TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SIMULAÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]INTRODUÇÃO[pic 10][pic 11]

Na realização do trabalho buscaremos soluções para a administração da instituição de ensino Recanto do Saber, que possa levar a melhor integração e crescimento da mesma. Sendo necessária uma avaliação dos pontos fortes e fracos, sua colocação no mercado e aceitação do público alvo.

Esperamos com isso ampliar o conhecimento na área e mostrar que com cooperação e empenho entre os setores as chances de sucesso são maiores.

Portanto vamos ao estudo do caso mostrando suas principais necessidades.

Estudo de Caso: Escola Recanto do Saber.

Em 2007, o Senhor Ubaldo, proprietário da Escola Recanto do Saber, situado em Cidade das Flores, objetivando melhorar a imagem institucional, assim como conquistar novos mercados para sua organização, resolveu contratar os serviços de consultoria do aluno (a) MÁRCIA SOMAVILLA do Curso de Tecnologia em Administração de Pequenas e Médias Empresas.

Firmado o contrato para prestação de serviços profissionais, o aluno (a) consultor (a) elaborou um plano de trabalho, que consistia em:

  • Realizar uma análise situacional da escola;
  • Propor soluções para os problemas existentes;
  • Propor alternativas para melhorar o negócio da escola;
  • Descrever qual impacto estas soluções e alternativas podem causar no negócio.

A partir das informações colhidas na Escola Recanto do Saber como; Análise Situacional, Mercado, Concorrentes, Estrutura Organizacional, Pontos Fortes, Pontos Fracos, podemos concluir que os principais problemas se baseiam em dificuldades de comunicação entre diretoria, corpo docente e funcionários, percebeu-se também que o prédio da escola é alugado e as instalações físicas inadequadas, investimento em publicidade muito baixo, poucos professores com pós-graduação e ou especialização e funcionários desmotivados.

Após a identificação dos problemas podemos propor soluções para resolvê-los, como segue abaixo;

  1. Comunicação Interna; os professores, funcionários e alunos apresentam algumas necessidades que não estão sendo atendidas pela diretoria, com isso há necessidade de formar um conselho com representantes destas categorias onde seria reunido uma vez por mês para identificar e discutir as necessidades de todos, melhorando assim o relacionamento geral, a organização e priorizando ações e melhorias. Com a criação do conselho melhora-se o acesso dos pais a escola, promove-se a integração entre as diversas áreas de ensino, diminui-se a distância entre direção e professores, aperfeiçoa-se a comunicação interna, divulgando as atividades da escola e promovesse a igualdade de direitos e deveres.

  1. Instalações Físicas; o prédio por ser alugado, não podendo ser ampliado e com a capacidade esgotada limitando o ingresso de mais alunos, sugere-se a construção  de uma sede própria adequada para atender o aumento na demanda de novos alunos e melhores acomodações para professores e funcionários. Salas de aula com um número adequado de alunos, pintadas com cores alegres e bem iluminadas. Pode-se converter o valor do aluguel  em pagamento das parcelas do financiamento da nova sede. Uma nova sede proporciona a utilização de maiores investimento em propaganda para aumentar o número de alunos e melhorar a rentabilidade da escola com valores ajustados nas mensalidades.

Com o espaço físico ampliado e melhorado pode-se criar turmas especiais para deficientes físicos, bem como uma creche para filhos de professores e funcionários.  

  1. Corpo Docente e Funcionários; devemos formatar um organograma para a escola definindo os cargos e funções de todos os colaboradores, onde então pode-se avaliar e incentivar a produtividade financeiramente. Disponibilizar recursos para especializações e ou pós-graduações de professores e treinamentos de funcionários. Isso profissionalizará todos os setores da escola melhorando o atendimento e aumenta a credibilidade do nome da escola.

  1. Publicidade; devemos orçar verba a ser discutida pelo conselho destinada para propagandas na mídia local e regional como jornais, rádio e TV, realizando campanhas de divulgação da instituição e aumentando o número de alunos. .

  1. CONCLUSÃO

Após a conclusão do mesmo podemos perceber que não basta para uma instituição ter alguns pontos em alta, se não houver uma homogeneização do sistema, onde cada setor tenha um desempenho adequado pode acarretar insatisfação por parte dos colaboradores ou dos usuários (alunos), vindo a tornar-se precária no seu atendimento bem como na lucratividade, objetivo maior da mesma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com