TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo do capitulo 1 do livro “Negociação, Aplicações Praticas de Uma Abordagem Sistêmica”

Resenha: Resumo do capitulo 1 do livro “Negociação, Aplicações Praticas de Uma Abordagem Sistêmica”. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Resenha  •  1.367 Palavras (6 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo do capitulo 1 do livro “Negociação, Aplicações Praticas de Uma Abordagem Sistêmica”

A abordagem sistêmica pode ser aplicada em qualquer área em que o ser humano esteja. Para se conseguir uma boa negociação a principio é necessário ter uma visão sobre o todo para que a negociação evolua de maneira positiva, colocar-se no lugar do outro também faz parte do principio de uma boa negociação.

Aproximadamente em 1950 as empresas começaram a ser analisadas em detalhe, e os estudiosos entenderam que elas são sistemas abertos, então, alguns deles criaram seus próprios conceitos, muito parecidos de uma visão geral, porem com bastantes especificidades quando visto mais de perto

Graças a esses estudos também, eles puderam perceber que esse sistema, ou seja, essa teoria de sistema era aplicável em vários ramos da ciência. Foi lançado então um estudo complexo a respeito da teoria dos sistemas, como um embasamento, onde se pode entender que um sistema é um conjunto de ações, de unidades, que estão inter-relacionadas e dessa maneira, quando uma dessas ações muda, afeta o todo, ou seja, ao sistema.

Percebeu-se também por volta de 1930 que algumas coisas não conseguiam mais ser resolvidas de maneiras tradicionais, ou seja olhando apenas para os pontos principais, era necessário enxergar as relações entre as coisas, para se conseguir solucionar certos problemas, dessa forma utilizando a teoria dos sistemas, isso era possível.

Essa teoria dos sistemas vem também enfatizar a questão do entendimento sobre as coisas, deixando de lado a visão analítica, ou seja, a visão restrita e absolutamente objetiva, para dar espaço a uma visão mais ampla, que entende e percebe as coisas com mais profundidade e dinamismo.

Mas, o sistema vai alem da aplicação em âmbito empresarial, ele é também uma forma de se pensar; o pensamento sistêmico analisa as coisas de modo amplo e detalhadamente, o que acaba facilitando a questão da negociação.

Essa questão que as coisas estão sempre sofrendo mudanças, elementos aleatórios importantes, conseguir enxergar que as partes formam de um todo e que tudo esta aberto podendo afetar e ser afetado o tempo todo.

Falando sobre a negociação propriamente, entendemos que vivemos o tempo todo em função de negociar. Negociamos com nos mesmo, com amigos, chefes, coisas, enfim, para se manter um emprego, para evoluir, negociar é preciso para se chegar a um entendimento.

A questão da negociação esta sempre evoluindo, não busca-se mais um único objetivo com a negociação, o fator importante atualmente é a relação duradora entre as partes onde elas vão a longo prazo obter seus objetivos, para tanto é necessário que ambos estejam satisfeitos com a negociação.

As partes precisam ter grande conhecimento sobre o que estão negociando, bem como suas limitações e suas táticas e estratégias.

A negociação nada mais é do que uma espécie de troca entre partes. Uma parte precisa ou tem direito sobre algo da outra parte e vice-versa, então há a negociação e como já foi dito, espera-se que seja uma relação duradora e que ambos saiam ganhando.

Também pode-se entender essencialmente como negociação o ato de comunicação bilateral para se chegar em um acordo.

A grande questão em que chegamos é como fazer uma negociação focando em uma forma de pensar sistêmica.

O primeiro passo é entender que essa negociação sistêmica exige um processo, podemos dizer q esse processo é como um começo, meio e fim.

No começo o negociador precisa fazer uma analise geral a respeito das partes, ou seja, dos negociadores, bem como seus valores pessoais, saber o que vai ser discutido, quais são os interesses que ambas as partes tem e devem ser priorizados, qual a postura dos negociantes, quando e de que forma “soltar” informações pode contribuir de maneira positiva para negociação e como a flexibilidade e a barganha interferem nessa questão.

Após isso, vem o desenvolvimento propriamente dito da negociação, que é transformar as diferenças ou os objetivos individuais em semelhanças e bens comuns, sempre focando na negociação ganha-ganha, para que todas as partes sejam beneficiadas.

Por fim teremos o resultado da negociação, que é uma analise do que foi obtido, quais objetivos alcançados, parcerias, relações duradoras, enfim, tudo que se obteve com a negociação.

Outro fator muito importante é a questão da comunicação; grande parte dos problemas dentro das empresas parte por deficiência de comunicação, as informações acabam sendo transmitidas de forma errônea, e causando maus entendimentos.

Por tanto para uma boa negociação é fundamental sempre ouvir o que o outro tem a dizer primeiro, analisar o que o outro propõem sem deixar de lado o objetivo principal obviamente. Quando se da atenção a outra parte e as suas necessidades, pode-se fazer uma analise mais abrangente das questões apontadas, dessa forma, consegue-se uma negociação evolutiva, voltando ao ponto do “ganha-ganha”

Existem variáveis que também ajudam em uma boa negociação, são elas: Poder, tempo e informação...

Na questão do poder, entende-se básica e resumidamente como o ato de um negociador persuadir o outro, podendo haver implicitamente alguma interligação entre eles.

Na questão tempo, é visto que o controle do tempo de uma negociação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com