TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão da Prova de TGA capítulos ( 7- 8 - 9 - 10 e 17 )

Resenha: Revisão da Prova de TGA capítulos ( 7- 8 - 9 - 10 e 17 ). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  Resenha  •  3.288 Palavras (14 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 14

Revisão da Prova de TGA capítulos ( 7- 8 - 9 - 10 e 17 )

FUNÇÕES DO EXECUTIVO

• Incutir senso de propósito moral

• Trabalhar com a organização informal

• Facilitar a comunicação

• Tomar decisões

• Entender a aceitação da autoridade

HERBERT SIMON E O PROCESSO DECISÓRIO

O processo de tomar decisões em três fases, segundo Simon.

I – Intelecção ou prospecção: Análise de um problema ou situação que requer solução.

II – Concepção: Criação de alternativas de solução para o problema ou situação.

III – Decisão: Julgamento e escolha de uma alternativa.

Simon distingue dois tipos de decisões: Programadas e não programadas. As decisões programadas são repetitivas e tomadas automaticamente. Hábito, rotinas, manuais de instruções e operações padronizadas são formas de tomar decisões programadas. As decisões não programadas não dispõem de soluções automáticas. Lançar novos produtos, reduzir o quadro de funcionários e mudar a sede da empresa são exemplos de decisões não programadas.

HENRY MINTZBERG E OS PAPÉIS GERENCIAIS

Em sua tese, que se tornou um livro clássico para o estudo da administração, Mintzberg questiona a ideia de Fayol de que os administradores apenas planejam, organizam, dirigem e controlam. Essas funções respeito ao processo administrativo, mas os gerentes tem muitas outras funções, responsabilidades gerenciais, desempenho das funções do processo administrativo.

As atividades dos gerentes classificam-se em 10 papeis Mintzberg agrupou os 10 papéis gerenciais em três famílias: papéis interpessoais, papéis de informação e papéis de decisão.

ROSEMARY STEWART E AS ESCOLHAS GERENCIAIS

Os cargos gerenciais têm três dimensões: Escolhas, exigências e restrições.

Exigências: Exigências são as tarefas que o ocupante de qualquer cargo gerencial deve necessariamente desempenhar, porque fazem parte intrínseca de sua natureza ou constam de sua descrição.

Restrições: Restrições são os fatores internos ou externos à organização que limitam o que o ocupante do cargo pode fazer.

Escolhas: São as decisões que o agente toma.

FRED LUTHANS E O DESEMPENHO DOS GERENTES

Fred Luthans, concluir que as atividades dos gerentes podem ser classificadas em quatro categorias:

a) Funções Gerenciais: Tomar decisões, Planejar e controlar.

b) Comunicação: Trocar e processar informações, processar documentação.

c) Administração de recursos humanos: Motivar, resolver conflitos, colocar pessoal, treinar.

d) Relacionamento (networking): Manter relações sociais, fazer política, interagir com pessoas de fora da organização.

Os gerentes devem estar conscientes de que dependem dos subordinados para implementar suas decisões.

Há três aspectos básicos no trabalho de um administrador:

Decisões;

Relações humanas;

Processamento de informações.

O trabalho dos administradores varia de acordo com o nível hierárquico, especialidade, tamanho da empresa, conjuntura econômica e outros fatores. Provavelmente, a personalidade e os valores do administrador influenciam a maneira como ele trabalha.

O trabalho do administrador não consiste apenas em planejar, organizar, dirigir e controlar. Estas funções do processo administrativo diluem-se e combinam-se com o desempenho dos papéis, especialmente com os que envolvem a administração de recursos e tomadas de decisões.

Os papéis do administrador podem ser: interpessoais, de informação e de decisão.

Papéis interpessoais:

Os papéis interpessoais abrangem as relações interpessoais dentro e fora da organização: figura de proa, líder e ligação.

Figura de proa:

O administrador age como um símbolo e representante (relações publicas) da organização. O papel de figura de proa está presente em certo numero de tarefas. Nenhuma dessas tarefas envolve significativamente o processamento de informações ou tomada de decisões.

Líder:

A liderança permeia todas as atividades do gerente. Sua importância seria subestimada se julgada apenas em termos das atividades gerenciais que estão estritamente relacionadas com a direção de pessoas.

Ligação:

O papel de ligação envolve a teia de relacionamento que o administrador deve manter, principalmente com seus pares. Nesses relacionamentos, ele vincula sua equipe com outras, a fim de fazer intercambio de recursos e informações que lhe permitam trabalhar.

Papéis de Informação:

Os papéis de informação estão relacionados com a obtenção e transmissão de informações, de dentro para fora da organização, e vice-versa.

Monitor:

No papel de monitor, o administrador recebe ou procura obter informações que lhe permitam entender o que se passa em sua organização e no meio ambiente. Este papel envolve a necessidade e a capacidade de lidar com uma grande variedade de fontes de informação, que vão desde a literatura técnica até a "rádio-peão".

Disseminador:

O papel de monitor tem complemento da disseminação da informação externa para dentro da organização e da informação interna de um subordinado para outro.

Porta-voz:

Enquanto a papel de disseminador está relacionado com a transmissao de fora para dentro, o papel de porta-voz, envolve o inverso – a transmissão de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com