TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semelhança entre a vida financeira da empresa e pessoal

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.093 Palavras (13 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 13

Capitulo 1 – Semelhança entre a vida financeira da empresa e pessoal

Financeiro vem da palavra finanças que é a ciência de gerenciar fundos de investimento, virtualmente todos os indivíduos ou organizações ganham com a capitalização de recursos oriundos de dinheiro ou outro bem da mesma espécie.  E para controlar esses recursos surge a contabilidade onde auxilia no controle de todos os gastos e lucros.

A Contabilidade é um sistema de informação e avaliação destinado a prover a seus usuários demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização. Sendo as partes econômicas e financeiras a idéia núcleo dela. Portanto a contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para tomada de decisões de todos seus potencias usuários (pessoa física e jurídica). Com isso estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento pratico no processo contábil

Em relação a vida financeira pessoal com a de uma empresa existem vários pontos em que pode se dizer que são exatamente iguais e outros com pequenas diferenças. Em uma dessas semelhança pode-se citar o fluxo de caixa, pois no programa-se baseando em que temos a receber e a pagar, tentando manter um controle financeiro. Uma vez que nossos ganhos ultrapassam nossas despesas, nasce o conceito de lucro e tal como em uma empresa esse é um objetivo a ser cumprido.

Pode citar também os investimentos, pois uma empresa sempre tem sua visão no futuro, e esses são necessários para que futuramente esses recursos virem lucro, e já para pessoa física seja um investimento imobiliário, aplicações bancarias ou mesmo investimento não palpável, como curso de inglês, faculdades dentre outros.

Podemos citar as despesas como um ponto onde haja pouca diferença, em geral tanto a empresa quanto a pessoa física pagam despesas básicas, como agua, energia, internet e telefonia. As despesas com os fornecedores é que causa uma diferença, e no caso da pessoa física podem ser considerados o supermercado em fator importante para produzir, pois precisa se alimentar e as empresas necessitam de matéria prima para gerar lucro.

Comparando algumas semelhanças quanto a pessoa jurídica e quanto a pessoa física, controlam, visam resultados e a contabilidade tem grande importância, pois ajuda a controlar todo o ativo e passivo visando o lucro em ambas.

Capitulo 2 – Conceitos que envolva o Patrimônio

O conceito de ativo é apresenta como “o conjunto de bens  e direitos de uma entidade” ou como “ as aplicações de recursos” de uma empresa, é ensinada sem ensejar discussões, o conceito de ativos é de utilidade para definição de outros importantes termos como receitas, despesas, passivos, perdas e ganhos. Assim pode ser considerado um ativo, todo e qualquer elemento com ou sem natureza física, que seja controlado pela empresa e que a ela proporcione a possibilidade de obtenção de fluxos de caixa. Assim como os bens de uma entidade possuem a capacidade de prestação de serviços e de geração de benefícios econômicos futuros, a mensuração aparece como uma forma de traduzir este potencial de serviços em unidades monetárias. Ativos são divido em tangível e intangível

Ativo Intangível não adquiridos de uma empresa, o que pode afetar a qualidade, assim investimentos na imagem da empresa, representa um despesa hoje, mas pode ser revertidaqs em lucro amanha. Os ativos intangíveis são os itens de mais difícil mensuração e contabilização. Destaca-se entre esses gastos com organização, ,marcas e patentes, direitos autorais, franquias, custos de desenvolvimento de softwares, gastos com pesquisa e desenvolvimento, capital intelectual e o goodwill.

Ativos tangíveis que são mantidos por uma empresa para serem usados na produção ou na comercialização de mercadorias ou serviços, para locomoção ou para finalidades administrativas.

As definições de ativo associam como característica principal a capacidade de gereção de benefícios futuros. Assim, de forma inversa, definições de passivo buscam capturar impactos futuros, trocando benefícios gerados por sacrifícios a serem consumidos.

Definição de conceito de passivo “sacrifícios futuros prováveis de benefícios econômicos resultantes de obrigações presentes de uma entidade no sentido de transferias ativos ou serviços para outras entidades no futuro em consequência de transações e eventos passados”. Esta definição apresenta o fato gerador da obrigação como o ponto forte da determinação da ocorrência do passivo. Para mensurar os passivos é preciso segregá-los em duas categorias: passivos exigíveis monetários e os não monetários.

Passivos exigíveis monetários representa bens numerários que ainda vao ser repassados aos seus verdadeiros proprietários num momento futuro, e que esta na entidade apoiando ou ajudando a gerar novos recurso financeiros para o devedor.

Passivo não monetário representa obrigações de lançamento futuros no resultado do período daqueles ganhos já efetivados, porem não pertencentes ao atual exercício.

O domínio básico sobre o conceito passivo incorpora temas relevantes como passivos ambientais, como discussões acadêmicas e profissionais cada vez mais intensas. A percepçãp da importância destas discussões torna-se necessária para a formação básica dos profissionais em contabilidade. O entendimento único de passivo como fator de origem de recursos ou exigilidades pode sugerir falhas na formação do profissional contábil adequado as demandas contemporâneas

Outro ponto relevante faz referencia a compreensão de conceitos que afetam o calculo do resultado. O correto domínio das definições de receita, despesa, perdas e ganhos tornam-se importante pelo efeito que trazem para a mensuração dos resultados das organizações.

Receitas e ganhos precisam ser diferenciados, as receitas estarão ligadas as atividades básicas da empresa enquanto que os ganhos tem uma vinculaão periférica as essas atividades e não sendo o relacionamento com a atividade da empresa que o caracteriza. Tanto receita quanto ganho atuam no sentido de aumentar o resultado da empresa. Receitas são entradas ou outros aumentos de ativos de uma entidade, ou liquidações de seus passivos, decorrentes da entrega ou produção de bens, prestação de serviços, ou outras atividades correspondentes a operações normais ou principais da entidade. Já o conceito de ganhos representam eventos favoráveis não diretamente relacionados com a produção normal de receitas das empresas, porem a maior dificuldade consiste em distingir o que é normal é o que é extraordinário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (242.6 Kb)   docx (403.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com