TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão de Políticas Públicas

Por:   •  10/10/2015  •  Resenha  •  2.145 Palavras (9 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 9

1. Como podemos definir os grupos ou agregados sociais?

Os grupos, ou agregados sociais (entendidos como as unidades básicas da sociedade) se definem pela adesão, voluntária ou involuntária, de um conjunto de indivíduos a certas regras e instituições. E se distinguem, uns dos outros, pela particularidade das regras que comandam cada um deles. Etnias, classes, grupos religiosos, famílias, clãs, nacionalidades, grupos de interesse, entre outros.

2. Conceitue as regras e instituições formais e informais:
Regras Formais são aquelas pré-estabelecidas e fiscalizadas, criadas pelo estado de forma deliberada e explícita, constituida de autoridade pública. Ex; as leis.

Regras Informais são aquelas que surge aparti de algo natural, pelos costumes e ou tradição, instituídas e cobradas informalmente.

3. Segundo o texto como é dado o grau de complexidade da sociedade? 

Podemos dizer que a complexidade de uma sociedade é dada pelo grau de variedade dos seus grupos sociais, somado à multiplicidade de vínculos que um mesmo indivíduo pode manter com eles.

4. Quais são os fatores de modo de produção, segundo Marx? Conceitue.

As forças produtivas isto é, o trabalho humano, mais os meios de produção, tais como a terra, as máquinas e equipamentos e as tecnologias empregadas ou seja a integração entres os meios de produção. As relações de produção que se estabelecem entre as diferentes classes sociais, e que envolvem: a propriedade sobre os fatores de produção e sobre o produto do trabalho; e o controle sobre o processo de produção. Onde cada individuo é responsável pelo processo do qual é subordinado ao proprietário.

5. O que são princípios orçamentários? Cite quatro deles.

São um conjunto de regras pré-estabelecidas que têm o objetivo de aumentar a coerência e a efetividade do orçamento dentro da legalidade do que está previsto, arrecadação e despesas. Dentre eles podemos citar: Principio da Universalidade, Principio da Unidade, Principio da Exclusividade, Principio do Equilíbrio.

6. O que podemos entender como Estado laico:
a) O Estado separado da igreja/religião.
b) O Estado consolidado com a igreja/religião.
c) O Estado sendo parte da religião.
d) O Estado subordinado à religião.

7. Como é formada a estrutura social, segundo Marx:
a) Pela religião, que interage os indivíduos por meio de um pensamento em comum.
b) Pela a exploração do patrão, segundo a teoria da mais valia.
c) Pela relação desigual em que uma maioria é explorada, ao vender sua força de trabalho, e uma minoria a explora, apropriando-se da maior parte do produto do trabalho realizado.
d) Pela exploração da mais valia, ou seja, quando a uma relação entre a igreja, patrão e proletariado, onde a igreja protege a burguesia.

8. Entre os vários e diferentes pensadores da corrente liberal, quatro tiveram influência decisiva na formação do pensamento liberal:
a) Montesquieu, Jean-Jacques Rousseau, Platão e Thomas Hobbes.
b) Thomas Hobbes, John Locke, Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau. 
c) Thomas Hobbes, John Locke, Montesquieu e Platão.
d) Montesquieu e Jean-Jacques Rousseau e Marx.

9. Na concepção marxista:
a) O Estado é um instrumento das classes dominantes que tem como objetivo manter essa situação de dominação sobre as demais classes da sociedade socialista.
b) O Estado é um instrumento das classes dominadas que tem como objetivo manter essa situação de dominação sobre as demais classes da sociedade capitalista.
c) O Estado é um instrumento das classes dominantes que tem como objetivo manter essa situação de dominação sobre as demais classes da sociedade capitalista.
d) O Estado é um instrumento das classes dominadas que tem como objetivo manter essa situação de dominação sobre as demais classes da sociedade capitalista.

10. Assinale V para verdadeiro e F para falso nas sentenças a seguir.

a) Princípio da unidade: este princípio enuncia que cada entidade privada financeiramente autossuficiente deve possuir apenas um orçamento. Entende-se por unidade financeiramente autossuficiente aquela que depende de recursos do Tesouro para sua manutenção. Exemplos: as sociedades de economia mista (Petrobras) e as autarquias previdenciárias. (F)

b) Princípio da universalidade: segundo este princípio, todas as despesas e receitas do Estado precisam estar contidas no orçamento. (V)

c) Princípio do orçamento bruto: este princípio requer que o orçamento apresente todas as parcelas de receitas e de despesa em valores líquidos. (F)

d) Princípio da não vinculação das receitas: de acordo com este princípio, toda parte da receita poderá estar associada a determinados gastos; ou seja, ele impede a vinculação de receitas. (F)

  1. A expressão políticas públicas refere-se necessariamente?

A ação do estado em ofertar a sociedade, políticas sociais em beneficio coletivo, onde a contribuição feita por este aos cofres públicos é revestido através de programas de governo voltado ao bem esta social e as garantias essenciais como saúde, educação e segurança, de modo que esta não tenha que pagar nada mais por estes serviços.

2. Com o desenvolvimento do capitalismo, a formação do Estado Moderno e, finalmente, com a democratização dos Estados liberais, iria se impor a administração burocrática, cujos atos e procedimentos devem basear-se:

a) legalidade, pessoalidade, profissionalismo dos agentes públicos.
b) legalidade, impessoalidade, profissionalismo dos agentes públicos.
c) legalidade, impessoalidade, trabalhadores assalariados.
d) legalidade, pessoalidade, trabalhadores assalariados.

3. Podemos afirmar que separação entre esfera pública e esfera privada é?

Esfera pública é aquela em que o estado se faz presente frente aos projeto de interesse coletivo em prol de uma sociedade que venha usufruir de um todo que lhe é ofertado.

Esfera privada é a inclusão da sociedade civil em projetos de cunho investimento privado em o custeio se dar de um modo particular.

4. Para Samuelson, bens públicos, ou coletivos, seriam aqueles que uma vez providos, tornam-se automaticamente disponíveis para todos os membros do seu grupo, sem que estes tenham que pagar novamente por ele. Na concepção de Samuelson, os bens públicos são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com