TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Por:   •  19/4/2016  •  Artigo  •  5.056 Palavras (21 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 21

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO[a]

Patrícia Aparecida Botelho De Souza

Bacharel em Administração UNOPAR Polo Espinosa - Minas Gerais – Brasil. Artigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em MBA Gestão de Pessoas da Faculdade Guanambi BA/ UNIGRAD[b]

RESUMO: O presente artigo traz reflexões sobre as definições de desenvolvimento econômico e sustentabilidade, objetiva definir a sua importância no atual cenário mundial e um exemplo disso é a atuação da sustentabilidade dentro e fora das organizações. Buscando apresentar maneiras de aplicar a sustentabilidade dentro das instituições, onde os colaboradores possam levar esses ensinamentos para outros ambientes. Para tal, será realizada uma ampla pesquisa em artigos acadêmicos, em livros e sites de referência. Para referenciar a sustentabilidade que tem como objetivo procurar satisfazer as necessidades presentes de produção e consumo, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.

Palavras-chave: desenvolvimento econômico – meio ambiente – sustentabilidade.[c]

[d]

ABSTRACT: This article reflects on the economic development of definitions and sustainability, aims to define its importance in the current world scenario and an example of this is the role of sustainability within and outside organizations. Seeking to present ways to apply sustainability within institutions where employees can take these teachings to other environments. To this end, a comprehensive survey will be conducted in academic articles, books and reference sites. To refer to sustainability that aims to seek to meet the present needs of production and consumption, without compromising the ability of future generations to meet their own needs.

Keywords: economic development - environment - sustainability.

1 INTRODUÇÃO

[e]

        Atualmente[f], o tema desenvolvimento sustentável tem tomado um espaço crescente no cenário econômico mundial, onde de todos os lados se vê a importância de reduzir gastos, desperdícios, poluição, diminuir a pobreza e desigualdades sociais. As empresas se preocupam com a sustentabilidade e passam a buscar medidas alternativas para desenvolver nos negócios e ao mesmo tempo ser sustentável.

Segundo Barbiere (2010), a evolução do tema sustentabilidade, em relação a sua necessidade para a sociedade, passa a ser importante para as indústrias, nas quais se têm ostentado, de maneira integrada, os três pilares de estratégia, que contemplam as dimensões econômica, social e ambiental, tendo como desafio para as organizações mensurar a gestão adequada a cada um desses pilares, devendo apresentar proximidade às expectativas organizacionais e considerar ainda importantes aspectos mercadológicos e socioambientais.

O desenvolvimento sustentável é composto pelas esferas ambiental, empresarial e econômica, o objetivo é adquirir crescimento econômico por meio de preservação ambiental e pelo respeito aos diversos agentes sociais, contribuindo pela melhoria na qualidade de vida da sociedade. O conceito de sustentabilidade tem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável”, definido como aquele que atende as necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades.

 Das cem maiores economias do mundo, cerca da metade são de corporações mundiais, portanto, é preciso repensar o significado do papel do empresariado, buscando ir além da geração de riqueza material, de forma que as empresas também exerçam a sua sustentabilidade empresarial, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento sustentável da humanidade.

Mas como ser sustentável e desenvolver economicamente ao mesmo tempo? Acredita se que isso seja possível e é o que os estudiosos em Desenvolvimento Sustentável propõem que pode ser definido como: equilíbrio entre tecnologia e ambiente, relevando-se os diversos grupos sociais de uma nação e também dos diferentes países na busca da equidade e justiça social. Desenvolvimento econômico deve ser complementado por indicadores que representem a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos, bem como a elevação das condições de saúde, nutrição, higiene, moradia dentre outras variáveis sociais.

Com base no que foi acima citada, uma empresa pode começar aplicando dentro de suas instalações, o conceito de sustentabilidade, conscientizando seus colaboradores, e dessa forma eles levarão essa aprendizagem para fora da instituição. O uso consciente da água, da energia, do material de limpeza, a troca de copos descartáveis por copos de uso pessoal, é só o início da mudança de atitude dos colaboradores e logo é notada a redução dos gastos e uma melhoria na economia da instituição. Mas como levar essas atitudes para além das paredes das organizações? Desenvolvimento sustentável vai muito além da economia de água e energia. Desenvolvimento sustentável nasceu de duas crises, uma ambiental e outra social, afinal de contas, cerca de dois bilhões da população mundial vive na pobreza, tendo muito pouco para sobreviver. Promover a inclusão dessa população é um modo das instituições promoverem inclusão social.

O processo de desenvolvimento econômico propõe ajustes institucionais, fiscais e jurídicos, incentivos para inovações, empreendedorismo e investimentos, assim como condições para um sistema eficiente de produção, circulação e distribuição de bens e serviços à população. A economia refere-se ao processo de produção de riqueza material a partir do potencial dado pela disponibilidade de recursos humanos e naturais e uso de tecnologia. No campo econômico o termo desenvolvimento se refere ao todo social.

Antes é necessário apresentar um paralelo entre crescimento e desenvolvimento. Segundo Mendes (2008), a diferença é que o crescimento não conduz automaticamente à igualdade nem à justiça sociais, pois não leva em consideração nenhum outro aspecto da qualidade de vida a não ser o acúmulo de riquezas, que se faz nas mãos apenas de alguns indivíduos da população. O desenvolvimento, por sua vez, preocupa-se com a geração de riquezas sim, mas tem o objetivo de distribuí-las, de melhorar a qualidade de vida de toda a população, levando em consideração, portanto, a qualidade ambiental do planeta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (344 Kb)   docx (514.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com