TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SDE_UNIP - Relatório - Finalizado - 28.11.2016

Por:   •  29/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.994 Palavras (12 Páginas)  •  1.142 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE  PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC CURSO: ADMINISTRAÇÃO

RELATÓRIO DA EMPRESA DDME

APS-GM-2016/2 - MANAUS_NOT - T: 1

MANAUS

2016


DIEGO MAAM DOURADO REIS - B8179E9

DIEGO MIGUEL DE OLIVEIRA - B6682G9

 ELIUD MONTEIRO SOARES - B753GD4

KIM LEE CARVALHO DE MOURA - B7742D9

MARIA SUELDA F DE CARVALHO – 2314819

MAYANE LEITE DOURADO - B75JJD1

TÍTULO: DDME

Atividades Práticas Supervisionadas - APS – relatório apresentado como exigência para Avaliação dos 7º/8º semestres, do curso de Administração - Universidade Paulista.

Orientador: Dr. Mario de Queiroz Pierre Filho

MANAUS

2016


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.        APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        5

2.        ANÁLISE DO DESEMPENHO ESTRATÉGICO        9

3.        CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

ANEXOS................................................................................................................15


INTRODUÇÃO

Após realização da APS – Atividade Prática Supervisionada, vinculada à disciplina-âncora Administração Estratégica do curso de Administração da UNIP, apresenta-se este relatório final.

O relatório final tem o propósito de apresentar a empresa, campo da atividade realizada e aspectos relativos à aprendizagem técnico-teórica obtida.

Ao final, apresentam-se as principais conclusões relativas à prática realizada e considerações finais sobre a experiência de simulação, bem como suas contribuições mais amplas à formação profissional.

  1. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A empresa foi o campo de trabalho prático simulado e seu perfil será apresentado em duas dimensões: caracterização geral e ambiente operacional.

  1. Caracterização geral da empresa

Informações relevantes sobre a empresa, sua natureza, suas atividades, linha de produtos e tecnologia.

  1. Dados Gerais

A empresa DDME caracteriza-se pela atividade industrial e comercial e tem natureza privada.  Está sendo constituída pelos empreendedores como uma S/A - Sociedade Anônima.

A origem do empreendimento está associada a origem do próprio produto RPB - Refrigerador Portátil de Bebidas. Portanto, o ramo de atividade específico da empresa é o ramo eletroeletrônico.

Pelo capital inicial estabelecido e pela necessidade média de recursos humanos, a empresa se caracteriza como de médio porte.

  1. Força de trabalho

  1. Operários (MOD)

A MOD é um fator fundamental para a produção do RPB. O gerenciamento adequado deste recurso visa assegurar os níveis de produção, garantir as vendas planejadas e o consequente atingimento dos objetivos de longo prazo da empresa.

Períodos

3

4

5

6

7

8

Operários necessários

100  

100  

100  

113  

125  

119  

Operários disponíveis

100  

100  

113  

113  

113  

112  

Operários ociosos

0  

0  

13  

0  

-12  

-7  

          Quadro 1. MOD – Operários.

          Fonte:  Plataforma SDE, 2016.

Há problemas no dimensionamento da força de trabalho para fazer frente à programação de produção. Observou-se descompasso do número de operários disponíveis em relação ao necessário, com perdas de MOD por ociosidade e/ou quebra no volume de produção programado. Tal situação pode ser considerada de risco na medida que estes impactos são significativos em termos de custos e podem comprometer o desempenho da empresa.

  1. Vendedores

Considerando os aspectos qualitativos do desempenho das equipes de vendas, decorrentes da motivação pela remuneração variável, que não estavam presentes em nossa experiência, nesta simulação era fundamental dimensionar adequadamente o número de vendedores para cada região de mercado. Esse dimensionamento deveria considerar a abordagem da carga de trabalho, levando em conta, para cada região, o número de varejistas, o número médio de visitas que os vendedores fazem a cada período e a decisão sobre o número de visitas que os vendedores devem fazer a cada varejista...................................................

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (138.7 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com