicia o registro de informações que ocorrem em pessoas físicas ou jurídicas o resultado disso chega aos usuários através dos relatórios contábeis que são documentos que descrevem todos os dados econômico-financeiros de uma organização em um determinado período. Que são obtidos através de documentos (notas ficais, requisições de matéria-prima para produção etc.).

  De certo modo e necessário saber quem são os usuários da informação contábil, como gerar informações para tais usuários, que podem ser pessoa ou entidades que necessitam de alguma informação para tomada de decisão se classificam em internos e externos. Os internos são aqueles que trabalham na empresa e ocupam algum cargo que requer informações para a tomada de decisão por isso precisão de informações de acordo com suas necessidades como exemplo os gerentes. Já os usuários externos são aqueles que não possuem relação de trabalho com a empresa mais necessitam de informações para tomada de decisões acerca de tributação, garantias de recebimento etc. As informações parem esses usuários são padronizadas por já que incluem os usuários dessa categoria o governo, bancos, fornecedores, acionistas etc.

  Pode ser complexo o processo de geração da informação contábil pois resulta as características dos usuários combinadas com o proposito para que as informações são utilizadas. Muito tipo informação requisita pelos usuários e mais voltada a preocupação com a capacidade de geração de caixa e rentabilidade da empresa isso implica em afirmar que a informação contábil se torna relevante quando é confiável e oportuna.

De certo modo as informações contábeis deveriam ser geradas a partir das necessidades de informação dos usuários facilitando a tomada de decisão infelizmente isso não ocorre pois o processo decisório acaba sendo influenciado pelas informações disponíveis. Assim recomenda-se cuidado na elaboração dos relatórios principalmente para os usuários internos. Todavia e necessário atingir um aperfeiçoamento do processo de comunicação entre o contador e o usuário da informação nesse contexto a abordagem e o caminho mais curto para que o objetivo da contabilidade seja atingido corretamente.

Fonte: Livro "Contabilidade: Teoria e Prática".

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com