TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Cap. 2 TGA - Chiavenato

Artigo: Resumo Cap. 2 TGA - Chiavenato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  2.653 Palavras (11 Páginas)  •  3.036 Visualizações

Página 1 de 11

Desde a antiguidade até o século XX existe a preocupação com a Administração, que teve influências dos filósofos, da organização católica, militar e dos economistas liberais. A grande influência da Revolução Industrial, que preparou o terreno para as primeiras tentativas de construir uma Ciência da Administração. E dos pioneiros e empreendedores que devido aos seus esforços criaram as grandes empresas modernas.

Os Filósofos buscam constantemente soluções para os problemas que ocorrem em seu meio, eles buscaram em sua época o que as organizações estão sempre buscando: planejamento, organização das tarefas, direção e controle, porém vemos que em um período tão desglobalizado, houve mais resultados positivos do que muitas empresas que existem hoje em dia. Podemos citar como referência os filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles. Deixaram contribuições para o pensamento administrativo do Século XX. Sócrates foi o primeiro a pensar filosoficamente, expondo seu ponto de vista sobre a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência. Platão preocupou-se com os problemas de natureza política e social relacionados ao desenvolvimento do povo grego. Aristóteles impulsionou o pensamento da Filosofia e no seu livro Política estudou a organização do Estado.

A organização da Igreja Católica é tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode operar sob só uma cabeça executiva: o Papa. A estrutura hierárquica da organização da Igreja Católica serviu de modelo para as demais organizações, que passaram a incorporar seus princípios e normas.

A Organização Militar influenciou o desenvolvimento das teorias da Administração ao longo do tempo.

A organização linear, por exemplo, tem suas origens na organização militar dos exércitos da Antiguidade e da época medieval.

O principio da unidade de comando (pelo qual cada subordinado só pode Ter um superior) – fundamental para a função de direção.

A escala hierárquica, ou seja, a escala de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade e responsabilidade correspondente é tipicamente um aspecto da organização militar utilizado em outras organizações.

Uma outra contribuição da organização é o princípio da direção, através do qual todo soldado deve saber perfeitamente o que se espera dele e aquilo que ele deve fazer.

A Revolução Industrial teve mudanças drásticas a partir das invenções de máquinas que graças principalmente ao avanço tecnológico e descoberta de novas formas de energia, substitui o modo artesanal por um industrial de produção. Isso provocou um novo modo de administrar as empresas e as comunidades já que se por um lado, havia avanços produtivos, por outro a revolução tecnológica gerava graves problemas sociais numa sociedade empobrecida ainda sem direitos laborais.

Com os Economistas Liberais, surge o conceito de livre concorrência e de liberalismo econômico. Adam Smith funda a economia clássica, com ponto principal voltado para competição. Ele acredita na existência de uma ‘mão invisível’ que governa o mercado. Ele reforçou a importância do planejamento e da organização dentro das funções da administração. Com o aparecimento do novo capitalismo, surgem Marx e Engels com a publicação do Manifesto Comunista, livro que faz toda uma análise sobre os regimes econômicos, sociais e políticos da época. O socialismo e o sindicalismo obrigam o capitalismo ao caminho do aperfeiçoamento de todos os meios de produção e a adequada remuneração. Surgem, então, os primeiros esforços no sentido de racionalização do trabalho como um todo.

A influência dos pioneiros e empreendedores foi fundamental para a criação das condições básicas para o surgimento da Teoria Administrativa. Crescimento da preocupação com o consumo direto, surgimento das indústrias ferroviárias, de ferro e de aço; - surgimento dos ‘impérios industriais’ e dos gerentes profissionais; - surgimento do ramo de bens duráveis; - preocupação com as vendas, desenvolvimento da organização do tipo funcional; - preocupação com os meios de redução de custos. Surgem as fusões de empresas e aparecem os primeiros oligopólios. Então chegamos ao ponto onde o empreendorismo se depara com a falta de organização, e entre 1860 e 1900 aconteceu um enorme desenvolvimento tecnológico e atentou-se para o valor da pesquisa. Todos estes fatores impulsionaram a busca pelas bases científicas que melhorariam a prática empresarial e daria espaço para o surgimento da teoria

Curso de Ciências Contábeis - noturno

Discente: Danielle Karina Cella RA 20141605004

Docente: Emilton Junior

Resumo do Capítulo 2 - Antecedentes Históricos da Administração

A história da Administração é recente. A partir do século XX teve notável grandeza e inovação.

Nos tempos atuais, vivemos em uma sociedade pluralista de organizações, que precisam ser administradas para serem eficientes e eficazes. Diferentemente do século XIX, onde predominavam pequenas oficinas, profissionais autônomos, que trabalhavam por conta própria.

Influência dos Filósofos

■ Sócrates via a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.

■ Platão filósofo grego, discípulo de Sócrates, expõe em sua obra A República a forma democrática de administração dos negócios públicos.

■ Aristóteles discípulo de Platão. No livro Política, que versa sobre a organização do Estado, distingue as três formas de administração pública:

□ monarquia ou governo de um só (que pode redundar em tirania);

□ aristocracia ou governo de uma elite (que pode descambar em oligarquia);

□ democracia ou governo do povo (que pode degenerar em anarquia).

■ Francis Bacon filósofo e fundador da Lógica Moderna baseada no método experimental e indutivo surgem à preocupação de separar o essencial do acidental ou acessório.

■ René Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da Filosofia Moderna, no livro O Discurso do Método no qual descreve seu método filosófico denominado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com