TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario de Politicas Publicas

Por:   •  24/5/2016  •  Resenha  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
METODOLOGIA CIENTÍFICA E DO TRABALHO CIENTIFICO

                                        

[pic 1]

I SEMINÁRIO DE POLITICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

O Primeiro Seminário de Politicas Públicas e Desenvolvimento Territorial, realizados dos dias 22 a 24 de Abril, com inicio na sexta-feira, 22 no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, sendo o primeiro tema: Enlaces para a construção e fortalecimento de Práticas Territoriais Inovadoras, tendo como primeiro ministrante o Professor Dr. Heron Ferreira Souza, discorrendo que o tema politicas públicas chega num momento impar, onde esta sendo vivenciada uma crise no Brasil, e se tem a grande necessidade de conhecer e participar da formação das politicas, para fortalecimento do território. Como visão geral, foi visto que as politicas públicas vão muito além do significado real, na verdade são objetos usados para o planejamento urbano financeiro, e baseado nisso, acredita-se que não se constrói política de Território sem base.

É preciso à construção de uma politica de baixo para cima, é preciso participação com a necessidade de acompanhamento de uma gestão que tenha conhecimento e experiência na área. Foi mostrado que são existentes muitas dificuldades a serem enfrentadas, e é necessário para vencer essas dificuldades, que se tenha um território continuo onde cada um saiba qual o papel do estado e qual papel da comunidade, para que sejam construídos assim, programas que funcionem e que consiga trazer benefícios como um todo ressaltando, que a politica pública é um campo, uma cena de conflito onde todos tem interesse.

 O tema trouxe à conscientização a importância que cada um tem no meio em que se vive propondo que se deve ter um território que irá junto ao governo e exigira investimentos que abrange um todo, não apenas as grandes metrópoles, onde se encontra grandes indústrias e comércios, é preciso que seja distribuído de forma igualitária por todas as partes do território, tendo foco no desenvolvimento. Chega se a conclusão que é preciso a inicialização de debates com pessoas responsáveis de cada área, com discussões para elaborações de projetos e  conhecimento do que se mais tem necessidade, como também, ter ciência do que é produzido por cada parte, para que haja uma troca  dos centros urbanos com os centros rurais. É necessário também, que os programas e iniciativas passem de governo para governo, para que não aconteça a perda do incentivo aos movimentos sociais, como aconteceu recentemente, onde se foi perdido a chance de continuar lutando pela reconstituição na politica.  Assim, poderá diminuir as desigualdades regionais e com isso vê se os projetos e programas estão sendo significantes e obtendo resultados para todos.

 Dando continuidade a palestra, inicia-se o segundo tema: Gestão Social de Territórios rurais: Desafios para os sujeitos do campo. Onde a Professora Ma. Andrea Marques enfatiza a necessidade da inclusão da gestão social e inovação social na formação do sujeito e consequentemente do seu território, pois segundo seu entendimento, para que ocorra o crescimento é preciso identificar uma nova saída para antigos problemas, seja criando estratégias ou novas maneiras de fortalecer o Território, sendo necessário ter entendimento para identificar quais são os  objetivos que irão ajudar  a fortalecer o processo de desenvolvimento.

          Contribuindo com essa tese foi utilizado o Decreto 7352/2010: “I- populações do campo: os agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os aposentados e acampados de reforma agraria, os quilombolas, os calçaras, os povos da floresta, os caboclos, e outros que produzem suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural”. Como também foi utilizado para ter como base Milton Santos que diz: “O território é o lugar em que desembocam todas as ações todas as paixões todos os poderes, todas as forças, todas as fraquezas isto é onde a historia do homem plenamente se realiza a partir das manifestações de sua existência.” Justificando assim que seja fundamental a criação de grupos com representantes do poder público e da sociedade em geral, lideres de igrejas, comerciantes, escolas e ONGS, pessoas que tenham objetivos de fins econômicos, para que haja elaboração de planos, com o intuito de que se tenha uma visão mais precisa mais local, mais significativa do território e de quem precisa.

        Após o tema abordado chega-se a conclusão que é preciso investimento e inovação em muitas áreas para sanar os muitos problemas que o homem encontra no campo, e apesar do ponto de vista da palestra ser positivo, não é o suficiente, é necessário muito mais, é necessário inovação de um conhecimento assíduo de tudo que é vivido e de como se produz, como se cultiva. É preciso uma junção de forças diariamente, tanto forças sociais como politicas, é necessário que se levante fatos relevantes que traga a tona forma de engrandecer, de unir forças com todas as unidades para que haja o crescimento de forma real, não só no papel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (208.8 Kb)   docx (43.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com