TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão para Sociologia da Administração

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

Revisão para Sociologia da Administração

        Prezados, aqui vai um resumo do que vimos. A sociologia é uma do conhecimento humano que tentam estudar a sociedade e as relações entre humanos. Fazemos isso através da CULTURA. Cultura é tudo o que é produzido pelo intelecto humano. É através da cultura que podemos tentar entender como a sociedade funciona e o que é um ser humano. Ela pode fornecer importantes ferramentas para entender com mais profundidade a Administração.

        Vimos também as noções de poder e de Estado de acordo com vários autores:

HOBBES: para Hobbes, o poder e o Estado são uma NECESSIDADE. Para sobreviver a si própria, a humanidade precisa ser controlada por um governo forte, centralizado na figura sagrada do rei.        

MAQUIAVEL: para ele, o poder é um fim em si próprio, onde os fins sempre justificam os meios.

MARX: a concepção marxista de poder e estado inclui, logicamente a luta de classes. Para ele o poder vem de uma classe opressora de proprietários que tem como objetivo se manter no poder. O Estado é uma ferramenta do poder.

FOUCAULT: para o filósofo francês, poder é CONTROLE. O controle está nos discursos produzidos pela humanidade. Mas o poder não vem somente dos poderosos, mas sim de TODOS. Os dominados são dominados pois eles também reproduzem e acreditam nos discursos que os mantém em posições sociais subalternas da sociedade. O poder vem do discurso e o discurso está em TODA parte.

GRAMSCI: para o italiano Gramsci o poder é o resultado de um processo chamado HEGEMONIA. A hegemonia é o complexo resultado das diversas disputas por poder, onde o Estado é só mais um participante.

        Também vimos as grandes mudanças sociais estruturais provocadas pela Revolução Industrial. A massificação do trabalho e da produção produziu uma sociedade completamente diferente da anterior, com novas metrópoles, multidões e, claro, novos meios de controle social. O ritmo de vida se tornou extremamente acelerado e decidido pela máquina.

        Vimos também o conceito de organização: são grupos sociais formados e organizados racionalmente para cumprir um objetivo. Os objetivos podem ser ajudar seus próprios membros (sindicatos, grêmios, associações de benefício mútuo), clientes específicos (igrejas, hospitais, escolas) ou o público em geral (órgãos públicos, firmas comerciais).

        As empresas em especial são um importante caso de estudos e vimos suas relações com outros grupos sociais:

TRABALHADORES: no início da Revolução Industrial não havia direito trabalhistas, e, por consequência, a exploração era brutal. Depois de muita luta, suor e sangue, os direitos trabalhistas básicos que temos hoje foram conseguidos no início do século XX. Atualmente, as empresas utilizam várias estratégias (práticas e discursivas) para tentar aliviar a natural tensão entre elas e o trabalhador, que ocorre pois o trabalhador e a empresa tem interesses fundamentalmente distintos.

CONSUMIDORES: os direitos dos consumidores não foram consolidados até pouco tempo atrás, uma importante conquista, pois o consumidor individual é, socialmente e economicamente mais frágil do que uma empresa. Atualmente os consumidores são extremamente conscientes de seus direitos. Há também a problemática da internet. Com avanços na rede mundial de computadores e em ciências de programação o marketing e a espionagem decorrente dele passaram a ser personalizados. O atendimento ao cliente também ficou muito mais abrangente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (61.9 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com