TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE FRANQUIAS

Por:   •  23/5/2015  •  Artigo  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 9

EMPREENDEDORISMO, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO:

 Desafios e Oportunidades do Sistema de Franquias.

Marcos Antonio Vieira [1];Sandro Juvenal da Silva1;Jarison Leonardo dos Santos1;Elton Elysson Raimundo de Souza1;Raiff Oliveira Pinheiro1;Rodrigo Albuquerque Martins1;Cristiana Cartaxo de Melo Lula[2]; Revelino Cardoso dos Santos2; Rodrigo de Queiroz Nóbrega2;Ionara Saraí Ferreira Nóbrega Diniz2 ; Sheylla da Silva Mendes2;Marcio de Lima Coutinho2.

RESUMO

O empreendedorismo sempre ocupou espaço privilegiado nos debates atinentes ao desenvolvimento econômico, sendo o meio pelo qual as atividades econômicas são iniciadas, organizadas e conduzidas, propiciando, via inovações, progresso técnico e produtividade e, consequentemente, emprego e renda. Na esteira desse debate, o fenômeno do sistema de franquias, crescente no Brasil, que consiste em uma parceria que se estabelece entre pessoas e empresas para exploração de um determinado negócio, vem se apresentando como alternativa e estratégia interessantes para viabilização, expansão e diversificação de negócios empreendedores no país. Estudos e pesquisas têm evidenciado o importante papel das franquias para o desenvolvimento econômico e social do nosso país. Para as empresas, as franquias favorecem a expansão rápida e a baixo custo do negócio, para diversos locais, geram oportunidades mais seguras para iniciantes na área empresarial e também possibilitam o acesso de consumidores a produtos e/ou serviços de marcas consolidadas. Neste trabalho, abordamos alguns aspectos teóricos referentes às redes de empresas e franquias destacando suas diversas configurações, vantagens e desvantagens bem como seus aspectos gerenciais e econômicos.

Palavras-chave: Sistemas de Franquias. Empreendedorismo.  Negócio.

                ENTREPRENEURSHIP, TECHNOLOGY AND INNOVATION:        

Challenges and Opportunities Franchising System.

ABSTRACT

Entrepreneurship has always occupied a privileged space in discussions pertaining to economic development, and the means by which economic activities are initiated, organized and conducted, providing, via innovation, technological progress and productivity and hence employment and income. In the wake of this debate, the phenomenon of the franchise system, growing in Brazil, consisting of a partnership established between people and companies for operation of a business, has been presented as an alternative and interesting viable strategy, expansion and diversification business entrepreneurs in the country. Studies and research have shown the important role of franchises for economic and social development of our country. For businesses, franchises favor the rapid expansion and low cost business to multiple locations. Generate safer opportunities for beginners in the business and also allow the consumer access to products and / or services established brands. In this paper, we discuss some theoretical aspects related to business networks and franchises highlighting its various configurations, advantages and disadvantages as well as its managerial and economic aspects.

KEYWORDS: Franchising Systems. Entrepreneurship. Business.

        

INTRODUÇÃO:

Atualmente, o mundo passa por grandes transformações econômicas, políticas, sociais, que têm afetado o destino das empresas. Estas, para se adaptarem e permanecerem competitivas nesse novo cenário, cada vez mais, buscam estratégias inovadoras baseadas em redes de empresas, parcerias e alianças. Em vários países, em particular no Brasil, tem aumentado muito nos últimos anos a distancia da sede. A expansão empresarial através de franquias ocorre quando a empresa matriz, denominada franqueadora, titular da marca ou produto, abre seu negócio para participação de terceiros, denominados franqueados, mediante pagamentos diretos e indiretos, estabelecendo uma relação de parceria baseada em direitos e obrigações para ambos.

No mundo empresarial, o termo franquia corresponde, de maneira geral, a uma licença de uso de marca, de comercialização de produtos ou serviços e, em muitos casos, de acesso a todo um sistema de negócios já desenvolvido e testado. No Brasil, a palavra franquia também é utilizada para designar as unidades franqueadas (FOSTER, 1994).

Também definido pela ABF(Associação Brasileira Franchising) como uma “estratégia de distribuição de serviços ou produtos”, a comercialização de franquias, ou franchising, possibilita que uma empresa amplie seus negócios com um investimento menor.

Apesar do grande número de estabelecimentos franqueados no País, a disseminação desse conceito é recente, tendo começado a ocorrer apenas em meados da década de 1980. A ABF foi fundada em 1987, mesmo ano em que se inaugurou a primeira unidade franqueada do McDonald´s no Brasil. Porém, apenas em 1994 foi promulgada a lei que regulamenta a franchising no País.

No sistema de franchising, a empresa que detém a marca e/ou o formato das operações do negócio, e concedem os direitos de uso a outra empresa é conhecida como franqueadora, enquanto aquela que adquire esses direitos é denominada franqueada (FOSTER, 1994; SANTOS, 1997). Normalmente, as franquias são classificadas em gerações, de acordo com a intensidade do suporte que é dado pela empresa franqueadora à franqueada, entre as quais, destacam-se a de marca e de produto e a de formato de negócio. Entre os ativos do franqueador, merece atenção o valor da marca que, segundo Plá, (2001), pode ultrapassar de forma significativa todos os ativos tangíveis de um franqueador.

Nesse contexto, onde está sempre presente a concorrência e a competitividade, a inovação organizacional passou a ser necessidade contínua e fundamental ao desenvolvimento das empresas. Sua importância deve-se, principalmente, ao fato de que, frente aos cenários de intensa competição e de mudanças rápidas e contínuas, as empresas precisam criar novas e melhores maneiras de responder aos desafios e problemas da realidade organizacional, conforme comentários de RODRIGUES e SILVA (1998).

        Diante destas constatações buscam-se nesta pesquisa, entender o funcionamento e composição de uma franquia bem como os aspectos legais, gerenciais e econômicos, os cuidados a serem tomados, tipos de franquias e também procurar identificar as oportunidades e desafios inerentes a esse tipo de negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (188.5 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com