TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminário Integrador

Por:   •  30/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  508 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Atividade Avaliativa II 

Disciplina: Seminário Integrador

Pólo: Volta Redonda

 

O mundo se modificou ao passar dos anos, passando por revoluções, guerras, insatisfações, manifestações e lutas pela liberdade, assim alterando pensamentos, culturas, conceitos e outras, fazendo que não só o Brasil como também o mundo se desenvolvesse, satisfazendo necessidades primordiais, avançando tanto no elo entre diferentes culturas, etnias, classes sociais e sexo. Mas infelizmente ainda apresentamos dificuldade em nos relacionar com outro individuo, mesmo com todo crescimento ainda somos passivos de pré julgamentos visões distorcidas que influenciam nossas vidas. Entre varias ações da sociedade que ainda prejudicam esta relação podemos destacar a questão do racismo e os direitos igualitários entre os sexos.

Sabemos que em nossa historia as mulheres e negros que viviam a margem da sociedade. Houve uma época em que as mulheres não podiam escolher com quem se casar, somente na década de 40 conquistaram o direito ao voto, podendo manifestar suas opiniões diante da sociedade, e mais adiante conseguiram serem reconhecidas no mercado de trabalho,mais ainda não com igualdade salarial. Outra classe que sempre sofreu preconceito e sofreu em toda historia foram os negros, cujo chegaram no Brasil colônia como escravos permanecendo assim por muito tempo. Somente depois que a princesa Izabel aboliu a escravatura que eles se viram “livres”, mas nem com isso eram iguais, sofrendo descriminação até que começaram a ser vistos como cidadãos, com direitos e deveres. No Brasil não tivemos casos “explícitos” de descriminação como em outros paises, mas ela sempre existiu.

Depois de muita luta, projetos de integração, conscientização da população e principalmente com a miscigenação temos um Brasil mais igualitário, podendo ser percebido uma grande mudança. Hoje podemos observar que cargos importantes são preenchidos por afro descendentes e mulheres, exemplos desta mudança social é a nossa presidenta Dilma Roussef que ocupa o mais elevado nível de hierarquia de nosso pais, e também, o ex ministro do supremo tribunal federal Joaquim Barbosa que foi responsável pelo desdobramento da CPI do mensalão.

O texto sobre o Programa Pró-Equidade de Gênero retrata muito bem sobre a implementação deste projeto que visa a relação igualitária entre os sexos, implementando oportunidades para a integração das colaboradoras da Caixa Econômica Federal, verificando sua capacitação em desenvolver o papel de líder.

O programa ainda apresenta erros de divulgação, não sendo totalmente implementado por todas as agencias, mas com toda certeza este programa obteve êxito, percebendo que realmente o assunto sobre a descriminação deveria ser debatida e solucionada dentro da organização.

Portanto, podemos concluir que mesmo com todas as dificuldades existentes em nosso histórico de descriminação e desigualdade viemos evoluindo, mas ainda teremos que melhorar, tanto em nossas atitudes como nos pré conceitos. Não apenas objetivando a descriminação mais tentando melhorar os problemas sócias em que vivemos.


Bibliografia

Programa Pró-Equidade de Gênero: uma discussão sobre relações entre homens e mulheres na Caixa Econômica Federal

Disponível em: http://graduacao.cederj.edu.br/ava/pluginfile.php/241014/mod_resource/content/2/Programa%20Pr%C3%B3-Equidade%20de%20G%C3%AAnero.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (107.2 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com