TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riscos do Global Sourcing

Por:   •  18/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

Riscos no Global Sourcing

Global Sourcing é uma estratégia empresarial utilizada para adquirir bens ou serviços em outros países onde há melhores condições competitivas e comparativas de preços. Como toda estratégia existem muitos benefícios, mas também alguns fatores de risco á serem levados em consideração.

Existem sete tipos de riscos no global sourcing, abaixo, seguem exemplos para cada um deles:

  1. Redução de custos menor que a esperada: decorre do fato de que as operações de compra e venda de mercadorias tendem a ser mais onerosas e mais complexas do que o esperado.
  2.  Fatores ambientais: risco de greves, barreiras comerciais, flutuação de taxas cambiais e problemas de imagem da empresa pela população.
  3. Ambiente jurídico fraco: Paises com um ambiente jurídico instável ou pouco amadurecido, com práticas políticas e leis de proteção à propriedade intelectual são fracas e ineficientes, pode levar a empresa a perder um de seus maiores ativos, afetando a proteção da propriedade intelectual dos mesmos. São exemplos os países como Índia, China e Rússia.
  4. Risco de criar concorrentes: ao desenvolver novos fornecedores e transferir conhecimento da produção do seu produto.
  5. Trabalhadores pouco qualificados ou inadequados: Por se tratar de empresas com um custo mais baixo, pode haver baixa qualificação dos trabalhadores, que pode levar a um nível inferior de qualidade do produto ou serviço ofertado.
  6. Dependência excessiva de fornecedores: os custos do fornecedor influem diretamente ao preço final do produto. Deve haver uma margem de valores para que o comprador possa ter a flexibilidade de alternação entre fornecedores de materiais sem causar prejuízo á si próprio.
  7. Diminuição do compromisso e da motivação entre os funcionários do país de origem: quando há funcionários terceiros e fixos trabalhando lado a lado. Para Cavusgil et al (2010), em casos extremos isto pode gerar uma espécie de síndrome do “nós contra eles”, reduzindo o entusiasmo e a motivação para o trabalho.

*MATERIAL UTILIZADO: 

1- Fornecido no modulo: “O processo de Global Sourcing e seus impactos”

2- Leitura completar pesquisada na internet: “Marketing na empresa Global”   fonte: http://professor.pucgoias.edu.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3843/material/MARKETING%20INTERNACIONA%202015L.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com