TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE FRANQUIAS - ESTUDO DE CASO

Por:   •  16/11/2015  •  Monografia  •  3.169 Palavras (13 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

SUMÁRIO        

1 - INTRODUÇÃO        

2 - ORIGEM E DEFINIÇÃO DO PROBLEMA        

3 - OBJETIVOS        

4 – JUSTIFICATIVA        

5 - CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO        

6 - REFERENCIAL TEÓRICO        

6.1 – CONTRATOS DE FRANQUIA        

6.1.2 – CARACTERÍSTICAS DO FRANQUEADO        

6.1.3 – PERFIL DO FRANQUEADO        

6.1.4  – FRANQUEADOR        

6.1.5  – VAREJO        

7 - METODOLOGIA        

8 - CRONOGRAMA        

9 – ORÇAMENTO        

10 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1 - INTRODUÇÃO

É cada vez maior a importância dos canais de distribuição que uma empresa utiliza para escoar seus produtos e serviços, levando-os até o mercado, e para interagir antes, durante e depois da venda propriamente dita com seus consumidores finais. A estruturação e a gestão corretas dos canais não são apenas boas idéias, mas elementos vitais de diferenciação e, por conseqüência, de sobrevivência e prosperidade para muitas empresas de todos portes e ramos de atividade, inclusive para as que atuam no setor de beleza.

Dentre as diversas estratégias que uma empresa pode adotar para levar seus produtos até o mercado e inteirar-se com ele (revendas, distribuidores, representantes comerciais etc.) uma interessante alternativa é a criação de uma rede de franquias. Pelas suas próprias características, o sistema de franquia é, em muitos casos, o que permite o maior equilíbrio, a proporção mais adequada entre as três variáveis que são relevantes na estratégia de crescimento de qualquer empresa: cobertura de mercado, controle sobre a forma como se dá a ação recíproca entre o produto e o cliente e custo de estabelecer, remunerar, motivar e gerir cada canal.

Os franqueados podem ser considerados autônomos, já que são donos de seus próprios negócios e gozam de um certo grau de liberdade. Mas não são inteiramente independentes, já que devem, por princípio, observar determinados padrões que lhes são ditados pela organização franqueadora no que diz respeito aos processos relacionados à implantação, à operação e à gestão do negócio.

Juridicamente, a relação de franquia se implementa por meio de um contrato, pelo qual o detentor de uma marca e dos conhecimentos relacionados a um determinado tipo de negócio (o franqueador), outorga a alguém, juridicamente independente (o franqueado), uma licença para explorar essa marca, em conexão com o uso de tais conhecimentos, para estabelecer e operar um negócio igual ou semelhante àquele cujo know-how o franqueador detém.


Desde então, o sistema de franquias começou a se difundir. E, de lá para cá, cresceu muito em termos mundiais. Hoje, praticamente tudo o que aparece em catálogos como as Páginas Amarelas é franqueável. Há franquias dos mais diversos tipos e portes, inclusive as de Perfumes e Cosméticos. Mesmo assim, o sucesso não só depende de aspectos contratuais e estruturais mas também a forma com que o franqueado vai  administrar seu negócio.

2 - ORIGEM E DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

O varejo, como parte da rotina de muitas franquias, também vem se modernizando cada vez mais nos últimos tempos. Entretanto utiliza-se ainda conceitos considerados errôneos de épocas anteriores, segundo explica o consultor Arthur Nemer, da Gouvêa de Souza. De acordo com  o especialista, “ há muitos empresários que acreditam no varejo apenas como uma forma de compra e venda de um bem”.(PACHECO PAULA,1999).

Para esse projeto propõem-se como problema, quais são as características do Sistema de Franquia que favoreçam o franqueado na busca de  sucesso na implementação de seu negócio ?  

3 - OBJETIVOS

Procura-se identificar com este trabalho algumas características do Sistema de Franquia que possibilitam ao negócio de varejo de Perfumes e Cosméticos o alcance do sucesso no mercado .

4 – JUSTIFICATIVA

As questões que deram origem a esse trabalho estão relacionadas ao crescimento da procura por sistema de franquias e algumas características que contribuem para o sucesso no negócio de perfumes e cosméticos.

Na aquisição de uma franquia alguns aspectos podem funcionar como diferencial no momento da abertura da loja. O  bom relacionamento com o franqueador pode se tornar  mais um diferencial para o franqueado. Mas não só isso garante o sucesso do empreendimento da franquia. Aspectos importantes como o perfil do franqueado e seu conhecimento no setor são imprescindíveis para que o franqueador e o franqueado tenham sucesso em toda a rede.

5 - CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO

Em outubro de 1980, a L’acqua di Fiori abriu suas primeiras lojas em Belo Horizonte com produtos exclusivos de sua fábrica. O conceito de reunir, em uma mesma loja, várias fragrâncias do mesmo fabricante foi bem aceito pelos consumidores e a expansão foi uma conseqüência natural. Outras lojas foram abertas e a linha de produtos foi aos poucos diversificada. A aceitação dos produtos gerou o interesse pelas lojas exclusivas e assim nasceu o Sistema de Franchising L’acqua Di Fiori.

A experiência adquirida na administração das lojas próprias e o constante aprimoramento dos produtos possibilitaram a expansão da rede de lojas exclusivas. Hoje a L’acqua di Fiori é uma das maiores redes de lojas franqueadas do país.

Os produtos L’acqua di Fiori são classificados como produtos de "Perfumaria Fina". Há 22 anos no mercado, a L’acqua di Fiori vem desenvolvendo um trabalho com reconhecida qualidade, em sintonia com as tendências internacionais.

No Brasil o sistema de franchising vem a cada dia se destacando, e podemos considerar que a  L’acqua di Fiori é uma das pioneiras do sistema de Franchising no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (228.1 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com