TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança: Visão Prevencionista

Por:   •  19/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  1.799 Visualizações

Página 1 de 3

a) visão prevencionista;

Na visão prevencionista, o princípio de tudo é através da busca pela prevenção. A prevenção é um conjunto de medidas que evitam a ocorrência de danos à saúde dos trabalhadores através da eliminação e do controle dos riscos nos processos e ambientes de trabalho.

Uma das formas desta busca pode ser através de análises dos riscos nos locais de trabalho. É importante incorporar a vivência, o conhecimento e a participação dos trabalhadores que realizam as atividades cotidianas, pois eles sofrem os possíveis efeitos. Estes trabalhadores podem influenciar na identificação, controle e eliminação destes riscos. O conceito de risco segundo o Dicionário Michaelis consta como a possibilidade de perigo, incerto mas previsível, que ameaça de dano a pessoa ou a coisa. Ou ainda perigo inerente ao exercício de certas profissões, o qual é compensado pela taxa adicional de periculosidade. Os riscos se enquadram em riscos ocupacionais (riscos para a saúde ou vida dos trabalhadores decorrentes de suas atividades ocupacionais), agentes de riscos (físicos, mecânicos, químicos e biológicos presentes nos ambientes de trabalho), fatores de riscos (adotados por profissionais da saúde pública, mais especificamente para epidemiologias), risco como perigo (característica potencialmente danosa a saúde de um agente, substância, máquina, processo ou ambiente), grau de risco (classificação utilizada melo Ministério do Trabalho e Emprego e da Previdência e Assistência Social que considera uma escala para os riscos presentes nos diferentes ramos da atividade econômica), situação ou evento de risco (utilizado na análise e gerenciamento de riscos).

Outra forma de prevenção que a visão proporciona é a constante atividade de treinamentos com foco em segurança. Isso faz com que o trabalhador tenha ciência da maneira correta de fazer a atividade e quais as atitudes evitar para que não ocorram acidentes. Além de saber quais equipamentos de segurança são necessários e como utilizá-los.

Também é importante a criação de comissões de segurança, envolvendo trabalhadores e lideranças para que haja uma constante auditoria nos locais de trabalho, além de reuniões visando melhorias, revisões e atualizações dos riscos e treinamentos.

 

 Os empregadores e empregados devem tomar com hábito de vida a prevenção em seus atos, seja pessoal ou profissional, com ou sem equipamentos de trabalho (tais como ferramentas). A prevenção vem através da análise dos riscos. Analisar risco é um ato de prevenção em todos os sentidos. Um exemplo disso é a analise de risco no mercado financeiro, se lá temos que analisar os riscos para não perder investimento, então também obrigatoriamente temos que analisar os riscos relacionados à saúde e segurança do trabalho dentro das empresas, para que a mão de obra não seja perdida, causando diversos prejuízos no trabalhador e na empresa, dessa forma se garante a visão prevencionista!

 

b) seu enfoque como ciência A ciência presente na segurança do trabalho como forma de analisar e monitorar o ambiente de trabalho o qual pode conter diversos riscos como físico, químico e biológico, que causam acidentes e doenças aos trabalhadores expostos a esses riscos. Somente com a ajuda da ciência, conseguimos intensificar a medição do risco através de amostras quantitativas. Após a medição realizada, verificamos os limites de tolerância e as proteções necessárias junto as Norma Regulamentadoras do MTE.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (51.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com