TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rodeiro Trabalhos Academicos

Por:   •  11/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 3

6 METODOLOGIA

Este projeto tem por objetivo, analisar as ferramentas de controle financeiro pessoal dos estudantes universitários da Unoesc Campus de Xanxerê da área de ciências sociais aplicadas.

A pesquisa cientifica é, um processo de descoberta, invenção e realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia cientifica.

A pesquisa cientifica é a atividade criadora complexa e que, por isso, não se enquadra em moldes rígidos. Tem por finalidade descrever, elucidar, explicar, prever e condicionar os processos de seu âmbito. (MATIAS- PEREIRA, 2010, p. 16).

Portanto a pesquisa é uma técnica de investigação em que o pesquisador reúne e ordena os dados antes de submetê-los as operações lógicas ou estatísticas.

        O estudo da pesquisa é importante para a definição das etapas da pesquisa, no sentido de planejar as fases que são necessárias com uma sequência lógica, onde uma fase deve estar integrada com a outra fase.

O delineamento refere-se ao planejamento da pesquisa em sua dimensão mais ampla, envolvendo a sua diagramação quando a previsão de análise e interpretação de dados. Entre outros aspectos, o delineamento considera o ambiente em que são coletados os dados, bem como as formas de controle de variáveis envolvidas (GIL, 1999, p. 64).

Argumentando o número de métodos, torna-se conveniente uma classificação prévia, possibilitando chegar a conclusões de maneira formal capaz de levar o conhecimento verdadeiro para o alcance do objetivo da investigação.

Por tanto, os tipos de pesquisa que serão utilizados neste trabalho são: pesquisa aplicada, quantitativa exploratória.

A pesquisa quanto á natureza é aplicada, pois tem como objetivo gerar conhecimentos para aplicação pratica e dirigidos a solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.

A pesquisa aplicada tem como motivação, a necessidade de produzir conhecimento para aplicação de seus resultados, como o objetivo de, contribuir para fins práticos, visando á solução mais ou menos imediata do problema encontrado na realidade. (BARROS e LEHFELD, 2000, p.78).

Uma das razões para utilizar uma pesquisa de caráter quantitativo, é que ela passa por um planejamento que possibilita gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística e definir planos para alcançar os objetivos da pesquisa.

A pesquisa quantitativa é um estudo estatístico que se destina a descrever as características de uma determinada situação, medindo numericamente as hipóteses levantadas a respeito de um problema de pesquisa. (GUNTHER, Hartmut. 2006)

Referente á pesquisa exploratória visa proporcionar maior familiaridade com o problema com o intuito e torna-lo explicita ou de construir hipóteses. Assume, em geral, as formas de pesquisas bibliográficas e estudos de caso.

Um trabalho é de natureza exploratória quando envolver levantamento bibliográfico entrevista com pessoas que tiveram (ou tem) experiências práticas com o problema pesquisado e análise de exemplos que estimulem a compreensão. Possui ainda a finalidade básica de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias para a formulação de abordagens posteriores. Dessa forma, este tipo de estudo visa proporcionar um maior conhecimento para o pesquisador acerca do assunto, a fim de que esse possa formular problemas mais precisos ou criar hipóteses que possam ser pesquisadas por estudos posteriores (GIL, 1999, p. 43).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (106.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com