TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROVA 2N COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Ensaios: PROVA 2N COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  1.457 Visualizações

Página 1 de 9

• A Netscape Communications oferece a seus funcionários diversas alternativas para ajudá-los a satisfazer as suas necessidades de relacionamento. Por exemplo, desenvolvedores de software para a Internet interagem socialmente jogando hóquei no estacionamento da matriz da empresa em Montain View, Califórnia. Através da Teoria Motivacional de MASLOW, podemos afirmar que a Netscape atende junto aos seus funcionários a necessidade:

Resposta Correta: e.

Afiliação e Amor

Feedback da resposta: A alternativa correta é “Necessidade de afiliação e amor”, pois é a necessidade que a pessoa busca estabelecer vínculos emocionais com as outras pessoas; pois é imprescindível pertencer a algum grupo e ser valorizado e reconhecido enquanto parte integrante deste grupo. Segundo Maslow, a privação excessiva em relação a esta necessidade pode ser tão dolorosa quanto a sensação física produzida pela fome.

• Pergunta 2

0,8 em 0,8 pontos

O ex-CEO da General Electric, Jack Welch, concedia pessoalmente bonificações por trabalhos bem feitos, costumava enviar mensagens escritas para seus executivos e demais funcionários, ora para cumprimentá-los pela qualidade do trabalho, ora para sugerir melhorias ou para prestarsolidariedade nas crises pessoais e familiares. Welch desta forma estimulava entre os seus funcionários a:

Resposta Correta: b.

Motivação

Feedback da resposta: A alternativa correta é “Motivação”, pois Welch estimulava a motivação através do reconhecimento. O processo motivacional é algo intrínseco ao indivíduo, e aponta onde a pessoa obterá gratificação pelo tipo de tarefa que realiza, pela função social que ela exercerá com seu trabalho. Sendo assim, irá se sentir estimulada a desenvolver diversos aspectos do seu desempenho, como aprender sobre diversos assuntos, aprimorar sua comunicação em público, pois aprender torna-se algo agradável por si mesmo.

• Pergunta 3

0 em 0,8 pontos

As e-orgs estão reescrevendo as regras da comunicação, onde sistemas abertos de comunicação rompem com inúmeras variáveis, onde pessoas se comunicam diretamente, sem se valer de canais, onde também funcionários podem se comunicar com qualquer um a qualquer momento. Eles discutem, ou tornam obsoletos, os conceitos sobre comunicação interpessoal. Eles também redefinem a maneira de conduzir atividades como reuniões, negociações, supervisão e as “pausas para o cafezinho”. Por exemplo, as reuniões virtuais permitem que as pessoas dispersas geograficamente se reunam regularmente. Este raio-x de uma nova comunicação dentro das e-orgs, aponta:

Resposta Correta: c.

Que níveis hierárquicos tradicionais e de status são rompidos, pois não significam limitações de contato significativas.

Feedback da resposta: Alternativa correta é, “Que níveis hierárquicos tradicionais e de status são rompidos, pois não significam limitações de contato significativas”, pois as e-orgs estão reescrevendo também a forma de comunicação que acontece em uma empresa virtual. Como elas funcionam com base em redes de informações abrangentes e integradas, os níveis hierárquicos tradicionais não representam mais uma limitação. Na verdade, as e-orgs permitem e até estimulam que as pessoas se comuniquem diretamente, sem se valer de canais. Por conta disto, este tipo de sistema aberto de comunicação rompe com qualquer hierarquia histórica de status.

• Pergunta 4

0,8 em 0,8 pontos

As organizações possuem personalidades próprias, assim como pessoas. Podem ser rígidas ou flexíveis, hostis ou apoiadoras, inovadoras ou conservadoras. Uma grande empresa chilena do setor manufatureiro, possui dirigentes que incentivam que seus funcionários levem adiante “boas idéias”, assim como os fracassos são tratados como experiências de aprendizagem. Esses mesmos dirigentes se preocupam com a produtividade, mas acreditam que ela é obtida por meio de um tratamento ético ao seu pessoal. A empresa se orgulha de sua reputação de ser um bom lugar para trabalhar. As pessoas e as equipes possuem metas e bônus, onde os funcionários desfrutam de considerável autonomia para escolher a maneira de atingir seus objetivos. Os valores desta organização se pautam na ética, nas boas relações, no respeito mútuo. Este cenário nos ilustra o conceito de:

Resposta Correta: b.

Cultura Organizacional

Feedback da resposta: A alternativa correta é “Cultura Organizacional”, pois nesta manufatureira em questão, há uma percepção comum compartilhada pelos membros desta organização. Há um sistema de valores compartilhado entre todos. Os valores essenciais desta empresa são expressos e vividos por todos.

• Pergunta 5

0 em 0,8 pontos

Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Leia as afirmativas a seguir:

I. O comportamento organizacional refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações.

II. O comportamento organizacional está voltado para o estudo da dinâmica e do funcionamento das organizações.

III. O comportamento organizacional corresponde ao aspecto produtivo da organização.

Assinale a alternativa CORRETA.

Resposta Correta: b.

Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

Feedback da resposta: A alternativa correta é a B. Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações. É o estudo do comportamento humano no local de trabalho, da interação entre as pessoas e entre a empresa em si. Refere-se ao processo e não ao conteúdo do trabalho administrativo.

Em Comportamento Organizacional estuda-se tanto a natureza das organizações quanto o papel que a pessoa desenvolve dentro delas e para isso aborda-se inúmeros temas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com