TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo gestão de estoque

Por:   •  19/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  1.123 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo

O presente Trabalho aborda a Gestão de Estoques e a sua grande importância para as empresas, com um estudo de caso realizado em uma empresa denominada como Alfa, que trabalha na área da confecção de fardamentos militares. O desenvolvimento do trabalho iniciou-se abordando a teoria, apoiado por importantes autores do tema. A partir disso fizemos um pequeno histórico do tema e as diversas formas e ferramentas de gestão de estoque, com objetivo mostrar a influencia que pode trazer no desempenho final de uma empresa. Para reforçar a escolha da organização nos apoiamos na transcrição de diversos autores e a dificuldade de se gerir um estoque sem nenhuma tecnologia. Assim o estudo de caso mostrou uma organização focada neste tema. Nas considerações finais esta a conclusão do trabalho com o reforço da idéia central. Na referencia estão os autores utilizados para o desenvolvimento do tema.

Palavras- Chave: Estoque, Gestão de Estoque e Tecnologia.

Estoque – Conceito

Estoque é todo o armazenamento de materiais da empresa, desde a matéria prima até o produto acabado.

Segundo Chiavenato (2005, p.67)

Estoque é a composição de materiais – MPS, materiais em processo, materiais semi-acabados, materiais acabados, PA’S – que não é utilizada em determinado momento na empresa, mas que precisa existir em função de futuras necessidades. Assim, o esquete constitui todo o sortimento de materiais que a empresa possui e utiliza no processo de seus produtos /serviços.

Todo sistema produtivo depende de um estoque mínimo, cada organização adota uma política de estoque para abastecer o seu sistema produtivo para que não ocorra nenhuma deficiência durante os processos. Na maioria das empresas o fluxo de vendas não é fixo, por isso a importância de uma boa gestão de estoque, tanto de matéria prima quanto de produto acabado.

De acordo com Bertaglia (2009, p.330)

Uns dos grandes desafios enfrentados atualmente pelas organizações se referem ao balanceamento dos estoques em termos de produção e logística com a demanda do mercado e o serviço ao cliente.

A gestão dos estoques é um elemento imprescindível na agenda dos administradores. Ela deve ser administrada eficientemente.

O estoque de uma empresa representa um capital investido, por isso o cuidado com a sua administração. Quanto maior o nível de estoque maior os riscos que este representa.

Muitas empresas optam por um nível de estoque mínimo achando que está economizando, quando na verdade em várias ocasiões deixam de atender o cliente por falta de abastecimento, tanto do fornecedor quanto da sua produção que não está preparada para a demanda.

Abaixo iremos descrever como se classificam os estoques de acordo com o processo em que os produtos se encontram.

Tipos de estoques

Existem quatro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com