TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre as novas normas da graduação do curso de Engenharia Civil

Por:   •  20/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS[pic 1]

Introdução à Engenharia Civil

Resumo sobre as novas normas da graduação do curso de Engenharia Civil

Ana Clara Gásparo

Gabriel dos Reis

Gabriel Iago Barbosa

Igor Fernando

João Mauro Costa

João Vitor Ferreira

Leonardo de Oliveira

Lucas Soares

Marcos Ferreira Godinho

Nayara Flavia

Samuel de Oliveira

Vinicios Fernandes

Belo Horizonte

2018

  1. INTRODUÇÃO

Com as mudanças que serão realizadas nas normas acadêmicas, esse texto busca esclarecer algumas novidades e auxiliar os alunos em especial de engenharia civil na realização de matrícula, trancamento, exames especiais e atividades de extensão, entre outros. Sendo assim uma forma mais acessível e clara das normas acadêmicas

 

  1. RESUMO SOBRE AS REGRAS DE GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL
  1. Matrícula

Segundo as normas gerais da Universidade Federal de Minas Gerais, todo aluno que a ingresse deve efetuar seu registro acadêmico, a matrícula na UFMG é realizada a cada semestre letivo, nas datas previstas no calendário acadêmico. É responsabilidade do aluno estar atento às exigências de pré-requisitos, a sequência de atividades, os limites mínimos e máximos do curso, em caso de dúvida procurar o colegiado.
O tempo mínimo de integralização do curso de Engenharia Civil é de 10 períodos, e o tempo máximo é 17 períodos. Portanto, em situações excepcionais, o tempo máximo de pode ser acrescido de até 2 períodos letivos, mediante justificativa aceita pelo Colegiado.

  1. Trancamento Total ou Parcial

O estudante poderá pedir trancamento total quando não desenvolve nenhuma atividade acadêmica em um período letivo, ou o trancamento parcial para não desenvolver as atividades referente a uma atividade acadêmica na qual tenha se matriculado. O aluno poderá solicitar o trancamento total de matrícula uma única vez sem apresentação de justificativa, não podendo ser concedido no primeiro período de ingresso do aluno. Poderá ser solicitado outro trancamento total de matrícula, se apresentando justificativa acompanhada de comprovação, sendo responsável pela aprovação o colegiado do curso. O estudante terá direito a um número máximo de trancamento parcial de matrícula, sendo metade do número padrão de períodos relacionado ao curso.

  1. Estágio

A graduação em Engenharia Civil prevê estágio curricular, que é uma atividade pedagógica planejada, acompanhada e avaliada, cujo objetivo é complementação da formação acadêmica do futuro profissional. Para integralização do curso, o aluno deverá exercer no mínimo 165 horas dessa atividade, para obtenção do diploma, sendo essa o estágio curricular obrigatório.  O aluno também poderá optar por realizar o estágio não obrigatório, como atividade complementar.

  1. Exame especial

Aos alunos que obtiveram conceito E (de 40 a 59 pontos, com assiduidade suficiente) em alguma disciplina, é concedido o exame especial. O objetivo do exame é possibilitar a melhoria da nota final obtida pelo aluno, no fim do semestre, naquela disciplina. A nota final da disciplina será: Igual a 60, caso a nota do exame seja maior ou igual a 60; Igual à nota do exame, caso a nota do exame seja menor que 60, mas maior que a nota obtida pelo aluno no período regular; Igual a nota anterior, caso a nota obtida no exame seja menor que a nota do aluno no período regular

  1. Nota semestral global

A Nota Semestral Global (NSG), que também compõe o curso de graduação da engenharia civil, é a média das notas ponderadas pelo número de créditos da disciplina. Não integrarão o Cálculo da NSG: atividades acadêmicas curriculares não consideradas para integralização do percurso curricular a que o estudante estiver vinculado; atividades acadêmicas curriculares integralizaram pelo mecanismo de aproveitamento dos estudos; atividades acadêmicas curriculares cuja forma de acesso seja o restrito a posteriori.

  1. Desligamento

Será desligado da UFMG automaticamente, perdendo todo o vínculo com a UFMG, o aluno que ultrapassar 30% do tempo máximo de integralização, sem ter concluído 20% do total de créditos necessários para a integralização do mesmo. Ultrapassar 50% do tempo máximo de integralização sem concluir 40z dos créditos necessários para a integralização do curso, ultrapassar o tempo máximo de integralização do curso, atingir 3 períodos letivos, consecutivos ou não, obtendo a Nota Semestral Global (NSG) menor que 50, não efetivar a matrícula no prazo definido para matrícula regular em um período letivo para o qual não tenha obtido trancamento total de matrícula, for infrequente em disciplinas que correspondem a mais de 50% dos créditos que estiver matriculado em um período letivo.

  1. Auxílio Financeiro:

Outra forma de contribuir para a formação de estudantes, há na UFMG a oferta de bolsas para os alunos que necessitam de auxílio financeiro, por meio da FUMP, assistência estudantil, que auxilia na alimentação, moradia, na saúde e no transporte. Além disso, a universidade incentiva financeiramente os alunos regularmente matriculados a participar de eventos de ensino, pesquisa ou extensão, como autores de trabalhos acadêmicos. Esse auxílio financeiro é calculado pelo valor das passagens de ida e volta, acrescido de R$200,00 como ajuda de custo. Pode ser concedida a um aluno por trabalho apresentado, sendo que este só poderá requerer este benefício uma vez ao ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (179.1 Kb)   docx (571.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com